Foto: RTEmagic

 

A Torre Inclinada de Pisa é o monumento italiano mais famoso do mundo. Junto com a Catedral e o Batistério, a Torre é composta por um conjunto de obras que o poeta Gabriele D’Annunzio definiu como "Milagres", daí o batismo da praça que os hospeda como Praça dos Milagres (Piazza dei Miracoli).

 

É claro que o primeiro e principal motivo de orgulho da cidade de Pisa é a Torre, que é inclinada devido ao afundamento do terreno; no entanto, também possui um design singular de arquitetura magnífica, com arcadas e loggias, uma escada em espiral de 294 degraus e um campanário em seu topo a 56 metros, de onde os visitantes podem admirar a vista espetacular.

 

A Praça dos Milagres foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987.

 

Foto: RTEmagic

 

A torre, no entanto, não chegou ao conhecimento público da maneira como muitos acreditam – que é  através dos eventos narrados sobre o conde Ugolino por Dante em sua Divina Comédia. O personagem, encarcerado na Torre Inclinada com seus filhos, sobreviveu devorando seus membros; no entanto, foi outra torre perto do Palazzo dell’Orologio que serviu como prisão para Ugolino.

 

A magnificência da Torre, adjacente à Catedral de Santa Maria, destaca-se dos outros edifícios da praça, parecendo suspensa sobre uma nuvem verde (a colina gramada onde se encontram). O Batistério, ou o local do batismo católico; a Catedral, símbolo de elevação espiritual; e o antigo cemitério (camposanto), um local de descanso final representam, segundo alguns, uma espécie de calendário cósmico: nascimento, vida e morte. A Catedral ou Duomo e o Batistério, todos de cor branca, são um exemplo incomparável do estilo Românico de Pisa, principalmente porque o interior da igreja apresenta influências árabes contrastantes.

 

Foto: RTEmagic

 

No entanto, não se deixe enganar pela beleza deste destino turístico da Toscana. Pisa é um museu a céu aberto sim, mas também é uma cidade viva e moderna, com o cotidiano marcado por uma intensa vida estudantil. Grande parte da vida noturna de Pisa acontece ao longo do rio Arno (conhecido como Lungarno), já a multidão universitária que frequenta a Praça dos Milagres durante o dia frequenta a Universidade Normale di Pisa, uma das instituições superiores mais antigas e respeitadas do mundo. A Universidade fica na Piazza dei Cavalieri, também local do Palazzo della Carovana, obra arquitetônica do grande Giorgio Vasari.

 

A grandeza da antiga República Marinha de Pisa é evidente em suas pontes, palácios e nos numerosos afrescos internos encontrados ao redor da cidade - sem mencionar a excelente oferta de museus em Pisa: do Museo dell'Opera del Duomo e do Museu de Artes Gráficas a Palazzo Reale e a Cartuxa Calci, ou Certosa. Seu centro medieval é delimitado por igrejas, pórticos e diversos locais interessantes. A cidade também é o berço de pintores famosos, bem como um importante pólo de arte contemporânea. Por exemplo, perto da estação ferroviária central, o épico mural de Keith Haring Tuttomondo colore uma parede da Igreja de Sant’Antonio Abate, enquanto a fonte central da praça principal da estação é uma obra de Arnaldo Pomodoro.

 

Não apenas a cultura, mas também as fortes tradições litorâneas são nativas de Pisa, com o turismo de praia voltando recentemente, especialmente na Marina di Pisa e no restante do litoral toscano próximo que compõe parte do Parque Natural de Migliarino, San Rossore e Massaciuccoli.

 

www.italia.it

 

Pin It