Território onde São Nicolau nasceu é objeto de pesquisa até os dias de hoje

Patara

Patara. Foto: Divulgação

 

Diz a lenda que o Papai Noel que conhecemos hoje evoluiu da história de São Nicolau, um bisco da Igreja Católica, que viveu durante o império Romano e padroeiro das crianças.

 

Sua história começa em Patara, onde nasceu. A cidade, localizada em Antalia, hoje na Turquia, é uma das mais importantes da antiga civilização Lícia. Nos tempos antigos, teve papel principal na criação de uma sociedade pioneiramente democrática, sendo um local histórico de inspiração e cooperação social. Após a cristianização da região, surgiram diversos Bispos, entre eles São Nicolau, Bispo de Mira, cidade próxima.

 

Patara

 

São Nicolau teria sido preso pela perseguição aos cristãos, imposta pelo imperador Romano Constantino, e diversos milagres foram creditados a ele. Acredita-se que tenha morrido no dia 06 de dezembro de 343 e seus restos mortais teriam sido enterrados onde hoje é a igreja de São Nicolau em Demre (antiga Mira).

 

De bispo a entregador de presentes existe uma longa história, cheia de incertezas, política e fantasia. Por toda a região da Antália, é possível conhecer um pouco mais sobre a vida de São Nicolau e são vários os estudiosos que buscam recontar sua trajetória e esclarecer seus feitos.

 

Para os amantes de história, é possível visitar a igreja de São Nicolau em Demre, na Turquia. O prédio original foi construído em 520, mas acabou alagando com as mudanças no curso do rio. Durante a dominação do Império Bizantino na região, a igreja foi reconstruída e preserva até hoje as marcas arquitetônicas da época, sendo considerada uma das mais importantes de todo o império.

 

Pin It