Localizado na zona central do continente europeu e com conexões para várias cidades europeias, país pode servir de base para explorar a Europa

F014738 05 ljubljana in osrednja slovenija skofja loka kamniti most 1 photo s

Škofja Loka, ponte de pedra. Foto: Jaka Arbutina

 

Quarto menor membro da União Europeia em termos de área, a Eslovênia possui uma diversidade extraordinária de paisagens com fácil acesso. É possível começar o dia nos seus centros recreativos e esportivos nas montanhas, continuá-lo em uma fazenda com campo verde ou em um vale, ou ainda na costa do Adriático. E antes do anoitecer, pode-se relaxar em spas termais de primeira linha, que oferecem uma gama de serviços de saúde e bem-estar. Você pode saborear a Eslovênia em 24 regiões gastronômicas diferentes e 14 regiões vinícolas. Relaxamento, entretenimento e cultura são oferecidos em festivais internacionalmente famosos e outros eventos – 365 dias por ano. A Eslovênia é uma atraente mistura de sofisticação urbana e calor rústico em um ambiente verde de incrível diversidade.

 

PAISAGENS: DIFERENTES EM TODAS AS DIREÇÕES

 

 Bled photo Jost Gantar

Bled. Foto: Jost Gantar

  

O norte da Eslovênia oferece paisagens de colinas e montanhas. No noroeste do país encontram-se os ALPES JULIANOS com seu pico mais alto, o TRIGLAV, medindo 2.864 metros, rodeado por 880 quilômetros quadrados de área protegida em um dos parques nacionais mais antigos da Europa. Nessa região também está a cidade e estância turística de BLED, com sua lendária ilha no meio do lago e seu castelo sobre um rochedo, suas águas termais e clima agradável. Bled tem atraído visitantes cosmopolitas há séculos. Ao norte de Bled estão as montanhas KARAVANKE, com sua flora (incluindo campos de narcisos selvagens) e sua tradição de trabalho em ferro. Na região central da Eslovênia estão os Alpes de KAMNIK-SAVINJA cobertos de floresta, com suas pastagens na montanha ainda ativas como, por exemplo, VELIKA PLANINA, onde se localiza um dos grupos de cabanas de pastores mais bem preservados da Europa. No nordeste do país, o montanhoso de POHORJE com suas terras úmidas flerta com o mundo alpino, cujas características únicas são protegidas pela Eslovênia de acordo com a Convenção Internacional Alpina.

 

F009226 015 bled photo nejc pernek photo s

Outono em Bled. Foto: Nejc Pernek

 

F013208 velika planina 03 drazen stader photo s

Capela de Marija Snežna em Velika Planina. Foto: Studio Production House, photo: Dražen Štader

 

Mais de 10.000 quilômetros de caminhadas demarcadas e trilhas de escalada levam a vistas de elevada altitude. Junto a elas você encontrará 170 abrigos de montanha e cerca de 40 hotéis atendendo adeptos da caminhada e montanhistas.

 

O sul da Eslovênia inclui, no ponto mais ocidental do país, a costa do Adriático, com suas antigas salinas, pitorescas, a cidade tipicamente mediterrânea de PIRAN e a cosmopolita PORTOROZ. A riqueza de recursos naturais e culturais de interesse revela por que um quinto da costa da Eslovênia goza de status de proteção!

 

Piran photo Ubald Trnkoczy

Piran. Foto: Ubald Trnkoczy

 

F000210 piran noni pogled iz strunjana piran night wiew from strunjan 3654 orig jpg photo s

Piran, vista noturna de Strunjan. Foto: Barbara Kožar

 

F001845 portoroz darinka mladenovic 4069 orig jpg photo s

Portoroz. Foto: Darinka Mladenovic

 

O sul da Eslovênia é cheio de curiosos fenômenos cársticos e colinas cobertas de vinhedos. A região do Carste é uma das peculiaridades mais famosas da Eslovênia – as características cársticas em todo o mundo, na verdade derivam seu nome da região de mesmo nome da Eslovênia. De particular interesse para os visitantes estão a CAVERNA DE POSTOJNA, a caverna cárstica mais visitada da Europa, e as CAVERNAS DE ŠKOCJAN, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Outras atrações da região do Carste incluem LIPICA, o berço dos famosos cavalos Lipizzaner brancos, a vila medieval de ŠTANJEL com seu castelo e parque projetados pelo renomado arquiteto Max Fabiani, e muitas outras atrações culturais, tradicionais e gastronômicas de interesse.

 

Postojna Cave photo Archive Postojna Cave

Postojna Cave. Foto: Archive Postojna Cave

 

O sudeste da Eslovênia, em particular, é caracterizado por fontes termais e colinas cobertas de vinhedos, continuando até o leste do país - a planície da Panônia.

