Conheça as novidades, as medidas de segurança adotadas contra a Covid-19 e a programação do campeonato. Hóspedes poderão vivenciar a experiência de esquiar nas pistas dos campeões!

cortina fis

Foto: Pentaphoto - Cortina 2021

 

O inverno 2020-21 é aquele que vai deixar uma marca em Cortina. De 7 a 21 de fevereiro de 2021, a cidade sediará o Campeonato Mundial de Esqui, confirmando sua posição internacional como palco de grandes eventos esportivos. O campeonato, segundo evento mais importante do mundo em esportes de inverno, é um evento voltado para o futuro, mas ao mesmo tempo profundamente enraizado e consistente com o DNA de Cortina como capital mundial dos esportes de inverno.

 

Os melhores esquiadores do mundo estarão presentes para uma série de competições em algumas das encostas mais técnicas e panorâmicas dos Alpes. Serão duas semanas de competições e eventos masculinos e femininos, com mais de 600 atletas internacionais de 70 países, prontos para conquistar os 13 títulos mundiais.

 

O evento colocará Cortina de volta ao centro do mapa de esqui mundial, uma posição que já ocupou várias vezes no passado. O esqui está no DNA de Cortina: a cidade foi palco de competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956, os primeiros Jogos já realizados na Itália e mais de 20 anos de corridas da Copa do Mundo de esqui.

 

No dia 12 de dezembro de 2020 acontecerá a Copa do Mundo de Snowboard. Cortina acolhe todos os anos o FIS Copa do Mundo de Snowboard: uma ocasião única para ver campeões internacionais competirem à noite na pista espetacular de Tondi na área de esqui Faloria. Este ano, o evento será realizado atrás de portas fechadas para proteger a segurança dos atletas, equipe e outros envolvidos, mas o público será capaz de ver as competições na TV. Outras informações: www.snowboardclubcortina.com.

 

Cortina SnowboardWorldCup GiuseppeGhedina 3

Copa do mundo de esqui. Foto: Giuseppe Ghedina

 

Em janeiro de 2021, será realizada a 44ª edição do Granfondo Dobbiaco-Cortina: uma competição de esqui cross-country que continua a reunir atletas profissionais e amadores através do esporte. Esta é a segunda maior maratona de esqui cross-country da Itália, parte da Visma Ski Classics Championship. Isto é uma competição histórica começando em Dobbiaco e chegando em Cortina, que acontece ao longo do fascinante caminho da antiga ferrovia, que não está mais em operação desde o ano de 1962. Outras informações: www.dobbiacocortina.org.

 

A fim de garantir a máxima segurança a todos os participantes - atletas, treinadores, técnicos, voluntários, jornalistas, público - a Comissão Organizadora do Evento está em constante trabalho monitorando o desenvolvimento da pandemia Covid-19 nacional e internacionalmente com a colaboração de todas as instituições relevantes: as Federações Internacional e Italiana de Esqui, o Comitê Olímpico Nacional Italiano e as Autoridades Sanitárias e Políticas.

 

Além disso, novos princípios e diretrizes serão aplicados às corridas e eventos de esqui: serão aplicados princípios básicos de distanciamento social e uso de desinfetante para as mãos e dispositivos de proteção individual, o número de pessoas presentes no evento será limitado.

 

Cortina Ski Touring Credits Marco Santini

Cortina Ski Touring. Foto: Marco Santini

 

Teleféricos

 

Cortina 16 telef

Foto: Carolina Bianchi

 

As diretrizes que regem a operação dos elevadores são ditadas em nível nacional e regional. Órgãos públicos definirão a forma de acesso, uso de sistemas de proteção individual, distanciamento, higienização, etc. para garantir um esqui seguro e agradável para hóspedes e residentes.

 

Passes de esqui sazonais e de vários dias

 

Para a temporada de inverno 2020/2021, Dolomiti Superski desenvolveu um sistema de garantias que vai garantir a transparência e segurança para quem deseja adquirir um passe de esqui sazonal ou de vários dias. Mais informações aqui.

