No sudoeste da Inglaterra, o magnífico condado da Cornualha sediará o encontro da cúpula do G7 em junho de 2021. Com praias de areias brancas, enseadas históricas e gastronomia única, a Cornualha tem um intenso programa de apoio à biodiversidade e pesquisa ambiental. Descubra o lado ecológico e sustentável deste condado adorado por todos.

 

Projetos ambientais

 

O Projeto Éden é um grande parque aberto ao público. Possui dois biomas enormes, que criam uma zona tropical e temperada sob a qual agora crescem milhões de plantas. Inaugurado em 2001, é uma das principais atrações turísticas da Inglaterra. © VisitBritain / Adam Burton. Foto: The Eden © VisitBritain/ Adam Burton

 

Projeto Éden

 

Desde o seu lançamento em 2001, o Eden Project se tornou uma das maiores atrações da Cornualha. Localizado perto de St Austell, o espaço tem a sustentabilidade em sua essência. Construído para proteger plantas ameaçadas dos quatro cantos do mundo, o Eden Project abriga o maior bioma de floresta tropical do planeta, inclusive com sua própria cachoeira. O projeto de conservação tem vários atrativos aos visitantes, incluindo uma passarela em meio às copas das árvores e sistemas educativos interativos. Já o bioma Mediterrâneo é uma jornada pelas regiões quentes da Terra. O espaço externo é repleto de vegetação ornamental, esculturas e trilhas. Um verdadeiro convite à contemplação da natureza!

 

Jardins Perdidos de Heligan

 

Esquecido por três quartos de século, Os Jardins Perdidos de Heligan renasceram nos últimos 30 anos e acabaram por se tornar o maior projeto de restauração de jardim da Europa. Transformado por Tim Smit, o fundador do Eden Project, o local é agora um misterioso refúgio ao ar livre com foco na preservação. Repleto de espécies raras de plantas, florestas antigas e muita vida selvagem, ela também apresenta uma impressionante coleção nacional de camélias e rododendros com mais de 100 anos.

 

Preservação histórica

 

A disused tin mine engine house, now a Heritage Centre on Bodmin Moor, Minions, Cornwall.

Foto: © VisitBritain/ Adam Burton

 

Protegendo as origens

 

A Cornualha nos ensina a proteger com afinco suas origens e tradições. No Museum of Cornish Life você conhecerá o rico passado desta região, considerada até hoje o maior reduto de tradições celtas da Inglaterra. O cornish, dialeto de raízes celtas, ainda se faz presente nos dias de hoje. Como mostrou a série Poldark, a Cornualha teve seu auge com a mineração de estanho e cobre, e esta história está preservada no Mining Landscape, um patrimônio da humanidade. 

 

O legado da argila chinesa

 

A argila chinesa (China Clay), também chamada de caulino, é um tipo de mineral que desempenhou um papel fundamental na formação da Cornualha, ao longo de centenas de anos. Essa história é contada em detalhes no museu de mineração Wheal Martyn. Com 10 hectares de bosques históricos e um moderno poço de barro, o passeio é uma aula sobre o maior produto de exportação da Cornualha e as medidas tomadas para preservar as paisagens únicas que permanecem.

 

Cidades costeiras

 

Stand up paddle-boarders in harbour, St. Ives, Cornwall, England.

Foto: © VisitBritain

 

A beleza de St Ives

 

Eleita um dos principais destinos emergentes do Trip Advisor em 2021, a cidade litorânea de St Ives será o palco central do encontro do G7. Situada no Caminho Costeiro da Cornualha, seus arredores são repletos de penhascos exuberantes. Por ser uma área de sensibilidade ambiental, somente métodos agrícolas tradicionais podem ser usados, garantindo a preservação local. As ruas de paralelepípedos abrigam uma variedade de chalés de pescadores, lojas e boutiques independentes, bem como restaurantes premiados com frutos do mar de origem local e iguarias regionais.

 

O charme do vilarejo de Mevagissey

 

Assim como St Ives, Mevagissey oferece um gostinho da cultura litorânea da Cornualha com suas construções bem preservadas, hoje abrigando cafés, galerias e oficinas de artesanato. Antigo centro de pesca de sardinha nos séculos 18 e 19, as iguarias frescas do porto agora são oferecidas em aconchegantes lojas de Fish & Chips. A vila fica em meio ao Caminho da Costa Sudoeste, que guarda muitas belezas e tesouros litorâneos.

 

A natureza como palco artístico

 

View from the top of the Minack Theatre, Cornwall, England

Foto: © VisitBritain/Sarah McNally

 

Teatro Minack

 

No alto das falésias rochosas com vista para o Oceano Atlântico, o Minack Theatre oferece vistas deslumbrantes e uma experiência teatral única. Elaborado principalmente à mão a partir da paisagem natural, o teatro recebe musicais e apresentações regulares ao longo do ano, com o mar como pano de fundo e o som das ondas como trilha sonora.

