Ducati Diavel. Foto: Amnarj Tanongrattana Shutterstock

 

A Ducati é uma das marcas mais famosas que representam o motociclismo italiano no mundo. Seus modelos são vendidos principalmente na América e no Japão e moldaram a história do motociclismo, pois são apreciados em todos os lugares e se tornaram uma fonte de inspiração para a produção de outras marcas.

 

Ducati Monster 1200. Foto: M. Shutterstock

 

Sua história

 

A Ducati, nasceu em 1926 como uma empresa especializada em pesquisa e produção de radiocomunicação; como muitas outras empresas italianas, foi forçada a converter a produção de uso civil para militar durante a Segunda Guerra Mundial. Após a ocupação alemã e a destruição da fábrica, após o fim da guerra em 1946, apoiar a produção tecnológica com algo novo tornou-se uma necessidade e, assim, o departamento de motocicletas foi criado.

 

Após milhares de projetos e anos de produções em grande escala, em 2012 a Ducati foi adquirida por outra grande empresa famosa em todo o mundo automotivo: a Lamborghini Automobili SpA.

 

Modelos históricos

 

Em 1954, a Ducati contratou Fabio Taglioni, um brilhante designer que caracterizou as motos da Ducati com suas ideias ao longo da segunda metade do século e desenvolveu  tecnologias que ainda são usadas hoje, como o sistema Desmodromic, o motor de dois cilindros e o quadro Trellis.

 

A equipe Borgo Panigale em Emilia Romagna continuou aprimorando a marca com inovações, como a 750 GT com seu motor de dois cilindros, a Scrambler, que se tornou um dos seus modelos de maior sucesso e a Pantah 500.

 

1993 foi o ano da Monster, a primeira moto "nua"; é uma motocicleta sem superestrutura ou proteção aerodinâmica que inspirou muitos outros modelos. O seu estilo permaneceu inalterado desde a sua estreia até 2007 e a Ducati produziu mais de 150.000 unidades.

 

Seguindo com mais inovação, nos anos 90 a empresa criou a série ST (turismo esportivo) com motos esportivas e confortáveis ​​e que podem ser equipadas com bauletos.

 

A lista continua com a bem sucedida Ducati Hypermotard multi-estrada, a famosa Desmosedici RR, a primeiro moto de estrada desenvolvida a partir de um protótipo de corrida e a mais recente Ducati 1199 Panigale.

 

Ducati racing

 

A Ducati tem um departamento que gerencia as competições mundiais de motociclismo. São as corridas de Superbike, onde a empresa conquistou 14 títulos mundiais e as corridas Supersport (1 título) e Superstock (3 títulos). A Ducati também participa do campeonato de Moto GP, no qual conquistou seu primeiro título mundial em 2007.

 

Premio-Gp-2011 - Valentino Rossi su Ducati. Foto: Natursports Shutterstock

 

Curiosidade

 

O Museu Ducati foi construído em Borgo Panicale em 1998. Além de visitar os modelos mais recentes através de uma série de sete salas temáticas de multimídia, você também pode acompanhar a história desta grande empresa. A Ducati foi a primeira empresa a oferecer uma motocicleta à venda exclusivamente via internet; era o ano de 2000 e a moto era uma Ducati MH900e.

 

 

Pin It