Toscana - Isola d'Elba - Spiaggia della Paolina

 

Com seus aproximadamente 7.500 quilômetros de costa, a Itália é o lugar ideal para os amantes do mar. A grande variedade de suas praias a torna perfeita para todo tipo de veranista em busca da natureza, da diversão, do descanso e do relaxamento. A costa italiana, com seus inúmeros golfos, enseadas, portos turísticos e longas praias de areia, é verdadeiramente adaptada a todas as demandas dos amantes do mar. É repleta de vilas de pescadores e cidades costeiras com resorts marítimos e praias diurnas - muitas delas facilmente acessíveis de carro, trem e aviões, e embarcações grandes e pequenas.

 

Spiaggia in Sardegna

 

De norte a sul, de leste a oeste, esta terra montanhosa desce até as costas rochosas e recortadas dos mares Tirreno e Jônico no oeste e sudeste, respectivamente, e em direção às costas mais suaves e arenosas do Adriático, ao leste. Destes mares que desembocam no belo país surgem duas magníficas ilhas - Sicília e Sardenha - além de numerosos pequenos arquipélagos. Isso inclui o arquipélago toscano, ao qual Elba pertence; o Arquipélago da Maddalena na Sardenha; o arquipélago da Campânia com Ischia e Capri; e, finalmente, as Ilhas Pontinas, na costa sul do Lazio. Entre as costas da Tunísia e da Sicília, encontramos também as Ilhas Pelagianas (Lampedusa) e, ao norte da Sicília, as Eólias - com dois vulcões ativos, Stromboli e Vulcano - e as Ilhas Egadi, uma reserva natural. Por último, mas não menos importante, em Puglia, estão as esplêndidas Ilhas de Tremiti.

 

Da Ligúria aos Alpes Marítimos (a oeste de Gênova) e à zona apenina da Ligúria, o sopé das montanhas alpinas empurra e escova as ondas que batem na Riviera italiana. Com seus penhascos altos e rochosos, essas costas acidentadas são ricas em belos recantos, fendas e fundos marinhos profundos. As maravilhas da natureza não param por aí. Esta área é um paraíso para inúmeras espécies animais e também para os humanos: se você deseja observar a natureza ou praticar esportes aquáticos, você pode desfrutar de uma variedade de atividades nas áreas protegidas de Cinque Terre e no Golfo dos Poetas. 

 

Vernazza (La Spezia)

 

Sicilia - Tonnara di Scopello

 

As praias da costa toscana são mais baixas e arenosas, embora compreendam a costa dos Alpes Apuanos, Versilia, o litoral de Pisa e a Costa etrusca. Todos esses pontos veem uma atividade turística vibrante desde 1960. As conhecidas ilhas de Elba e Capraia ficam a cerca de 19 km da costa da região e, embora façam parte do arquipélago toscano, residem no mar da Ligúria.

 

Continuando ao longo das margens do Tirreno, encontramos a Maremma, o Lácio e a Campânia, em grande parte baixa e arenosa, mas com penínsulas rochosas aleatórias que quase se encontram com a borda das Ilhas Pontinas.

 

Indo mais para o sul, a Baía de Nápoles finalmente se abre para o mar, seguida pela Costa Amalfitana, o Golfo de Salerno e o alto e rochoso promontório de Cilento. Este terreno maravilhosamente elevado e irregular continua quase todo o caminho até o estreito de Messina, que separa a Sicília do resto do continente.

 

As costas meridionais, banhando-se no mar Jônico, lembram as linhas costeiras do Mar Tirreno: penhascos íngremes onde a cordilheira dos Apeninos está mais próxima do mar, onde Calábria e Basilicata se movem em direção à Apúlia, perto da foz do rio Po.

 

Excluindo os promontórios do Monte Gargano e do Monte Conero, a zona litorânea inundada pelo Mar Adriático é composta por uma imensa faixa de terra arenosa, e é naturalmente o local de muitos estabelecimentos à beira-mar.

 

A maior ilha italiana, a Sicília, é margeada por uma costa montanhosa e serrilhada no norte e leste (como em Taormina), e por costas mais planas no sul e oeste (como na Costa de Trapani e nas Ilhas Egadi). A Sicília também é coberta por reservas naturais e paisagens deslumbrantes. A região é absolutamente surpreendente, assim como todas as ilhotas ao redor, onde turistas vêm de todas as partes do mundo.

 

É também no mar Tirreno que encontramos a Ilha da Sardenha, onde as margens são variadamente rochosas e lisas (Costa Smeralda). Pedregulhos gigantes, bem como outras ilhas grandes e pequenas (por exemplo, Maddalena, Caprera), compõem a paisagem off-shore da Sardenha.

Pin It