 

Teatro ao Ar Livre de Penlee Park Love…the shows at Penlee Park Open Air Theatre

 

Na mesma linha, o Penlee Park Open Air Theatre fica no coração de Penzance e oferece outro espaço único de performances ao ar livre, em um cenário de sebes de alfeneiro. A variada programação de shows originais, com a participação de grupos de teatro locais e nacionais, incluem produções de Shakespeare e entretenimento para crianças.

 

Mitos e lendas

 

Summer view from Marazion on St Michael's Mount as the tide comes in, Cornwall, England

Foto: © MikeNewman Photography

 

O Monte de São Miguel

 

Conectado ao continente por uma calçada de pedras na maré baixa, o St Michael’s Mount é uma ilha coroada por um castelo com uma longa e variada história. Já foi priorado medieval, castelo fortificado e casa de família, e hoje está sob a proteção da National Trust, que preserva sua coleção de plantas exóticas. É possível passear pelo jardim murado, que remonta à década de 1780, subir até as baterias de armas no cume da ilha para vistas espetaculares do litoral e descobrir a lenda do Arcanjo Miguel, que protege os pescadores do perigo.

 

Os mistérios de Tintagel

 

Suba para a costa norte acidentada da Cornualha e verá outra ilha envolta em mistério, Tintagel. Aqui, a história encontra a lenda do Rei Arthur em um cenário de cenário deslumbrante. Mencionada em registros antigos como o local de nascimento de Rei Artur, o Castelo de Tintagel é sem dúvidas um lugar especial.

 

Culinária sustentável

 

A historic fishing harbour with a curving sheltering harbour wall. Flat calm sea. Boats moored. Houses on the hillside. South Cornish coast.

Foto: © VisitBritain/ Adam Burton

 

Pesca sustentável

 

Pequenas frotas de pesca entregam suas capturas diárias nos portos da Cornualha, levando iguarias sazonais à mesa dos restaurantes através da pesca sustentável. O histórico porto de pesca de Looe é conhecido por seus frutos do mar frescos. Além dos peixarias que margeiam o cais, há inúmeros restaurantes premiados e peixarias onde você pode saborear o pescado do dia, sabendo que a manutenção ambiental é levada muito a sério por aqui.

 

Frutos do mar em Falmouth

 

Assim como Looe, o grande porto de Falmouth recebe uma abundância de navios de pesca todos os dias, e suas capturas abastacem todos os locais da cidade. Locais notáveis incluem Harbour LightsThe Shack e Brasserie on the Bay, cujos menus apresentam os melhores produtos da região.

 

Conservação horticultural

 

Tresco Abbey Gardens under a clear blue sky.

Foto: © VisitBritain/Visit Isles of Scilly

 

Jardim subtropical

 

Estabelecido no século 19 na Ilha de Tresco, segunda maior das Ilhas de Scilly, o Abbey Garden é uma joia subtropical. São 20 mil plantas de mais de 80 países, flores que mudam com as estações e o melhor da horticultura mediterrânea no coração da Cornualha. É também o lar da coleção Valhalla, um conjunto único de figuras de proa preservadas de naufrágios que surgiram nas ilhas de Scilly, datando predominantemente de meados ao final do século 19.

 

Jardins Trebah

 

Cobrindo 26 acres em um pequeno vale da Cornualha perto de Falmouth, o Trebah Garden representa 200 anos de trabalho de horticultura. O resultado é uma exibição vibrante de plantio exótico, cruzado por 6,5 quilômetros de pedilúvios e apresentando algumas das árvores mais altas registradas da Grã-Bretanha. Cada estação oferece uma exibição diferente, desde os coloridos rododendros centenários na primavera até faixas de hortênsias no outono.

 

Banhando-se em águas naturais

 

Bude beach, Cornwall. Pink house on the seafront, with beach in background.

Foto: © Matt Jessop

 

A primeira piscina geotermal do Reino Unido

 

Em Penzance fica a maior piscina de água marinha da Grã-Bretanha, com cinco milhões de litros de água. Em 2020 a Jubilee Pool Art Deco inaugurou sua piscina deslumbrante piscina térmica, aquecida por energia geotérmica e bombas de calor sustentáveis (o primeiro sistema desse tipo na Grã-Bretanha), a uma temperatura de cerca de 30-35 graus centígrados.

 

Piscina Bude Sea

 

Piscina Bude Sea é uma piscina semi-natural, parcialmente artificial, de uso gratuito, situada entre as rochas de Summerleaze Beach, em Bude. Completada pelo mar na maré alta todos os dias, você pode desfrutar de um banho natural ou explorar a própria praia, que oferece inúmeros esportes aquáticos e atividades ao ar livre, incluindo surf, coasteering e caiaque.

 

Restrições estão em vigor devido à Covid-19. Recomendamos que você sempre verifique os sites individuais para obter as informações mais recentes, pois os detalhes estão sujeitos a alterações.

 

Fonte: VisitBritain