 

As colinas e planícies férteis do leste da Eslovênia se estendem ao longo dos rios Drava e Mura. Além de água termal, água mineral e excelentes vinhos, essa parte da Eslovênia tem suas próprias e distintas tradições culturais e gastronômicas locais.

 

No entanto, não há necessidade de escolher entre as diferentes regiões da Eslovênia – você pode viajar de um lado ao outro do país em apenas algumas horas, uma vez que toda a Eslovênia se encaixa em uma área de pouco mais de 20.000 quilômetros quadrados e o comprimento da maior diagonal é de cerca de apenas 350 quilômetros.

 

EXPLORANDO: CIDADES E CULTURA, PAÍS E CULINÁRIA

 

A Eslovênia tem uma população de 2 milhões de pessoas, com cerca de um terço da população vivendo em cidades com mais de 10.000 habitantes. Mesmo as maiores cidades da Eslovênia parecem pequenas em termos globais, mas isso não as impede de surpreender visitantes com sua arquitetura, sua rica história e, por último, mas não menos importante, sua ligação com o verde do interior. LIUBLIANA, a capital da Eslovênia, encontra-se em um rio que corre perto de um castelo sobre um morro, como a maioria das cidades históricas do país. É famosa pelas criações arquitetônicas de Jože Plečnik, que também foi responsável por notáveis edifícios em Praga e Viena.

 

Green Capital boat ride photo Nea Culpa

Capital Verde, passeio de barco. Foto: Nea Culpa

 

Em 2016, Liubliana ganhou o Prêmio Capital Verde Europeia.

 

Também vale a pena visitar as cidades de especial interesse cultural, tais como MARIBOR, que hospeda a videira mais antiga do mundo, PTUJ, com suas tradições de carnaval únicas, NOVO MESTO, localizada em uma curva do rio Krka, ŠKOFJA LOKA, com as tradições da obra dramática mais antiga da Eslovênia, IDRIJA, com a herança técnica de sua famosa mina de mercúrio, listada na lista de patrimônios da UNESCO.

 

F014230 2019 sto slovenija l 14 photo s

Ana Roš em sua cozinha. Foto: Luka Karlin, Studio Virc

 

 F012722 pasulj4 simon avsec photo s

Prato pasulj - feijoada Simon Avsec, arquivo Pivka Tourist Board

 

Os mercados de cidades pela Eslovênia oferecem produtos locais que podem ser apreciados em todo o país. Hospitalidade tradicional é oferecida por mais de 300 estabelecimentos de turismo rural, que são um excelente ponto de partida para conhecer as diferentes regiões da Eslovênia, sem mencionar as suas 24 regiões gastronômicas. Pratos típicos locais são acompanhados de vinhos finos das três zonas vinícolas da Eslovênia, que são divididas em 14 regiões e atravessadas por 20 rotas do vinho. A tradição vinícola na Eslovênia remonta ao tempo dos romanos e adegas interessantes que valem a pena visitar são um testemunho de tradições medievais.

 

F009284 008 martinovanje photo dean dubokovic photo s

Dia de St. Martin. Foto: Dean Dubokovič

 

F013224 043541 sto aktivnosti v istri seca kulinaricna dozivetja photo s

Experiência culinária em Istria. Foto: Jaka Ivančič

 

F010289 piknik med cebelnjak jost gantar photo s 1

Piquenique de apicultores. Foto: Jošt Gantar

 

ATIVIDADES: LAZER NO CAMPO, REPOUSO EM SPA

 

A Eslovênia é um país para descansar na natureza – e oferece lazer no campo durante o ano todo. No inverno, há dezenas de centros de esportes de inverno providenciando todo o necessário para esquiadores alpinos e nórdicos, praticantes de esqui-alpinismo, snowboard, tobogã, caminhadas com raquetes sobre a neve e para outras atividades de lazer de inverno.

 

No verão, a Eslovênia é popular entre os amantes de esportes aquáticos em rios e lagos e no mar. A Eslovênia possui 10 campos de golfe distribuídos em uma variedade de paisagens diferentes. Há também parques para quem busca adrenalina, centros e trilhas de equitação e centros de parapente e balonismo.

