Com uma história de quase dois séculos, a Orquestra Sinfônica Presidencial Turca é uma das mais antigas do mundo. Seu novo prédio foi inaugurado com shows de gala nos dias 3 e 4 de dezembro, dando nova vida à cultura e às artes da Turquia

Foto: Divulgação

 

A Turquia é um país cujo coração bate com a arte. Ao longo de sua história, a vida urbana, a atmosfera dinâmica e a localização única que une dois continentes deixaram suas marcas nas artes do país. Datada de 1826, a Orquestra Presidencial Turca agora tem uma nova casa em Ancara, capital da Turquia, inaugurada em 3 de dezembro. O Presidente da República da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, e o Ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Mehmet Nuri Ersoy, estiveram presentes na cerimônia de abertura.

 

Foto: Divulgação

 

A celebração foi dirigida pelo maestro Cemi’i Can Deliorman e contou com as presenças da mundialmente renomada soprano Angela Gheorghiu, da dupla de piano Güher e Süher Pekinel e pelo renomado pianista İdil Biret.

 

Arquitetura monumental e atemporal

 

Projetado pelos arquitetos Semra e Özcan Uygur, o novo edifício possui uma área interna de 62.547 metros quadrados. Além da Orquestra Presidencial Turca, o espaço receberá o Coro Polifônico Estadual de Ancara, o Conjunto de Música Mundial Turca de Ancara, o Coro de Música Folclórica Turca do Estado de Ancara, o Coro de Música Clássica Turca Estadual de Ankara e o Conjunto de Danças Folclóricas do Estado. O novo edifício abriga uma grande sala de concertos com 2.023 lugares, uma pequena sala de concertos com 500 lugares, uma área de concertos ao ar livre com capacidade para 10.000 e o Museu da Orquestra Presidencial Turca.

 

Com ambições de se tornar uma das salas de concerto mais importantes do mundo, o edifício é a primeira estrutura na Turquia projetada especificamente para uma orquestra sinfônica. Além de ser um dos únicos centros musicais metropolitanos globais, também será um centro artístico vivo, apresentando os mais ricos conteúdos de cultura e arte em escala internacional. Durante a cerimônia de abertura, todas as medidas de contenção da COVID-19, especialmente as regras de distanciamento social, foram implementadas.

 

O Polo Cultural da Turquia abrigará o “Grande Salão”, hospedando a Orquestra Presidencial Turca, o “Salão Azul” e o histórico “Salão CSO”, recebendo amantes da arte e da música de todo o mundo com uma infinidade de obras que vão desde a música clássica à popular.

 

A sala de concertos CSO é a primeira do mundo a abrir depois da sala de concertos Hamburg Elbphilharmonie, concluída em 2017. Ela representará um grande ganho para a música mundial com sua abordagem arquitetônica, artística e social. O edifício revela uma arquitetura simbólica que não envelhece com o tempo. Composta por duas esferas opacas de vidro com um triângulo de vidro pontiagudo entre elas, no meio de um espelho d'água, possui um desenho monumental e atemporal.

 

A Orquestra Sinfônica Presidencial Turca

 

Tendo uma expressiva reputação dentre as orquestras mais prestigiadas do mundo, a Orquestra Sinfônica Presidencial Turca é a principal do país. Foi fundada sob o nome de Müzika-ı Hümayun, com a ideia de estabelecer uma banda ocidental em Istambul durante o reinado do sultão otomano Mahmut II, em 1826. Em 1924, Müzika-ı Humayun foi transferido para Ancara a pedido de Mustafa Kemal Atatürk, e, em 1932, assumiu o nome de Orquestra Filarmônica Presidencial, tendo servido no Ministério da Educação.

 

Em 1957 a orquestra é filiada ao Ministério da Cultura e Turismo, com o nome atual de Orquestra Sinfônica Presidencial Turca. Desde então, realizou concertos em diferentes países no exterior. Já passaram por ela muitos maestros conhecidos internacionalmente, como Louis Fremaux, Lukas Foss, Walters Susskind, Jiri Belohlavek, Aaron Copland, Jean Perisson, Vladimir Fedoseyev, Gilbert Varga, Christian Jarvi, Anatol Fistullari, Hermann Scherhen. Alguns dos solistas internacionais famosos que passaram pela orquestra são: Alexander Rudin, Maxim Vengerov, Vadim Repin, Angela Gheorghiu e Jose Carreras.

 

Entre os maestros turcos permanentes da orquestra estão Hikmet Şimşek (1959), Gürer Aykal (1988), Rengim Gökmen (2007), Erol Erdinç (2011), Selman Ada (2014), Rengim Gökmen (2015). Can Deliorman é o regente permanente da orquestra para a temporada de 2020-2021.

 

Edifício da Orquestra Sinfônica Presidencial

 

A sala de concerto da Orquestra Sinfônica presidencial foi projetada com 800 lugares em Ancara, onde a orquestra se apresenta e ensaia. Localizado no histórico Talatpaşa Boulevard, em Ankara Ulus, foi construído como uma casa de exposições em 1958, alocado para a orquestra em 1961 e transformado em uma sala de concertos pelos arquitetos Ertuğrul Özakdemir e Feridun Helvacıoğlu, em 1962. Fora do edifício, que possui as características arquitetônicas do período em que foi construído, travertino cinza, vermelho e cor de marfim foram usado e se assemelha ao Palco da Ópera de Ancara.

 

O Órgão da Sala de Concertos da Orquestra Sinfônica Presidencial, com cinco mil tubos, foi doado à orquestra em 1965, pelo empresário Edmond Giraud de Izmir, e reformado em 2006.

Pin It