Foto: Divulgação

 

Usar a maneira mais ancestral e rudimentar, o fogo, para cozinhar e surpreender. Esta é a proposta do evento A Ferro e Fogo, que ocorre todos os domingos no Parador Hampel, hospedagem e gastronomia, na cidade de São Francisco de Paula/RS. Ali, Marcos Livi é o chef anfitrião. Ele afirma que este evento gastronômico não é somente sobre comida. “É uma experiência que une gastronomia, natureza e acolhimento, com o impecável atendimento da equipe do Hampel”, reforça o chef.

 

O Parador Hampel, em 2022, está sendo palco para o projeto Elas e o Foggo, onde dez das chefs brasileiras mais incríveis, estão sendo recebidas para se reinventarem e encantarem na gastronomia da brasa. Já vieram Mara Alcamin, Lígia Karazawa e Ana Paula Jacques. Agora, no dia 15 de maio, virá Denise Guerschman. Paula Labaki, Ju Lima, Luciana Backi, Carola Heckmann, Janaína Rueda e Andressa Cabral serão as próximas protagonistas de 2022.

 

Chef Denise Guerschman é a convidada de maio

 

Denise está vindo ao Rio Grande do Sul pela primeira vez. Na década de 90 foi morar na Suécia, e na Noruega, para estudar e foi lá que conheceu o ruibarbo, planta asiática muito utilizada na gastronomia nórdica e europeia. Atualmente, Denise comanda a cozinha do Escandinavo, em São Paulo e lá utiliza o ruibarbo nos seus preparos. Seu prato principal no Elas e o Foggo será um medalhão de mignon suíno curado e defumado na macieira, servido com batata hasselback com limão siciliano e dill, além um chutney de ruibarbo. Sua gastronomia tem inspiração escandinava. A chef é preocupada com as tradições e seus propósitos, como os sabores e técnicas dos curados, fermentados, desidratados e defumados.

 

Nestes eventos, faça sol ou chuva, o Hampel se torna palco de uma das maiores trocas gastronômicas, onde gastronomias de territórios se cruzam e criam experiências únicas. A gastronomia destas chefs ganha protagonismo total.

 

Chopp Patagônia

 

Também será parceiro do evento, em 2022, o chopp Patagônia, do grupo Ambev, Com lúpulos plantados e colhidos diretamente da Patagonia. A experiência gastronômica ainda conta com visita ao parque, que além de hotel, possui 21 hectares de área nativa preservada com trilhas demarcadas para caminhadas e observação de fauna e flora local, além de cascatas e muito ar puro.

 

Ruibarbo é a hortaliça da vez!

 

O ruibarbo é uma planta de origem asiática, muito utilizada na gastronomia nórdica e europeia e está sendo cultivado na Fazenda da Cria, em São Francisco de Paula. Com uma lavoura de 20 mil pés da hortaliça, a Fazenda é produtora deste talo, que é ingrediente criativo para tortas, drinques, chás e bolos.

 

O que é o Parador Hampel? Situado em São Francisco de Paula, à 40km de Gramado, este hotel centenário é a oportunidade de uma experiência que une hospitalidade, bom atendimento, gastronomia de qualidade e integração à natureza. Conhecido também por seus eventos gastronômicos, como o Floresta Negra (Almoço do Alemão) e o Ferro e Fogo (evento que une técnica, experiência, rusticidade e amor em torno do fogo e da carne e vegetais), que acontecem nos finais de semana.