Foto: ©VisitBritain/ Lee Beel

 

A Grã-Bretanha é uma ilha formada por Inglaterra, Escócia e País de Gales. O ponto mais distante do mar fica em Derbyshire, Inglaterra, a uma distância de 113 quilômetros da costa. Ou seja: o que a Grã-Bretanha mais tem são cidades, vilarejos e paisagens litorâneas, e não importa onde você esteja, estará sempre perto do mar.

 

Para aumentar ainda mais a oferta há outras pequenas ilhas britânicas - Ilha de Wight, Ilha de Man e as quase mil ilhas escocesas. Cada um destes destinos tem uma história própria para contar. Conheça 12 deles para começar!

 

1. Blackpool, Inglaterra

Blackpool pier, built in the 19th century, packed with fairground rides and arcades.

Foto: © VisitBritain/ Joshua Trigg

 

Com suas luzes brilhantes, cais majestosos e montanhas-russas de madeira vintage, Blackpool é a estância balnear mais icônica da Grã-Bretanha. Tendo crescido muito ao longo do período vitoriano (1830-1900), Blackpool foi beneficiada pela chegada dos serviços de trem e bondes, tornando-se um agitado refúgio à beira-mar dos britânicos. Blackpool fica no noroeste da Inglaterra, a uma hora de trem de Manchester e três horas de trem de Londres.Dentre os passeios imperdíveis estão a icônica torre Blackpool Tower, construída em 1894, a eletrizante The Big One, montanha-russa mais alta do Reino Unido e a orla marítima histórica, que oferece algo para pessoas de todas as idades. Quem quiser se aventurar deve ir ao Blackpool Pleasure Beach, o parque de diversões da montanha-russa The Big One e outras quatro, incluindo uma montanha-russa de madeira tradicional da década de 1930. Há também passeios temáticos inspirados na adorável dupla da Aardman Animations, Wallace e Gromit, e nos The Red Arrows (equivalente à Esquadrilha da Fumaça).

 

2. Bournemouth, Inglaterra

Bournemouth Pier, Dorset, England

Foto: © VisitBritain/ Myron Haydney

 

Bournemouth tem todo o caráter e a magia de uma clássica estância balnear britânica, desde as luzes chamativas dos parquinhos até o perfume de Fish & Chips pairando no ar. Há muito o que fazer quando o sol está brilhando: descontrair no jardim tropical Alum Chinesentir a adrenalina a bordo do Jetski Safari ou gastar as calorias dos sorvetes subindo ao topo da montanha Hengistbury Head. Bournemouth é um ótimo ponto de partida para passeios pela Costa Jurássica, um Patrimônio Mundial da UNESCO formado por falésias e e baías ocultas. Bournemouth fica a 1h50 de trem de Londres.

 

3. Margate, Inglaterra

Sands Hotel, Margate, Kent, England

Foto: © VisitBritain/ Sands

 

HotelMargate combina praia, arte contemporânea, lojas vintage e uma orla marítima tradicional, mostrando a rica herança à beira-mar da região. Quem gosta de mistérios vai adorar a Shell Grotto, uma intrigante gruta subterrânea coberta por mosaicos feitos inteiramente com conchas do mar. A gruta foi descoberta em 1835, mas não se sabe nada sobre suas origens. Quem gosta de aventuras vai adorar a Dreamland, parque de diversões à beira-mar com altas montanhas-russas e shows de época. Qum gosta de arte vai gostar da galeria Turner Contemporary, aclamada internacionalmente. Por fim, vale conhecer o Theatre Royal, um dos mais antigos teatros do país, construído em 1787.

 

4. Brighton, Inglaterra

North Laine, Brighton, England

Foto: © Adam Bronkhorst/ Visit Brighton

 

Conhecida como a mini Londres, Brighton é uma aposta certeira. Moderna, divertida e cheia de estilo, Brighton tem a típica praia de pedras inglesa, um palácio com arquitetura indiana, excelentes museus, vida praiana descontraída e ótimas lojas. Estendendo-se no mar a partir da deslumbrante orla está o famoso Brighton Pier, que oferece muita diversão, passeios e todos os tipos do entretenimento – além de uma bela vista para o mar. Além das grandees lojas e shoppings, as vibrantes ruas comerciais, conhecidas como The Lanes, estão repletas de roupas vintage, antiguidades e joias, tudo em meio às ruas estreitas históricas da cidade. Brighton fica a apenas 1 hora de trem de Londres e próximo a ela você encontrará o South Downs National Park, que abriga as magníficas falésias Seven Sisters, e algumas das vilas mais charmosas do sul da Inglaterra.

 

5. Portsmouth, Inglaterra

Foto: © VisitBritain/ Chris Gorman

 

Localizada na costa sul da Inglaterra, Portsmouth combina história fascinante e visual moderno. Facilmente acessada a partir de Londres (1h30 de trem), esta cidade à beira-mar abriga uma série de atrações históricas no Portsmouth Historic Dockyard: o HMS Victory, navio de guerra mais famoso da Marinha Real, e o HMS Warrior, primeiro navio de guerra blindado com casco de ferro, entre outros navios históricos fascinantes. Ao lado, a moderna Spinnaker Tower e o vibrante shopping center no Gunwharf Quays.

 

6. Marazion, Inglaterra

Foto: © VisitBritain/ Jason Hawkes

 

Situada na lindíssima região da Cornualha, Marazion é especial por abrigar o St Michael's Mount, uma ilha que conecta-se ao continente durante a maré baixa, e sobre a qual foi erguido um castelo. O local sempre atraiu peregrinos por sua associação com São Miguel Arcanjo, e acredita-se que onde hoje está o castelo exisita um mosteiro. Pertinho de Marazion, outra cidade da Cornualha que vale a visita é Penzance, um excelente ponto de partida para explorar as belezas de Cornwall.

