Foto: VisitBritain

 

A Grã-Bretanha é o lar de ícones históricos, paisagens rurais e cidades famosas. Mas, por que não embarcar em um passeio pelos destinos britânicos menos conhecidos, mas, igualmente charmosos? Quer sejam os pubs tradicionais de South Yorkshire, os canais sinuosos de Midlands ou a história musical que bate no coração de Manchester, a Grã-Bretanha é cheia de surpresas agradáveis e inesperadas...Lojinhas: Gosta de Brighton? Descubra Margate!

 

Com sua praia de seixos e animado cais, a cidade inglesa de Brighton é conhecida pelas lojas peculiares e independentes das ruas boêmias das Lanes. Mas a cidade litorânea de Margate, em Kent, têm um nível semelhante de carisma fashion. Margate tem lojas de roupas de alta moda, marcas estilosas de artigos para a casa e elegantes brechós. Misturando o clima dos bairros da moda em Londres com um toque dos brechós de Brighton, Margate é um lugar diferente de qualquer outro. Para completar o roteiro, visite a gruta subterrânea Shell Grotto, totalmente coberta com conchas do mar, conheça a premiada galeria Turner Contemporary  e volte um pouco no tempo com um parque temático de época.

Como chegar: Margate fica a 1h30 de trem de Londres a partir da estação St Pancras.

 

Pubs acolhedores: Gosta de Bristol? Conheça Sheffield!

 

Um polo de criatividade no sudoeste da Inglaterra, a personalidade distinta de Bristol é sempre ilustrada por seus muitos pubs, bares e animada vida noturna. Quem gosta da atmosfera de Bristol pode gostar de outra cidade inglesa cheia de identidade - Sheffield. A ‘Steel City’ do sul de Yorkshire está cheia de charmosos pubs tradicionais, como o aconchegante (e vegano) Red Deer, ou o pub irlandês Shakespeare's, bem como o Trippets Lounge Bar, famoso por sua música jazz. Seja caminhando pelas ruas de paralelepípedos ou experimentando as cervejas locais, o charme da cidade é contagiante.

Como chegar: Sheffield fica a 50min de trem de Manchester, e a 2h40 de Londres.

 

Belos vilarejos: Gosta das Cotswolds? Conheça Bakewell!

 

Quem gosta de passeios por vilarejos britânicos charmosos certamente já ouviu falar das Cotswolds, com seus belos chalés de pedra, salões de chá e pubs cobertos de hera. Mas o condado de Derbyshire, ao norte, também oferece um vislumbre desse estilo de vida pitoresco. A tradicional cidade mercantil de Bakewell, situada ao longo do rio Wye, no Parque Nacional de Peak District, tem história, patrimônio e uma rua comercial cor de mel perfeita para um gostinho da vida no campo britânico.  O roteiro perfeito inclui caminhar à beira dos riachos, visitar as charmosas lojas tradicionais e, claro, provar a iguaria histórica local, que é o Bakewell Pudding!

Como chegar: Bakewell fica a 40 minutos de carro de Sheffield.

 

Canais: Gosta de Londres? Conheça Birmingham!

 

Londres foi construída ao redor do rio Tâmisa, e uma caminhada ou passeio de bicicleta ao longo de suas margens é um dos passeios mais icônicos da cidade. Além do Tâmisa, Londres conta com canais navegáveis, como o dos bairros Little Venice e Camden Town, muito populares no verão. Mas se você quer experimentar algo novo, inclua os canais de Birmingham à sua lista de desejos. Construídos nos séculos 18 e 19 para ajudar a próspera indústria de Birmingham, os canais da cidade somam 35 milhas de vias navegáveis, que podem ser exploradas de barco, a pé ou de bicicleta.

Como chegar: Birmingham fica a 1h30 de trem de Londres.

 

Cidades históricas: Gosta de Bath? Conheça Canterbury.

 

A cidade de Bath, no sudoeste da Inglaterra, é conhecida por sua grandiosa história, sua arquitetura romântica e a inspiradora abadia do século 10, uma combinação que colocou a cidade na lista de Patrimônios da UNESCO. Mas outra cidade inglesa tambem figura na lista da UNESCO com séculos de história e charmosas ruas de paralelepípedos: Canterbury. Situada no condado de Kent, Canterbury foi a inspiração para os Contos de Canterbury, de Geoffrey Chaucer, e é o lar da catedral que viu o assassinato infame de Thomas Becket em 1170, bem como as impressionantes ruínas da Abadia de Santo Agostinho. Não deixe de aproveitar um passeio de barco ao longo do Rio Stour!

Como chegar: Canterbury fica a 50min de trem de Londres.

 

Literatura: Gosta de Stratford-upon-Avon? Conheça Haworth!

 

Os amantes da literatura vão adorar a ideia de explorar a cidade mercantil inglesa de Stratford-upon-Avon. Também conhecida como o berço de Shakespeare, a região inclui a casa onde o dramaturgo nasceu, o chalé de sua esposa e o Teatro Royal Shakespeare. Mas para descobrir outros romances clássicos da Grã-Bretanha, faça uma viagem à Haworth em Yorkshire, a aldeia natal das irmãs Brontë: Charlotte, Emily e Anne, autoras de O Morro dos Ventos UivantesJane Eyre e A Senhora de Wildfell Hall. Aqui você pode vagar pelos pântanos selvagens, explorar a casa da família transformada em museu e visitando a Igreja Haworth, o local de descanso final das talentosas irmãs Brontë.

Como chegar: Haworth fica a 50 minutos de carro de Leeds.

 

Cultura na Escócia: Gosta de Edimburgo? Conheça Glasgow!

 

A capital escocesa Edimburgo tem uma reputação global por se transformar no verão em um polo de cultura, comédia, arte e literatura,em festivais como o Fringe. Mas a Escócia tem ainda mais a oferecer aos amantes da cultura, com a nomeação de Glasgow à principal cidade cultural e criativa do Reino Unido pela Comissão Europeia em 2019. Entre os destaques do tour cultural por Glasgow estão a casa reconstruída do arquiteto pioneiro da cidade, Charles Mackintosh, a deslumbrante arquitetura da Kelvingrove Art Gallery and Museum e do hiper-moderno Riverside Museum

Como chegar: Glasgow fica a 45min de trem de Edimburgo, e a 4h30 de trem de Londres.

 

Esporte em Gales: Gosta de Cardiff? Conheça Llanelli.

 

Cardiff é uma cidade com eletricidade palpável em dias de jogos, com alguns dos jogos mais emocionantes do rugby mundial sendo disputados no Principality Stadium da capital, mas para uma experiência mais ampla da rica cultura esportiva do País de Gales, você deve planejar uma visita à casa do time da união de rugby, os Scarlets. Jogando na cidade de Llanelli, em Carmarthenshire, o estádio Parc y Scarlets é um campo sagrado para muitos fãs de esportes, enquanto a cidade oferece uma base para desfrutar da serena paisagem circundante. Desejando esticar as pernas enquanto explora o País de Gales? Planeje um passeio ao longo da rota litorânea Millennium Coastal Path.

Como chegar: Llanelli fica a 1h20 de trem de Cardiff, e a 3h de trem de Londres.

 

Fonte: VisitBritain

Pin It