Medieval architecture next to the modern Coventry Cathedral

 

 

A cidade oficial do UK City of Culture for 2021 é Coventry, com 12 meses de programação cultural e eventos que começam em maio. Destaques incluem o Random String Light Festival e o renomado Prêmio Turner de exibição de arte. De arquitetura medieval impressionante a teatro experimental, a cidade oferece um sabor inesperado da cultura britânica e história no coração de West Midlands. Conhecida como o berço do gênero musical de “Two Tone” (dois tons) da década de 1980, é também o lar de vitrais de tirar o fôlego em uma de suas três catedrais que é o portal de entrada para o interior britânico pela região de West Midlands – e tudo a apenas uma hora de trem de Londres.

 

Criatividade e espírito de comunidade

 

Coventry é uma cidade recheada de ícones culturais, incluindo um teatro independente e espaços criativos hospedando arte e exposições de classe mundial. Um exemplo é o recentemente renovado Herbert Art Gallery & Museum, cujas exposições de artes visuais contemporâneas, história local e história natural, são gratuitas.

 

Aqueles que desejam uma dose de teatro, podem sonhar em visitar o Teatro Belgrade, com programações tentadoras, incluindo programas vindos do West End de Londres, assim como programações para toda a família e exibições de cantos clássicos. De modo alternativo, o mundo das peças teatrais pode ser apreciado no Theatre Absolute, uma empresa independente que apresenta uma série de obras radicais e experimentais.

 

Mais da chama criativa de Coventry pode ser encontrada no Fargo Village, um espaço artístico que defende todas as coisas locais. Além de festivais gastronômicos e pop-ups vibrantes, há também uma série de lojas locais exclusivas, restaurantes e estúdios artísticos no Fargo Marketplace, que fica em um antigo local industrial. Depois de examinar os produtos, os visitantes futuros podem experimentar Coventry com uma refrescante caneca de cerveja artesanal local em Twisted Barrel Brewery. Para coincidir com o início das celebrações do festival City of Culture, Fargo está também pronto para inaugurar um novo salão de alimentação que funcionará durante o dia todo, a Factory, em maio de 2021.

 

O lar dos dois-tons

 

O berço da música de dois tons que trouxe o Ska Jamaicano e o Punk nos anos 1970 e 1980 para a Grã-Bretanha, a herança musical de Coventry é inegável. Bandas que definem o gênero, como The Specials, Madness e The Selecter, têm fortes ligações com a cidade, todas celebradas no 2-Tone Village. O local também hospeda o Coventry Music Museum e o Music Hall of Fame, ao lado de lojas de moda e de discos.

 

The Tin, no Coal Vaults, também é conhecido por receber talentos nacionais e internacionais. Com sede no centro criativo da bacia do canal de Coventry, este elegante local começou como um edifício de armazenamento de carvão no século XVIII, dando ao seu programa de música e eventos criativos um cenário autêntico e atmosférico.

 

O medieval e o moderno

 

A arquitetura de Coventry também tem história para contar, já que boa parte da cidade foi reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Uma transformação notável é a Catedral de Coventry, eleita um dos edifícios do século XX mais populares da Grã-Bretanha em uma pesquisa feita pelo English Heritage e Channel 4, que coincide com as ruínas góticas originais do século XIV. Com um vitral de 25 metros de altura, seu interior é inundado por uma luz colorida, dando ao espaço moderno uma sensação etérea. Assim que o local for reaberto, os futuros visitantes poderão subir 180 degraus até o topo da torre da catedral para vistas deslumbrantes da cidade.

 

Hospedando-se no impressionante Cathedral Quarter de Coventry, os aficionados por história podem imaginar caminhando pelo St Mary’s Guildhall, um dos edifícios medievais mais encantadores na Inglaterra. Erguido orgulhosamente por quase 700 anos, já atuou como uma prisão para Mary Queen of Scots e foi fonte de inspiração para o romancista George Eliot. A magnífica construção está completa com esculturas de pedra, teto de madeira e uma tapeçaria religiosa de 9 metros de comprimento que data os anos de 1500. Apesar de atualmente estar passando por um processo transformador de restauração, St Mary’s está pronto para reabrir parcialmente na primavera de 2021 e para sua abertura completa em dezembro de 2021, quando revelará uma nova experiência para o visitante.

 

Visitantes futuros podem esperar por continuar a jornada com temática medieval nos pubs famosos de Coventry, cafés e lojas da Spon Street, Bayley Lane e Lychgate Cottages. De maneira alternativa, a Holy Trinity Church é o lar de pinturas medievais espetaculares do ‘Último Julgamento’ nas paredes que pode ser vista nessa tour virtual 360°.

 

Para quem é apaixonado por veículos, há a chance de também fazer uma visita ao Transport Museum de Coventry, que abriga a maior coleção de veículos rodoviários britânicos e carros velozes do mundo.

 

Locais para piquenique e passeios ao longo do canal

 

Aqueles que querem explorar as magníficas paisagens ao ar livre de West Midland’s podem visitar o Parque de Coombe Abbey, localizado a menos de 10 quilômetros do centro da cidade. Cheio de pontos pitorescos para aproveitar um piquenique, há mais de 200 hectáres de terra projetados pelo paisagista mais famoso da Grã-Bretanha, Lancelot ‘Capability’ Brown. Os visitantes podem descobrir a rica arborização e os lagos tranquilos de pesca, ou até embarcar em uma aventura para o centro de atividades ao ar livre de GoApe, completo com desafios para serem realizados nas copas das árvores, tirolesa e balanço nas cordas ao estilo Tarzan.

 

Um passeio ao longo do Canal Basin também oferece um vislumbre do passado industrial de Coventry. Outrora um centro movimentado para a indústria do carvão, agora está repleto de barcos coloridos, armazéns reformados cheios de artesanato peculiar e uma trilha de arte.

 

Como chegar

 

Coventry está aproximadamente 160 quilômetros de Londres. Há um serviço direto de trem de London Euston para Coventry, que pode ser feita em aproximadamente uma hora.

 

Aqueles que planejam fazer uma viagem partindo da capital, podem aproveitar para visitar a cidade histórica de Oxford, ou descobrir o outlet de lojas de grife em Bicester Village.

 

As restrições para viagens para e ao redor da Grã-Bretanha estão em vigor devido à Covid-19. Os visitantes são sempre incentivados a verificar os sites individuais para obter as informações mais recentes, pois os detalhes estão sujeitos a alterações.

 

Fonte: VisitBritain