Tofana. Foto: Cortina-Marketing

 

Nas primeiras décadas do turismo alpino, os visitantes foram atraídos para a montanha por um profundo, quase místico anseio por descoberta, exploração e esportes épicos. Embora os tempos tenham mudado – assim como os turistas – esses primeiros dias deixaram um patrimônio que ainda é muito tangível nas Dolomitas: as pousadas nas montanhas.

 

Três das cabanas montanhosas de Cortina têm uma história particularmente interessante, na qual o alpinismo e figuras importantes se entrelaçam com as Olimpíadas de 1956.

 

Rifugio Duca d'Aosta foi construído em 1938 pelo local Giuseppe Lancedelli em uma área estratégica na base da Tofana, a 2.098 metros de altitude. A cabana da montanha foi nomeada após o título de seu convidado regular mais prestigiado: príncipe Amedeo de Savoy-Aosta, Duque de Aosta e membro da família real italiana.

 

Quando Cortina sediou os Jogos Olímpicos de Inverno em 1956, algumas das corridas de esqui foram realizadas na encosta olímpica da área de esqui de Tofana, que passa ao lado do Rifugio Duca d'Aosta. Esse foi apenas um dos eventos da história do esqui testemunhado pelo refúgio em mais de 80 anos de história.

 

Rifugio Pomedes também está do lado da encosta olímpica, perto do seu ponto de partida. A pousada deve seu nome ao da área onde foi construída, um local que oferece uma vista extraordinariamente panorâmica no Vale do Ampezzo a 2.303 metros acima do nível do mar.

 

Luigi Ghedina era um talentoso alpinista e um guia de montanha de sucesso que sonhava em construir e gerenciar sua própria cabana na montanha para oferecer um confortável e amigável lugar de refresco para outros alpinistas e turistas. Ele viu a oportunidade de tornar seu sonho verdadeiro à medida que as Olimpíadas se aproximavam, e no final de 1955 Rifugio Pomedes estava pronto, bem a tempo dos Jogos. A cabana da montanha estava lá, servindo como um ponto de vista privilegiado, quando Toni Sailer venceu a corrida de descida, sua primeira medalha de ouro das três que ele iria ganhar em Cortina.

 

A terceira pousada montanhosa cuja história está entrelaçada com a dos Jogos Olímpicos de 1956 é a Baita Pié Tofana. Pié Tofana – literalmente "pé de Tofana" – foi o lugar escolhido para a cabana dos cronômetros durante as Olimpíadas. A área estava realmente perto da parte final da pista olímpica.

 

Após os Jogos, a cabana foi abandonada por alguns anos, até que Livio Calzà, irmão do olímpico Carlo Calzà, decidiu transformá-la em um restaurante. Baita Pié Tofana tornou-se um dos melhores e mais famosos restaurantes de Cortina, e seu excelente serviço e culinária têm sobrevivido até hoje, como comprovado pelo fato de ter sido premiado com um Prato no Guia Michelin 2021.

 

Rifugio Duca d'Aosta, Rifugio Pomedes e Baita Pié Tofana provam que grandes eventos esportivos podem deixar uma herança que vai além do esporte. Sessenta e cinco anos depois de 1956, eles ainda fazem parte do tecido econômico e social de Cortina, e ainda estarão lá em 2026, para oferecer mais uma vez um grande conforto ao lado da pista enquanto os atletas olímpicos correm ao ar livre.

 

 

Pin It