O evento que abre o calendário audiovisual brasileiro acontece de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato híbrido - presencial e online - e será realizado seguindo o protocolo de segurança sanitário em vigor

51785229568 3f8b81f43d c

Filme "Angu Recheado de Senzala". Foto: Raul Lansky

 

25a Mostra de Cinema de Tiradentes inaugura o calendário audiovisual brasileiro e retorna ao belíssimo cenário da histórica cidade mineira, de 21 a 29 de janeiro de 2022 em clima de celebração. Isto mesmo. A Mostra de Cinema mais aguardada do ano vai comemorar Bodas de Prata e está planejando oferecer uma programação recheada de atrações para todas as idades e públicos.

 

“Vamos encontrar pelo cinema, viver a experiência do encontro, da troca de conhecimento, do afeto. Assistir aos filmes na tela grande, conversar sobre cinema, as novas linguagens, conhecer a atual produção brasileira, festejar os 25 anos da Mostra Tiradentes e curtir uma programação abrangente e gratuita num cenário cinematográfico”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral da 25a Mostra Tiradentes e CEO da Universo Produção.

 

Os fãs da sétima arte, convidados, turistas e moradores de Tiradentes e região poderão conferir, em nove dias de programação gratuita e diversificada, mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais, debates, seminário, rodas de conversa, oficinas, lançamento de livro, mostrinha de cinema, teatro de rua, exposições. Tudo com conforto e segurança, de acordo com os protocolos sanitários em vigor.

 

FÉRIAS CINEMATOGRÁFICAS NO ROTEIRO DA ESTRADA REAL

 

Além de desfrutar da programação da 25Mostra Tiradentes, que promete agradar públicos diversos e de todas as idades, os visitantes poderão conhecer histórias, personalidades, curiosidades e o roteiro turístico que integra a Estrada Real.

 

A cidade de Tiradentes foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938. A preservação de seu centro histórico é a maior atração para turistas brasileiros e estrangeiros que se encantam com seus becos e ruas, igrejas e edificações características, como o Largo das Fôrras, a Igreja do Rosário dos Pretos e o Chafariz de São José.

 

As alternativas para quem visita Tiradentes, ao pé da Serra de São José, vão de passeios intimistas pelo conjunto arquitetônico colonial a aventuras pelas diversas trilhas ecológicas. Destacam-se ainda a extensa variedade do artesanato oferecido pelas suas lojas e a diversificada culinária, como mostram os pratos típicos ou sofisticados que constam nos cardápios de seus muitos restaurantes. Pelas ruas, as lojinhas de artesanato oferecem produtos de ferro, estanho, madeira, colchas e bordados feitos por artesãos da região. Na gastronomia, restaurantes diversos – de comida mineira a italiana, misturam sabores e arte. Tudo isto com pitada de cultura brasileira.

 

No século XVIII, Tiradentes, então Vila São José, foi um dos principais pontos da atividade mineradora de Minas Gerais, na rota do ouro e do diamante, no caminho da velha Estrada Real, hoje um dos principais projetos turísticos em execução no Brasil. A Estrada Real tinha a função de via oficial de acesso às minas de ouro e diamante, com vistas à fiscalização direta da Coroa Portuguesa sobre a produção das Minas Gerais, evitando o contrabando e facilitando a cobrança dos impostos que terminaram por provocar a Inconfidência Mineira.

 

São mais de 1.600 quilômetros de extensão, que combinam patrimônio, natureza e cultura. São dois caminhos oficiais: o Caminho Velho corta o mapa de Minas desde Diamantina até Paraty, no estado do Rio; o Caminho Novo chega até o porto do Rio de Janeiro. São mais de 170 municípios, a maior parte deles localizados em Minas.

 

Agora é só arrumar as malas, reunir animação e disposição para assistir a dezenas de filmes inéditos, curtir e participar da programação intensa e abrangente que reúne cinema, teatro, circo, música, literatura, dança, artes plásticas e visuais no cenário cinematográfico e singular de Tiradentes.

 

INFRAESTRUTURA

 

A infraestrutura da 25a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes contará com quatro espaços de exibição. O Largo das Fôrras volta a receber o charmoso Cine-Praça, espaço de exibição de filmes ao ar livre, com capacidade para mais de 1 mil espectadores.

 

No Largo da Rodoviária, o Complexo de Tendas recebe um novo layout e a instalação do Cine-Tenda - sala de exibição com ar-condicionado e som digital e projeção de alta qualidade; e o Cine-Lounge, espaço onde serão realizadas rodas de conversa e bate-papos com realizadores, e circulação do público.

 

No formato online, a programação deverá ser acessada no site mostratiradentes.com.br.

 

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA SANITÁRIA

 

A 25Mostra Tiradentes foi concebida para ser realizada com toda a segurança para o público e para os realizadores, artistas, jornalistas e profissionais do audiovisual convidados, seguindo todas as medidas sanitárias recomendadas pelo plano “Minas Consciente” e utilizando os recursos necessários para evitar a disseminação da Covid-19.

 

Respeitando integralmente os protocolos para a realização de eventos culturais, para acesso ao Cine Tenda e ao Cine-Teatro será obrigatório o uso de máscara, cobrindo o nariz e a boca, e durante a permanência no espaço. A temperatura do público será aferida e pessoas com temperatura igual ou superior a 37,5serão orientadas a buscar atendimento médico especializado. O fluxo de entrada será controlado.

 

As sessões terão público restrito, com limitação da capacidade do Cine-Tenda e do Cine-Teatro. Não será permitido o consumo de alimentos e bebidas, exceto água. Os espaços serão higienizados após cada sessão.

 

No Complexo de Tendas e no Sesi Centro Cultural Yves Alves serão disponibilizados para o público álcool em gel para a higienização das mãos.

 

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:  mostratiradentes.com.br

No Instagram@universoproducao    No YoutubeUniverso Produção

No Twitter@universoprod    No Facebookmostratiradentes / universoproducao 

No LinkedInuniverso-produção

 

25ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 21 a 29 de janeiro de 2022

 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: CBMM, INSTITUTO VALE CULTURAL

Parceria Cultural: SESC EM MINAS

Apoio: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, THE END, REDE GLOBO MINAS, PREFEITURA DE TIRADENTES

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS 

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA