A Vitória Naval de Çanakkale é uma das mais prestigiosas na história da Turquia, comemorada todo 18 de março

O Memorial dos Mártires de Çanakkale (Çanakkale Şehitleri Anıtı) é um memorial de guerra em homenagem ao serviço dos mais de 250 mil soldados turcos que participaram da Batalha de Gallipoli. Crédito: Go Türkiye

 

 

Çanakkale, na Turquia, é uma cidade localizada na entrada do Estreito de Dardanelos, conectando os mares Egeu e Mármara, ao mesmo tempo que separa a Europa (península de Galípoli) da Ásia. Sua localização estratégica foi o que a tornou objeto de disputa ao longo dos séculos, como a lendária batalha da Ilíada de Homero e a Vitória Naval de Çanakkale, celebrada pela comunidade turca todo dia 18 de março.

 

Durante a I Guerra Mundial (1914-1918), as marinhas do Reino Unido e da França, com as Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia (ANZAC), tentaram invadir o Império Otomano pelo Estreito de Dardanelos e, após uma longa e exaustiva batalha, uma grande vitória foi obtida pelo exército otomano e sua marinha.

 

A batalha, inclusive, foi responsável por estabelecer as bases para a Guerra de Independência Turca e a fundação da República da Turquia oito anos mais tarde, conduzida por Atatürk, ele próprio um comandante em Galípoli. Até hoje, a frase “é impossível passar por Çanakkale” é repetida como demonstração da união do povo.

 

Çanakkale é uma área repleta de vistas magníficas, lugares históricos e vegetação deslumbrante

 

O Parque Nacional da Península de Gallipoli (Gelibolu Yarımadası Milli Parkı) foi estabelecido para imortalizar os soldados que perderam suas vidas na região, abrigando belezas naturais como as colinas Arıburnu (Arıburnu Tepesi) e o lago Tuzla (Tuzla Gölü), além de praias arenosas e águas azuis.

 

Çanakkale é também o local de descanso eterno dos mais de 250 mil soldados honrados que perderam suas vidas na campanha de Gallipoli, eternizados no Memorial dos Mártires de Çanakkale (Çanakkale Şehitleri Anıtı).

 

O Cavalo de Tróia foi uma manobra tática planejada por Odisseu, o comandante dos aqueus, para conquistar a cidade de Tróia. Crédito: Go Türkiye

 

A antiga cidade de Tróia

 

Localizada nos limites da província de Çanakkale, Tróia é uma cidade importante para a compreensão do desenvolvimento inicial da civilização europeia. A cidade tem um significado cultural devido à sua contribuição para a Ilíada de Homero e para a arte criativa.

 

Declarada Parque Nacional em 1996 e incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como um bem cultural em 1998, a antiga cidade de Tróia está localizada a oeste da vila de Tevfikiye, no distrito central de Çanakkale.

 

Logo que você chegar ao porto de Çanakkale, verá o Cavalo de Tróia de madeira, que é o símbolo da lendária Guerra de Tróia, lhe dará as boas-vindas. O cavalo de 12,5 metros de altura foi construído pelo artista turco İzzet Senemoğlu, usando pinheiros trazidos das montanhas Kaz (Kaz Dağları), em 1975. O cavalo de madeira usado no filme Tróia, rodado em 2004, está localizado no centro da cidade de Çanakkale. Você decide qual deles lhe parece mais realista.

 

Por enquanto, Çanakkale de casa

 

Por conta da pandemia da COVID-19, as chegadas à Turquia do Brasil, Reino Unido, Dinamarca e África do Sul estão suspensas. Mas enquanto isso, você pode ter um gostinho das histórias de Çanakkale assistindo ao filme Promessas de Guerra (2014), disponível pela plataforma de streaming da Amazon Prime Vídeo. A primeira metade do filme tem locação na Austrália e a segunda parte foi filmada na Turquia, com locais impressionantes como Kayaköy, Çanakkale e Gallipoli.

 

Saiba mais sobre Çanakkale clicando aqui

 

 

Pin It