alent 1208

Esporão - Alentejo. Foto: Divulgação

 

O Alentejo, maior região de Portugal, produz alguns dos vinhos mais marcantes do país. Além da geografia, do relevo e do clima favoráveis, as técnicas utilizadas na produção e no cultivo e, também, as castas de uvas selecionadas para cada tipo de vinho são os fatores responsáveis pelo sucesso das bebidas. Conheça 6 castas cultivadas na região e saiba qual delas mais combina com o tipo de viajante que você é.

 

As castas, são as espécies de videiras, que produzem as uvas que determinam o sabor, a cor, o aroma, a doçura e as demais características do vinho.

 

Castas Tintas

 

Alicante Bouschet

 

Embora não seja oficialmente portuguesa, esta casta é tão parte da cultura vitivinícola do Alentejo que já é vista como alentejana. A Alicante Bouschet proporciona vinhos intensos e carregados de cor e, quando combinada com outras castas nos chamados blends, acrescenta cor, vigor e volume. Na verdade, é uma casta que combina tão bem com outras que raramente é engarrafada sozinha. Por isso, ela é perfeita para os turistas que adoram viagens em grupo: seja com a família, com os amigos ou mesmo em excursões. Se você entende o valor das combinações e de pertencer a uma comunidade, precisa provar os blends com Alicante Bouschet!

 

Touriga Nacional

 

Esta é, talvez, a casta mais icônica de Portugal. É a variedade portuguesa que mais viaja e provavelmente a mais elogiada e desejada entre as portuguesas. Seus vinhos têm cores densas e profundas, além de aromas primários sempre intensos.

 

Sendo assim, a Touriga Nacional é a casta certa para o viajante que ama conhecer grandes atrações, monumentos célebres, cidades amadas no mundo todo e restaurantes populares. Ou seja: quem adora viajar para os lugares mais amados do mundo!

 

Trincadeira

 

A trincadeira é uma variedade perfeitamente adaptada à secura do Alentejo, dando corpo a vinhos aromáticos e frutados, muitas vezes florais, além de possuir elevada acidez natural. Os produtores a consideram uma uva temperamental, mas indispensável à vitivinicultura alentejana.

 

Esta é a casta de uva ideal para aquele viajante sofisticado, mas com grande capacidade de adaptação. Que gostam de visitar destinos diferentes e encontrar seus tesouros escondidos, e que não têm medo de perrengues na viagem!

 

Castas Brancas

 

Antão Vaz

 

Amada por enólogos e enófilos, a Antão Vaz é o orgulho e a alma dos melhores vinhos brancos do Alentejo, que costumam ser perfumados, estruturados, firmes e encorpados. Quando colhida cedo, esta uva dá origem a vinhos vibrantes na acidez, exóticos no aroma e firmes na boca.

 

Os turistas cheios de energia combinam perfeitamente com a Antão Vaz. São aqueles que acordam cedo para aproveitar o dia e seguem até a noite, fazendo passeios a pé sem se preocupar com o cansaço!

 

Arinto

 

Muito tradicional no Alentejo, as uvas da casta Arinto oferecem vinhos tensos e vibrantes, de elevada acidez natural e perfil mineral. Ela é conhecida por sua acidez inflexível, e seus vinhos são frescos e têm bom potencial de guarda.

 

Arinto é a casta dos viajantes tradicionais, que não abrem mão de uma viagem inesquecível independentemente da idade! Aqueles que adoram conhecer lugares novos ou voltar aos destinos preferidos, e colecionam passaportes cheios de carimbos.

 

Roupeiro

 

Impossível não falar da casta branca mais plantada no Alentejo. Além de ser muito produzida, marca os vinhos com aromas primários entusiasmantes e notas perfumadas de frutos cítricos, como laranja, limão e pêssego.

 

A uva branca mais plantada no Alentejo combina com o turista que mais existe no Brasil: o que adora economizar! Se você é daqueles que espera uma boa promoção para reservar passagens e hotéis, pechincha nas lojas e sempre tenta ganhar um descontinho, essa é a sua casta.

 

Visitas guiadas

 

alent 1208a

Prova de vinhos - Herdade dos Grous. Foto: Turismo do Alentejo

 

Os visitantes que participam das visitas guiadas às vinícolas, com direito a degustações acompanhadas dos tradicionais queijos e embutidos alentejanos podem conhecer mais sobre as uvas utilizadas, e também, como os vinhos são feitos e até mesmo os segredos dos produtores de alguns dos melhores vinhos do mundo.

 

Durante as vindimas, período em que as uvas são colhidas e que acontecem tradicionalmente entre agosto e setembro, algumas vinícolas têm programações turísticas imperdíveis, incluindo a possibilidade de participar da colheita ou mesmo da pisa das uvas.

 

Pin It