Chegou o Luminar Neo, com novos recursos para editar suas fotos de modo profissional.

untitled_0049 (outubro 18, 2021) (Low Res).jpg

Foto: Jorge Sato

 

  • Com curadoria de Antonio Curti, mostra reunirá nove obras e instalações do duo HYBYCOZO, destaque no cenário internacional da arte contemporânea;

  • Formado pela ucraniana Yelena Filiptchuk e pelo canadense Serge Beaulieu, o duo HYBYCOZO é residente no festival Burning Man (EUA) e tem obras permanentes em diversas capitais do mundo;

  • Provocando o equilíbrio entre luz e sombra, a exposição conta com trabalhos inéditos e site-specifics, com design exclusivo para o Farol Santander SP;

  • Sombras Milenares ocupará o 20º andar do icônico edifício e terá a grande instalação “Star” exibida no Hall de entrada.

 

Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura, lazer e gastronomia, recebe, a partir de 22 de outubro (sexta-feira), a exposição Sombras Milenares, inédita na América Latina. Sob curadoria de Antonio Curti e produção da Arte 3 e Aya Studio, a mostra propõe, por meio de nove obras e instalações, a materialização das sombras como manifestação artística, aliando tecnologia ao estudo da geometria, técnicas utilizadas pelo duo internacional HYBYCOZO. Algumas obras exibidas no Farol Santander SP são inéditas e foram desenvolvidas no modelo site-specific, ou seja, com design exclusivo e pensado de acordo com o espaço e características deste ambiente.

 

Outros trabalhos do duo, que chegam pela primeira vez ao Brasil, já fizeram parte de mostras realizadas em cidades como Istambul, Dubai, São Francisco, Las Vegas e Nova Iorque. Formado pela cientista ambiental e artista visual Yelena Filiptchuk (Ucrânia), e pelo designer industrial Serge Beaulieu (Canadá), o HYBYCOZO é um projeto colaborativo de escultura e instalação artística que trabalha com obras em larga escala, compostas de maneira a harmonizar a experiência escultural e elementos como luz e sombra.

 

Por meio das obras do duo, o público será convidado a mergulhar em um ambiente onde a construção geométrica evoca estudos milenares sobre a sociedade e seus elementos místicos e físicos. A união de matemática, ciência e arte das peças desenvolvidas pelos artistas conduz os visitantes a uma experiência imersiva, análoga e atemporal.

 

“Estamos muito animados com a chegada de uma exposição internacional que foi desenhada exclusivamente para o espaço do Farol Santander. O HYBYCOZO traz consigo uma forma inédita de interpretar a arte, através da união e intersecção de sombras e luzes projetadas em objetos geométricos. As pessoas terão a oportunidade de conhecer símbolos sagrados que pertencem a história da humanidade”, diz Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

 

Nove obras serão apresentadas na primeira exposição do HYBYCOZO no Brasil: TroctoRhombi, Ivov, Icozo, Dodi, Illuminati, Cylinder e Sunscope, além da obra em larga escala Star, que ficará no hall de entrada do Farol Santander.

 

O campo de estudo dos artistas se baseia na Estrutura E8 e na geometria sagrada. A primeira obra do duo, Trocto, é a representação da Estrutura E8 e do símbolo sagrado Cubo de Metatron, ícone observado já no século VII a.C., no Templo de Osíris, Egito Antigo, e em mosaicos romanos.

 

As inspirações para a realização dos trabalhos da dupla surgem em pesquisadores do campo do fenômeno geométrico, sendo eles artistas, químicos, matemáticos, filósofos ancestrais e artesãos. Do ponto de vista estético, o HYBYCOZO é inspirado pelo movimento da arte minimalista, light art, e pela arte em mosaico folclórico.

 

O uso de sombras como arte deriva do conceito matemático conhecido como projeção dimensional. Ou seja, a sombra de um objeto aparece em uma dimensão a menos do que o próprio objeto. A partir da concepção de esculturas quadridimensionais, as sombras de HYBYCOZO são capazes de construir suas versões tridimensionais.

 

O conceito dos campos científicos, matemáticos e químicos, em conexão com a filosofia e os estudos ancestrais, potencializa o desenvolvimento de novas poéticas artísticas e de interpretações que possibilitam ampliar a consciência e compreensão do ser humano em relação ao universo e consigo mesmo. A arte existe para trazer significado à vida e transcender em experiências”, analisa Antonio Curti, curador da mostra.

 

O 20º andar do Farol Santander SP, que recebe a mostra, atenderá aos protocolos sanitários recomendados por autoridades de Saúde. O ambiente contará com distanciamento de até 1,5m, dispenser de álcool em gel, e higienização constante das obras, além de exigir o uso de máscara.

 

Sombras Milenares – Farol Santander São Paulo

Data: 22/10/21 a 06/03/22

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h**

** Horários sujeitos a alteração em virtude das determinações de autoridades sanitárias. Consulte o site.

Ingressos: R$ 25 (visitação completa do Farol Santander).

Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/66583/d/101875 (vendas também na bilheteria local)

Classificação: Livre   

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – 1 masculino e 1 feminino (4º, 8º, 21º, 22º, 23º, 24º e no 26º andar)

*Monitoria no andar

* Distanciamento Social

* Uso de Máscara obrigatório

* Higienização constante das obras

* Instalações acessíveis para cadeirantes