 

7. Whitby, Inglaterra

Two people on the steps of a hillside looking towards the pier at Whitby, North Yorkshire, England

Foto: © VisitBritain/ Simon Palmer

 

A pequena Whitby, na costa norte de Yorkshire, capturou a imaginação dos visitantes por séculos. Whitby foi local de inspiração do famoso romance 'Drácula', de Bram Stoker. Mas além do legado literário, Whitby é famosa por seus deliciosos frutos do mar, cabanas de praia coloridas e falésias imponentes. Cercada pelo Parque Nacional North York Moors, todo o litoral está repleto de pitorescas vilas de pescadores, incluindo Staithes e Robin Hood's Bay, além de inúmeras praias e as ruínas da Whitby Abbey, do século XIII.  Aqui você vai comer Fish & Chips premiados e relaxar a bordo da locomotiva a vapor North Yorkshire Moors Railway, uma rota histórica que atravessa o pântano. 

 

8. Aberdeen, Escócia

Aberdeen harbour is a marine support centre for the oil and gas industry and has been open for 900 years

Foto: © VisitScotland

 

A terceira maior cidade da Escócia é famosa por suas construções de granito e sua rica história naval. A uma distância de 2h30 de Edimburgo, Aberdeen oferece diferentes experiências em um único dia: praia de areias claras, surfe, os fantásticos museu e tours por uma das famosas destilarias de Aberdeenshire. Vale a pena descobrir a história naval de Aberdeen e conhecer a cidade velha, com suas ruas de paralelepípedo e graciosas construções de granito - uma viagem no tempo. Aberdeen também é referência em frutos do mar. O restaurante Silver Darling tem uma incrível vista do mar, e o Ashvale se diz o melhor restaurante de Fish & Chips da Escócia. Para completar, o condado de Aberdeenshire abriga mais de 50 campos de golfe. 

 

9. Portree, Ilha de Skye, Escócia

Colourful painted terraced painted houses along the harbour wall with reflections in water, Portree, Isle of Skye, Scotland.

Foto: © VisitBritain/Penelope Bielckus

 

Com suas casas coloridas, pubs e porto animado, Portree atua como um ponto central na Ilha de Skye. Antes uma vila de pescadores, Portree é hoje considerada a capital da ilha, e abriga uma baía intimista que oferece vistas deslumbrantes para todos os lados. Aproveite a natureza dramática das costas e das águas da Escócia ou aventure-se para o norte para descobrir as espetaculares formações rochosas de Skye, incluindo o Old Man of Storr e o Quiraing.

 

10. Tenby, País de Gales

North Beach is a wide sandy beach in Tenby in Carmathern Bay. It is a blue flag beach.

Foto: © Pawel Libera

 

A cidade histórica de Tenby fica no coração de Pembrokeshire e encanta por suas muralhas medievais do século XIII, arquitetura colorida e porto movimentado, oferecendo uma experiência única à beira-mar. Aventure-se ao longo deste trecho do caminho da costa de Pembrokeshire para observar a vida selvagem ou faça um passeio de barco até a Ilha Caldey, um belo local sagrado que oferece um refúgio de paz e tranquilidade. Longe das areias douradas, o Tenby Museum e a Art Gallery mergulham na história natural e marítima da região, ao mesmo tempo em que oferecem vistas impressionantes dos muitos barcos de pesca coloridos enquanto eles flutuam para cima e para baixo no porto.

 

11. Llandudno, Norte de Gales

Bay and pier in Llandudno, Wales.

Foto: © PM Photography

 

Llandudno é o maior resort à beira-mar do País de Gales. Tendo se originado como um assentamento de mineração, com raízes que remontam à Idade do Bronze, Llandudno floresceu no século 19 e hoje oferece um refúgio costeiro perfeito. Um píer construído em 1878 avança alegremente para o mar, proporcionando lindas vistas. Já o passeio no histórico bonde Great Orme leva os passageiros ao topo de um promontório impressionante, com vistas espetaculares da cidade e da gloriosa paisagem circundante. Não deixe de fazer a Trilha de Alice no País das Maravilhas, seguindo as estátuas dos personagens espalhadas pela cidade. Alice Liddell, a garota que inspirou Lewis Carroll, passava férias com a família aqui. Llandudno fica a duas horas de trem de Manchester.

 

12. Aberystwyth, País de Gales

Aberystwyth, West Wales, Wales

Foto: © Visit Wales

 

Considerada uma das cidades universitárias mais animadas do País de Gales, repleta de restaurantes, pubs e estudantes de diversas partes da Europa, a cosmopolita Aberystwyth não abre mão de preservar a cultura galesa em sua forma mais genuína. O idioma galês é bastante falado e os moradores orgulham-se de sua herança. E, quando o agito dos pubs cansar, resta a magnífica experiência de contemplar o pôr do sol no pomposo balneário georgiano de Cardigan Bay, que resiste ao tempo com seu impressionante calçadão margeado por uma área de prédios coloridos em tons pastel. De quebra, visite a Biblioteca Nacional, instalada no topo de uma colina, e o Museu de Ceredigion, que expõe desde ceroulas de lã tricotadas até moedas romanas e móveis antigos de farmácia quecontam um pouco da história de Aberystwyth.

 

Fonte: VisitBritain

 

 

Pin It