025522

Festival del Inti Raymi en la Plaza de Armas de Cusco. Foto: Heinz Plenge Pardo / PROMPERÚ

 

O Inti Raymi ou Festival do Sol, declarado Patrimônio Cultural da Nação em 2001, é um dos festivais mais importantes do Peru e a mais importante celebração do calendário de Cusco. É realizado em homenagem ao sol a cada 24 de junho para celebrar o solstício de inverno no hemisfério sul.

 

Em Cusco, a antiga capital do Império Inca localizado nos Andes peruanos, junho é um mês de celebração: rituais incas são realizados para honrar a terra, o sol e as montanhas cobertas de neve da região.

 

Embora professem fé em Cristo, na Virgem Maria e em numerosos santos, muitos peruanos também comemoram divindades locais e naturais. Estes incluem Pachamama (Mãe Terra) e os Apus, que incluem as montanhas cobertas de neve que protegem as comunidades da região. Celebrações andinas como o festival Qoyllur Rit'i e as celebrações do Corpus Christi católico conduzem à cerimônia mais importante, Inti Raymi.

 

O lançamento oficial das Festividades de Cusco, que procuram reavivar a economia em meio à pandemia da COVID-19, foi confirmado pela Companhia Municipal de Festividades de Cusco (Emufec), que fez o lançamento oficial do programa de atividades para o mês de junho, incluindo a representação teatral de centenas de atores do antigo ritual Inca do Inti Raymi.

 

Inti Raymi 1

Festival del Inti Raymi en la Plaza de Armas de Cusco. Foto: Heinz Plenge Pardo / PROMPERÚ

 

O Festival do Sol 2021 será realizado sem público para cumprir com os respectivos protocolos de saúde, mas contará com transmissão ao vivo na televisão, além de outros detalhes especiais como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do país.

 

Entre as atividades que ocorrerão com capacidade limitada, estão a tradicional cerimônia de oferta à Pachamama e à Feira Gastronômica de Chiriuchu, enquanto as atividades exclusivamente virtuais incluem concursos e divulgação de produtos visuais das diversas expressões culturais de Cusco que este ano serão transmitidos pelo canal estatal peruano e pelas redes sociais.

 

Desfrute do Inti Raymi ao vivo neste 24 de junho a partir das 8 horas da manhã, horário peruano, em: https://www.facebook.com/FiestasdelCusco2021