Caminhadas na neve, esqui, alimentação sustentável e acomodação na Rainha das Dolomitas

Skiing in Cortina Credits Carolina Bianchi

Esquiando em Cortina. Foto: Carolina Bianchi

 

Cortina d'Ampezzo, também conhecida como Rainha das Dolomitas, é um local ideal para férias sustentáveis. Com uma série de atividades para curtir o inverno com responsabilidade e também hotéis e restaurantes seguindo as melhores práticas ambientais, o destino convida seus hóspedes a usarem uma abordagem sustentável e voltarem ao essencial.

 

Algumas atividades combinam esportes e natureza de uma forma que permite aos hóspedes viver plenamente as Dolomitas, enquanto limitam seu impacto no meio ambiente local.

 

O esqui cross country é uma ótima maneira de contemplar as belezas da natureza, ainda mais quando praticado no Parque Natural das Dolomitas Ampezzo. Este esporte proporciona um treino aeróbico completo, sem exercer estresse excessivo em nenhum músculo isolado. Os 70 km de pistas de cross-country do vale, parte do carrossel Dolomiti Nordic Ski, estão em preparação e em breve estarão prontos para receber os hóspedes.

 

Cross country skiing in Cortina Credits www.bandion.it

Esqui cross country em Cortina. Foto: www.bandion.it

 

A caminhada na neve é ​​a atividade ideal para desfrutar da tranquilidade de uma paisagem nevada em paz. Ele oferece a mais autêntica experiência de neve fresca, para absorver a beleza das paisagens carregadas de neve das Dolomitas e respirar ar puro. O vasto Vale do Ampezzo, com sua variedade de paisagens, oferece inúmeros roteiros de caminhadas na neve a serem descobertos com guias de montanha locais.

 

Snowshoeing in Cortina dAmpezzo Credits Marco Santini

Caminhando na neve em Cortina d'Ampezzo. Foto: Marco Santini

 

O ski tour, também conhecido como ski mountaineering, é uma opção emocionante para aproveitar ao máximo a paisagem invernal das Dolomitas. Este esporte une a fase de subida mais lenta e contemplativa com a fase de descida de ritmo mais elevado, para uma experiência completa. Profissionais de montanha locais estão disponíveis para organizar roteiros de diferentes níveis, bem como para cursos de turismo de esqui.

 

Ski touring in Cortina Credits Marco Santini

Ski touring em Cortina. Foto: Marco Santini

 

Para tornar essas experiências ainda mais autênticas e, ao mesmo tempo, mantê-las sustentáveis, é possível escolher um roteiro de passagem ou de chegada a uma das fazendas de montanha ou agroturismo de Cortina. Não são simplesmente restaurantes, são fazendas ou lugares onde o gado pastava no verão, e alguns deles produzem seus próprios queijos, vegetais e outras iguarias alpinas de acordo com práticas sustentáveis.

 

A sustentabilidade é fundamental também quando se trata de acomodação. A Cortina’s Hoteliers Association definiu um protocolo de sustentabilidade para hotéis para reduzir o desperdício e o consumo de energia com Green Key, um dos rótulos ecológicos mais confiáveis ​​do mundo. Duas das propriedades da cidade já obtiveram o rótulo: o clássico 5 * luxuoso hotel Cristallo, um Luxury Collection Resort e SPA, e 4 *, o familiar Hotel Càmina Suite e SPA, uma recente adição à oferta de hospedagem da Cortina.

 

Para mais informações sobre a Cortina, visite o site oficial cortina.dolomiti.org.

Pin It