 

Uma característica particular da Eslovênia e seu maior trunfo são suas águas termais, em torno das quais 15 spas de saúde credenciados têm se desenvolvido ao longo dos séculos e um número ainda maior de centros de bem-estar termais. Programas de saúde e beleza são baseados em mimos com recursos naturais diferentes e também incluem oportunidades para atividades de lazer. Instalações de bem-estar estão presentes em toda a Eslovênia – não são apenas os famosos spas do país (alguns com uma tradição que remonta há vários séculos) que oferecem momentos de bem-estar, eles também estão disponíveis em hotéis de alta categoria. Outro bom ponto de partida para aventuras na Eslovênia são campings bem organizados ligados a centros termais e encontrados em outros locais pela Eslovênia.

 

F000579 stb 513 dolenjske toplice thermal spa spas and health resorts photo dean dubokovic orig jpg photo s

Dolenjske Toplice Thermal Spa, Spas e Centros de Saúde. Foto: Dean Dubokovič

 

A Eslovênia está comprometida com o desenvolvimento de formas sustentáveis de turismo. O notável nível de conservação do meio ambiente natural é, de fato, uma das reconhecidas vantagens da Eslovênia na Europa. Impressionantes 60% do país são cobertos por florestas, enquanto 36% da Eslovênia estão incluídos na rede de conservação da biodiversidade Natura 2000. A Eslovênia tem cerca de 10.000 cavernas cársticas registradas e é um dos países mais ricos da Europa em termos de quantidade de água (fluvial) por habitante. Os melhores exemplos do desenvolvimento sustentável do turismo na Eslovênia são disponibilizados pelos destinos EDEN (Destinos Europeus de Excelência). As cidades eslovenas classificadas como destinos EDEN até 2020 são: o Vale do Soča, Solčavsko, o Rio Kolpa, Idrija, Laško, Brda, Koper e Podčetrtek.

 

F003868 soa domen grgl www slovenia 1 3626 orig jpg photo s

Rio Soča. Foto: Domen Grӧg

 

CLIMA DA ESLOVÊNIA: PRAZERES O ANO TODO

 

Localizada na junção de quatro grandes áreas geográficas (os Alpes, o Mediterrâneo, a planície da Panônia e os Dináricos com seus fenômenos cársticos), a Eslovênia goza de um clima agradável. Encontra-se em um cinturão moderadamente quente com uma quantidade suficiente de massas de ar úmidas carregadas sobretudo por ventos SW do Adriático.

 

F010396 andrea diving in piran slovenia by michael matti photo s

Mergulho em Piran. Foto: Michael Matti

 

O sudoeste da Eslovênia tem um clima sub-mediterrâneo, com invernos amenos e maior número de dias de sol. As temperaturas são ligeiramente mais baixas do que no verdadeiro clima mediterrânico – o que significa que os verões aqui são mais agradáveis. A temperatura média de julho em Portorož é de 22,5°C.

 

A maior parte da Eslovênia tem um clima continental moderado com invernos frios e verões quentes. A temperatura média de julho em Ljubljana é de 21°C.

 

As áreas de alta montanha têm um clima alpino – com baixas temperaturas e a maior quantidade de chuva e neve no inverno.

 

F011801 planica2018 day3 259 180324 uu photo s

Eventos de inverno no centro nórdico de Planica. Foto: Urban Urbanc, Sportida d.o.o.

 

ESLOVÊNIA: A BASE PERFEITA PARA EXPLORAR A EUROPA

 

A Eslovênia situa-se no coração da Europa. Faz fronteira com a Itália, Áustria, Hungria e Croácia. Toda a Europa fica muito próxima da Eslovênia. Viagens a Veneza são organizadas principalmente de cidades costeiras eslovenas. Ao longo da costa do Adriático, outras estâncias turísticas de verão à beira-mar são acessíveis: na Ístria e ao longo da costa croata. A Eslovênia possui boas ligações de transportes com Viena, na Áustria e Budapeste, na Hungria. Voos regulares para muitas cidades europeias estão disponíveis a partir do Aeroporto Jože Pučnik, em Liubliana.

 

A Eslovênia é membro da UE, de modo que a entrada a partir dos Estados- Membros da UE é rápida e fácil nos termos do Acordo de Schengen. Se chegar de carro, você mal vai notar que cruzou a fronteira da Áustria, Hungria ou Itália. Os visitantes que chegam por via aérea desembarcam em um aeroporto próximo à capital da Eslovênia, enquanto o acesso também é possível através de aeroportos nos países vizinhos. Você também pode chegar à Eslovênia usando serviços de trem diretos a partir de muitos países europeus. A Eslovênia faz parte da rede Eurail Global Pass, o que significa que você pode viajar com um único bilhete válido em mais de 20 países. Você pode visitar a Eslovênia a bordo de um navio de cruzeiro ou com o seu próprio barco, desembarcando em um dos píeres das fronteiras internacionais na costa eslovena.

 

Fonte: Slovenian Tourist Board

 

Pin It