Hakone é uma das melhores estâncias do país. Cidade é conhecida como "parque temático onsen"

Banho privativo Monte Fuji shutterstock 1346779832

Hakone oferece diversas opções de onsen com vistas para as montanhas. Foto: Shutterstock

 

Banhar-se nos famosos onsens, fontes de águas termais, é um dos aspectos culturais mais antigos do Japão. Graças à geografia e à atividade vulcânica, águas mornas e ricas em minerais são abundantes em todo o país. Os onsens são mundialmente conhecidos por proporcionar uma experiência cultural única, relaxante e com propriedades terapêuticas.

 

Os banhos de imersão são uma tradição milenar, se tornaram populares durante o período Edo (de 1615 a 1867). Hoje, são oferecidos em spas, resorts, hotéis e pousadas. Podem ser privativos ou públicos (com áreas separadas para homens e mulheres), em áreas abertas ou fechadas e, geralmente, não é permitido entrar nas águas termais com roupas ou trajes de banho. Os onsens são importantes pontos turísticos que proporcionam a oportunidade de vivenciar o melhor da hospitalidade japonesa.

 

Existem milhares de onsens em todo o país, inclusive há regiões e cidades inteiras dedicadas a essa cultura. Hakone, na província de Kanagawa, é uma delas. Localizada no Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu, é uma das melhores estâncias termais do arquipélago. A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) apresenta os destaques da região, que também é conhecida como “parque temático onsen''.

 

Localização privilegiada

 

Hakone fica na base do vulcão Monte Hakone, responsável por aquecer naturalmente as águas que brotam de 17 fontes e abastecem os onsens da região. Há sete cidades onsen e centenas de locais que oferecem a atividade, entre hotéis, resorts, pousadas e ryokans. Os visitantes têm a opção de pernoitar no local ou usar as instalações balneares durante o dia.

 

Qualidade e variedade de águas termais

 

As águas de Hakone são naturalmente aquecidas e passam por diferentes áreas geológicas, conferindo a elas propriedades e características diferentes. São cerca de 20 tipos diferentes de águas termais para desfrutar. Entre elas as de água alcalina, que dizem serem boas para aliviar a fadiga e as de água salgada, ricas em cloreto de sódio, consideradas benéficas para a pele.

 

Hospedagens emblemáticas para relaxar

 

Em Hakone há aproximadamente 400 opções de locais para escolher entre grandes hotéis, resorts e ryokans. Na região, se destaca o Hotel Resort Fujiya, na cidade onsen Miyanoshita. O estabelecimento é um dos mais antigos do Japão, foi fundado em 1878, e é uma fusão da arquitetura tradicional japonesa com a arquitetura europeia. O hotel possui diversas opções de acomodações, além de um spa de águas termais exclusivo para os hóspedes.

 

Para uma experiência mais cultural e intimista, na cidade onsen Gora, está o luxuoso ryokan Gora Kadan. A tradicional pousada é um refúgio de águas termais deslumbrante, com quartos com belas vistas, banheiras para relaxar e jardins ao ar livre. O spa do ryokan recebe águas termais medicinais vindas de três nascentes particulares e os visitantes que não estão hospedados no hotel podem desfrutar de um dos pacotes diários, que incluem almoço ou jantar, tratamentos de spa e uso das instalações de banho.

 

Mais informações: https://www.japan.travel/pt/spot/H062/

 

Do banho tradicional ao mais exótico

 

Hakone Kowakien Yunessun é uma estância termal localizada no centro de Hakone e é um verdadeiro parque de diversões para os banhistas. No local é possível desfrutar dos banhos com com vistas do alto da montanha. Além do banho tradicional, os visitantes podem experimentar opções mais exóticas, como os onsens de vinho, de saquê, chá verde e de café. O diferencial do local é que ele oferece áreas para visitantes que desejam se banhar com trajes de banho.

Mais informações: https://www.japan.travel/pt/spot/1573/

 

Paisagens naturais e diferentes

 

Lago Ashinoko Monte Fuji

A vista mais emblemática de Hakone é a do Monte Fuji, na costa sudeste do Lago Ashinoko. Foto: Shutterstock

 

Hakone é famosa pelas belas paisagens naturais das montanhas. A vista mais emblemática é a do Monte Fuji, na costa sudeste do Lago Ashinoko, que pode ser avistado de vários pontos da região. Há passeios de barco pelo lago que garantem a foto perfeita de um dos principais cartões postais do Japão.

 

Owakudani shutterstock 1024698034

Owakudani é um vale vulcânico com águas termais ativas oferece uma paisagem bem diferente. Foto: Shutterstock

 

Na região também se encontra Owakudani, um vale vulcânico com águas termais ativas e aberturas que expelem gases vulcânicos. O vapor saindo de todos os cantos torna a paisagem bem diferente. No local, é possível ainda experimentar os ovos pretos fervidos nas águas termais, que adquirem a coloração exótica por conta do enxofre das águas. De acordo com a cultura local, comer um ovo pode prolongar a vida.

 

ovos pretos Owakudani shutterstock 593194814

A iguaria local de Hakone são os ovos pretos fervidos nas águas termais. De acordo com a cultura local, comer um ovo pode prolongar a vida. Foto: Shutterstock

 

Hakone está próximo de Tóquio e tem fácil acesso de trem e ônibus.

 


Mais informações sobre a região: https://www.japan.travel/pt/destinations/kanto/kanagawa/hakone-and-around/

 

Informações sobre viagem ao Japão

 

Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evoluir globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19. Acesse: https://www.japan.travel/en/coronavirus/

Pin It