A instalação artística de Fabrizio Plessi é feita de luz tecnológica e tem como objetivo mandar uma mensagem de positividade e esperança

Fotos: Divulgação

 

No dia da inauguração, vento e chuva acompanharam a intervenção criativa com luzes de Fabrizio Plessi na Praça de São Marcos. “Natal Digital” é uma homenagem à luz e uma mensagem de renascimento que o artista quis dedicar a Veneza no Natal de 2020.

 

A instalação, promovida pela Câmara Municipal de Veneza e Vela Spa em parceria com Assicurazioni Generali faz parte da exposição "Le Città in Festa - Natale 2020" e está colocada entre as duas colunas da Piazzetta e permanecerá lá até 6 de janeiro de 2021 para lançar, de Veneza, uma cidade que sempre foi fonte de energia criativa e inspiração, uma mensagem de esperança capaz de se espalhar numa linguagem contemporânea: a digital.

 

Um 'farol' luminoso que, assumindo a forma da árvore da vida que une simbolicamente a terra, a água e o céu, representa o significado mais profundo do Natal.

 

Fotos: Divulgação

 

Composta por 80 módulos de LED de 1m x 50cm cada, a estrutura tem nove metros e meio de altura. É uma instalação complexa devido às limitações da operação em um local monumental. Realizada em apenas três semanas pelo coletivo de estúdio Voxel, graças ao trabalho de 12 pessoas, é uma produção criativa e material totalmente feita em Veneza.

 

“A ideia desta instalação surgiu do meu grande amor por Veneza: imaginei um gigantesco mosaico dourado - que lembra o ouro da Basílica - em que cada peça tem vida própria. Pela primeira vez no meu trabalho" declara o artista Fabrizio Plessi "fiz questão de que o fluxo luminoso de cada elemento se movesse em direções diferentes, criando um entrelaçamento de contaminações como metáfora, representando por um lado, a dinâmica das relações interpessoais e por outro lado valorizando a memória histórica desta cidade, um lugar de encontro e intercâmbio entre diferentes culturas. A utilização do digital neste contexto torna-se uma emoção espiritual que se expressa na única linguagem possível hoje, permitindo-nos chegar aos outros apesar da distância física. Uma escultura evocativa que demonstra como, mais uma vez, será a luz da arte para mostrar o caminho para ultrapassar estes tempos sombrios juntos”.

 

“Uma nova luz ilumina o Natal da Praça de São Marcos - comenta o prefeito de Veneza Luigi Brugnaro - “Uma luz nascida da inspiração criativa do mestre Fabrizio Plessi e que representa idealmente um sinal de esperança e resiliência da cidade. O Natal é renascer e todos temos o dever de permanecermos unidos e comprometer-nos a fazer com que esta nova luz seja capaz de dissipar as trevas que afetaram o mundo inteiro nestes longos meses. De São Marcos, o coração de cidade que dentro de poucos meses fará 1600 anos desejamos enviar uma mensagem de confiança a todos aqueles que, crentes ou não, arregaçam as mangas todas as manhãs e que apesar das dificuldades não desanimaram. Que essa seja uma nova luz para dar esperança a todos os venezianos, aos que perderam os seus empregos, aos que lutam ao chegar do fim do mês, aos que se despediram dos seus entes queridos por causa do vírus, mas acima de tudo, aos que com orgulho sabem que quando tudo isso acabar, ainda encontraremos significado ao que nos aconteceu e estaremos prontos para seguir em frente. Obrigado mais uma vez a Plessi, obrigado a Generali e a todos aqueles que tornaram possível esta intervenção criativa. Será um Natal de esperança ”.

 

O CEO do Grupo Generali, Philippe Donnet, afirma: “A Generali tem o prazer de participar do projeto artístico que iluminará a Praça de São Marcos em Veneza por ocasião do Natal. Aqui, a Generali tem uma casa desde 1832 na Procuratie Vecchie, e fazendo parte desta comunidade, a marca quer contribuir para a mensagem que a obra do artista plástico Fabrizio Plessi lança. Uma mensagem de confiança e recomeço, nascida neste espaço de encontro e troca cultural, que se encontra entre os mais conhecidos e amados do mundo. Estamos trabalhando para reabrir a Procuratie, onde a iniciativa The Human Safety Net será fundada, instituição que visa desbloquear o potencial de pessoas que vivem em contextos vulneráveis. Vamos trabalhar juntos para construir um futuro mais seguro ”.

 

O projeto Natal de Luz 2020 na área de Marciana também conta com uma intervenção luminosa na Procuratie Vecchie e Nuove e ao longo da Calle XXII Marzo até o Campo Santa Maria del Giglio, bem como a extensão até 6 de janeiro da instalação The Golden Age na fachada da Asa Napoleônica do Museu Correr.

 

Agradecemos à Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo do Município de Veneza e da Lagoa, à Associação Piazza San Marco, à Fundação dos Museus Cívicos de Veneza e à Câmara de Comércio de Veneza e Rovigo por sua colaboração no projeto.

 

Pin It