Heather on hillside above Kynance Cove, The Lizard Peninsula

Foto: VisitBritain

 

As regiões costeiras e litorâneas da Inglaterra são interligadas pelo caminho da costa da Inglaterra. Previsto para abrir completamente em 2021 – designado o Ano da Costa Inglesa (Year Of The English Coast) – essa será a maior trilha sinalizada do mundo, com quase 5.000 quilômetros de extensão.

 

Muitas partes do caminho da costa da Inglaterra já estão abertas. De locais tranquilos à paisagens de tirar o fôlego, a trilha passa por castelos históricos, vilarejos charmomsos, colinas e ótimos restaurantes para se deliciar com uma porção de Fish & Chips.

 

Conheça alguns dos destaques:

 

Northumberland


Com seus castelos imponentes e ilhas costeiras, repleta de vida selvagem, a costa de Northumberland  oferece beleza e história em igual escala. Observe as imponentes muralhas do Castelo de Bamburgh erguidas nesse local classificado como Área de Incrível Beleza Natural, onde é possível observar raros papagaios-do-mar e focas nas ilhas de Farne e se aventurar na histórica Ilha Santa de Lindisfarne quando a maré estiver baixa.

 

Costa Histórica de Durham


Parte da costa histórica, os penhascos de Durham e suas dunas abrigam uma enorme quantidade de vegetação e animais selvagens. O florescer na primavera e no verão colore a paisagem, mas as impressionantes formações rochosas costeiras, o calcário de magnésio e os penhascos podem ser apreciados o ano todo.

 

Norte de Yorkshire e Costa Histórica de Cleveland


No local onde o Parque Nacional de North York Moors encontra o Mar do Norte, a costa do Norte de Yorkshire e Cleveland tem uma combinação de penhascos com pitorescas vilas de pescadores. Aproveite a pesca do dia no porto de Whitby antes de explorar as ruínas do local e descubra a história da Baía de Robin Hood e o rico passado de mineração da região.

 

Costa de Norfolk


Considerada Área de Incrível Beleza Natural por mais de 50 anos, a costa de Norfolk tem de tudo, desde extensas dunas e salinas da Reserva Natural Nacional de Holkham até a magnífica residência de Holkham Hall. Procure por fósseis num cenário de cores surpreendentes nos Penhascos de Hustanton, construa castelos de areia nas praias e explore uma série de resorts tradicionais a beira-mar, incluindo assistir um show no Pavilhão Grade, no Cromer Pier, o último teatro no Pier da Europa.

 

Costa de Kent


Separando o “jardim da Inglaterra” do mar, Kent abriga 563 quilômetros de litoral com paisagens belíssimas, grandes penhascos de arenito e mais praias Blue Flag do que em qualquer outro lugar do país (Blue Flag é um programa de educação e certificação ambiental que trabalha em conjunto com diversas organizações nacionais e internacionais, visando a melhoria do ambiente marinho, costeiro e fluvial). Admire penhascos na Baía de Botany ou passeie pelos mundialmente famosos penhascos brancos em St Margaret’s em Cliffe, experimente a deliciosa culinária dos melhores chefs de Whitstable ou veja pássaros selvagens em torno da Romney Marsh e a reserva de pássaros em Dungeness.

 

Costa Jurássica


O litoral de 152 quilômetros entre Devon e Dorset é Patrimônio Histórico da UNESCO e exibe 185 milhões de anos de história, e o incrível poder da natureza. Veja o arco de calcário natural em Durdle Door, vá à piscina de pedras e relaxe nas pedras brancas de Lulworth Cove ou embarque numa aventura de coasteering - uma combinação de escalada, natação e salto opcional de penhascos - nesta paisagem diversificada de deixar os sentidos à flor da pele. Lyme Regis com sua rica herança de fósseis, porto histórico e ruas de paralelepípedos é cheia de misticismos, enquanto Undercliff, uma das primeiras Reservas Nacionais, foi formada ao longo do tempo devido a uma série de deslizamentos de terra.

 

Sul de Devon


Descubra penhascos rochosos, enseadas escondidas e praias arenosas pelo caminho da costa sul de Devon. No passado foi assombrado por contrabandistas, atualmente é lar para quilômetros de penhascos com trilhas a serem exploradas, paisagens excepcionais e muitos locais “instagramáveis”. Localizado no coração do sul de Devon, mais uma Área de Incrível Beleza Natural, vale conhecer a pequena cidade do Porto de Salcombe e suas águas que contribuem para moldar a história do local. De Salcombe Sand Bar, que inspirou o poeta Alfred Lord Tennyson, até as ruínas do Castelo de Salcombe, eis aqui uma viagem aos tempos do reinado de Henry VIII.

 

Norte de Cornwall


Inspire-se com as ruínas do Castelo de Tintagel na costa norte de Cornwall, construído no alto de uma ilha rochosa há mais de 500 anos, e conectado ao continente graças a um projeto inovador da insttuição English Heritage. Diz-se que aqui nasceu o lendário Rei Arthur.

 

Merseyside


A Praia de Crosby ao norte de Liverpool oferece quilômetros de costa arenosa e uma instalação de arte única, melhor aproveitada quando a maré está baixa. A obra Another Place, do escultor Antony Gormley foi internacionalmente aclamada e abrange uma coleção de 100 esculturas de ferro em tamanho real, concentradas em um trecho da costa de aproximadamente 3 quilômetros na direção do pôr do sol.

 

Cumbrian Coast


Com quilômetros de litoral pacífico, próximo ao lindo Distrito dos Lagos, a costa de Cumbrian tem inúmeras belezas a se descobrir. Explore os impressionantes penhascos de arenito vermelho no patrimônio costeiro da St Bees Head, visite o porto de Whitehaven ou aproveite um passeio panorâmico por Ravenglass e Eskdale Railway para ver castelos históricos e ruínas antigas.

 

*Fonte: VisitBritain