 

Esqui e snowboard

 

cortina 16a

Foto: Ute Dandrea

 

A estância dispõe de 3 áreas de esqui (Faloria-Cristallo, Tofana-Ra Valles e Lagazuoi - 5 Torri), ligadas por um ônibus de esqui gratuito. A área de esqui de Cortina d'Ampezzo também inclui San Vito e Auronzo-Misurina, em um total de 120 km de pistas. Cortina faz parte do Dolomiti Superski, um dos maiores circuitos de esqui do mundo, com 1.200 km de pistas em 12 áreas de esqui acessíveis com um único skipass.

 

Esqui cross-country

 

cortina 16b

Foto: Gruener

 

As pistas de esqui cross-country de Cortina são adequadas para iniciantes e também experientes: mais de 70 km de pistas em paisagens encantadoras do Parque Natural das Dolomitas Ampezzo. Cortina também faz parte do Nordic-skipass, um bilhete que dá acesso a mais de 1.300 km de pistas nas estações de esqui que compõem o maior carrossel de esqui cross-country da Europa.

 

Os Campeonatos Mundiais de Esqui irão destacar a qualidade das pistas de Cortina, que são extremamente variadas e panorâmicas. Eles serão transmitidos na TV e outras mídias para milhões de telespectadores.

 

O evento deu à Cortina as ferramentas para melhorar sua infraestrutura: a cidade passou os últimos anos se preparando para o evento, com melhorias nas pistas e elevadores e em outras infraestruturas, incluindo conexão mais rápida à internet. O evento também reavivou o investimento privado, com vários hotéis em reforma.

 

Calendário de corridas do Campeonato Mundial de Esqui FIS Cortina 2021

 

  • • 7 de fevereiro - Cerimônia de abertura

  • • 8 de fevereiro – Combinado feminino alpino

  • • 9 de fevereiro - SuperG masculino; SuperG feminino

  • • 10 de fevereiro - Treinamento feminino de Downhill; Combinado alpino masculino

  • • 11 de fevereiro - Treinamento feminino de Downhill; treinamento masculino de Downhill

  • • 12 de fevereiro - Treino de Downhill; treinamento feminino de Downhill

  • • 13 de fevereiro - Downhill feminino

  • • 14 de fevereiro – Downhill masculino

  • • 16 de fevereiro - Qualificação e finais de slalom gigante paralelo feminino e masculino

  • • 17 de fevereiro – Paralelo alpino em equipe

  • • 18 de fevereiro – Slalom gigante feminino

  • • 19 de fevereiro - Slalom gigante masculino

  • • 20 de fevereiro - Slalom feminino

  • • 21 de fevereiro – Slalom masculino; Cerimônia de encerramento

 

Para mais detalhes e atualizações, consulte o site oficial do evento.

 

Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do evento, escolhendo entre três opções diferentes: Arquibancada Druscié, Arquibancada Vertigine e planos VIP.

 

Neste inverno, os hóspedes poderão aproveitar ao máximo as vastas florestas, planaltos e montanhas que cercam Cortina. A natureza das Dolomitas e os novos serviços propostos são um convite a explorar os Alpes italianos de uma forma mais autêntica e holística: freeriding, ski touring e snowshoeing são apenas algumas das atividades propostas.

 

Esquie nas pistas dos campeões!

 

Combinando a adrenalina das pistas com a emoção do sentimento de corrida, esquiar nas pistas de Cortina 2021 é uma atividade que os hóspedes de Cortina podem experimentar por si próprios; descer essas pistas, conjunto de corridas lendárias por mais de 7 décadas, é uma experiência avassaladora de encostas desafiadoras e panoramas incríveis.

 

Informações e trilhas 3D estão no guia dedicado no App FatMap “Experimente o FIS Alpine World Ski Championships Cortina 2021”.

 

Outra experiência autêntica de tirar o fôlego são as 13 pistas pretas do resort, um verdadeiro desafio para esquiadores experientes que apreciam as Dolomitas. Pistas verdadeiramente exigentes, como a Forcella Rossa, a de declive máximo (62%), e a Schuss, a de declive médio máximo (56%), são apenas exemplos.

 

Confira as informações e as trilhas 3D no App FatMap “As 13 Encostas Negras Adrenalinic da Área de Esqui de Cortina” e veja Kristian Ghedina, famoso campeão de esqui local, revisar cada uma delas.

 

O mundo está nos obrigando a reconsiderar as nossas prioridades e voltar ao essencial, e Cortina convida seus hóspedes a fazerem o mesmo. Esportes, exploração, natureza: seja livre, deixe-se levar!

Pin It