As colinas do Prosecco - entre Conegliano e Valdobbiadene, na província de Treviso, no nordeste da Itália - são uma terra extraordinária, onde é produzido um vinho de renome internacional, coberto de vinhedos trabalhados à mão em íngremes declives e que, em julho de 2019 receberam um reconhecimento importante: o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Vamos descobrir mais sobre esta área única e especial e seus itinerários de comida e vinho.

 

As Colinas do Prosecco: uma área única


As colinas do bom vinho, patrimônio da UNESCO

 

As colinas do Prosecco são o 55º local italiano reconhecido pela Unesco, um lugar responsável pela maior parte da produção de Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene DOCG, um vinho branco exportado para todo o mundo com mais de 90 milhões de garrafas produzidas a cada ano. Esta terra ainda usa uma das primeiras técnicas de produção de vinho espumante (datada de 1876, da primeira escola enológica de Conegliano Itália, ainda hoje ativa) e uma viticultura heróica, que moldou magistralmente os terrenos acidentados para torná-los adequados para as plantações de videira.

 

Esta área é dominada por uma conformação geomorfológica específica: abaulamentos, uma série de subidas com cumes estreitos e declives acentuados (com até mesmo uma inclinação de 50%). Trabalhada por homens desde a Idade Média, ao longo dos séculos, as Colinas do Prosecco assumiram geometrias espetaculares e uma aparência estranha de tabuleiro de xadrez.

 

Itinerários gastronômicos ao longo das colinas do Prosecco

 


Pequenas aldeias imersas em terraços e vinhedos

 

Na terra de Prosecco, a beleza e o bom gosto combinam-se com maestria, convidando os visitantes a uma jornada de descoberta entre vinícolas (com mais de 180 na área) e pequenas aldeias imersas em terraços e vinhedos, abadias e fortalezas. Por exemplo, ao longo da Strada del Prosecco (rota Prosecco), se encontra o primeiro itinerário de enoturismo fundado na Itália: 90 quilômetros para viajar de carro, a pé ou de bicicleta, entre um copo de vinho e uma degustação de queijos locais ou carnes curadas.

 

Sua viagem em nome do bom gosto nas colinas do Prosecco pode começar na Escola Enológica de Conegliano, onde você vai descobrir os segredos da produção de vinho espumante. E também onde você pode participar de uma visita guiada às adegas, visitar a loja de vinhos ou o Museu Enológico nas proximidades.

 

A partir daqui, você pode continuar até Collabrigo, uma vila histórica que oferece vistas sobre as colinas circundantes, a Rua di San Pietro di Feletto, com seu retiro do século XVII, e San Pietro di Feletto, onde há uma maravilhosa igreja românica do século XII com vista para as vinhas.

 


Molinetto della Croda, Refrontolo

 

A Rota Prosecco desce até Refrontolo, onde é produzido um vinho de palha muito apreciado, e onde você encontrará o Molinetto della Croda, um antigo moinho de água - ainda em funcionamento - na rocha imersa entre bosques e vinhedos, e que hoje é um museu.

 

A partir daqui, você pode chegar a Villa Brandolini, em Solighetto, sede do Consorzio Tutela del Vino Prosecco Conegliano Valdobbiadene DOCG, onde são frequentemente realizadas exposições e eventos culturais; como alternativa, você pode fazer um rápido desvio para a vila de Follina, alistada entre as mais bonitas da Itália, onde fica a imponente Abbazia di Santa Maria e parar para almoçar em uma trattoria local para saborear aperitivos ricos, risotos ou pratos de carne.

 


A Abadia Cisterciense de Santa Maria

 

Subindo em direção a Farra di Soligo, as colinas se tornam mais íngremes e mais envolventes: aqui se destacam as três Torres Credazzo, os restos de um castelo destruído pelos lombardos e a pequena igreja de San Martino; com alguns minutos a pé pelas vinhas, você chega à igreja de San Vigilio, na vizinha Col San Martino.

 

Seguindo pelas colinas, você chega a Colbertaldo e depois a Cartizze, onde se abre uma vista sensacional das vinhas, entre o sugestivo chioccole (os cones montanhosos) e casére, com os celeiros típicos locais: este é o lugar certo para uma visita a vinícola, para provar o conhecido Valdobbiadene Superiore di Cartizze DOCG, produzido aqui; de Follo a Santo Stefano, as colinas onde o Prosecco Superiore DOCG é produzido se abrem.

 


Descobrindo os sabores das terras de Prosecco

 

A Rota Prosecco termina em Valdobbiadene, no topo de uma colina, onde estão localizadas muitas vinícolas de vinho espumante, além de excelentes restaurantes para saborear a comida especial da zona rural de Treviso. Aqui há um osteria interessante, onde você pode se servir de uma seleção de frios, queijos, sobremesas e taças de Prosecco.

 

Para voltar a Conegliano, você pode passar pela Guia e Campea, onde pode admirar algumas das mais belas paisagens das vinhas da região. Depois de atravessar o rio Soligo, de Pedeguarda, você sobe para o pequeno centro de Farrò, onde pode fazer agriturismo local, entre vinhedos e bosques espessos, sem negligenciar a vista de Rolle.

 


Vista de Rolle, Cison di Val Marino

 

Depois de deixar Arfanta, você segue em direção a Tarzo e Corbanese, onde todos os anos acontece o evento “Mostra do Superiore dei Colli”, com degustação de uma seleção de vinhos locais combinados com carnes no espeto e polenta. Depois, você continua a Cozzuolo, Carpesica e Ogliano, entre fazendas e trilhas naturais, até retornar a Conegliano.

 

A área de Valdobbiadene também se estende a uma altitude mais alta, até 1.500 metros: este lugar é ideal para combinar um dia de natureza - a pé, a cavalo ou de mountain bike, por exemplo, ao longo da rota “Andar per Malghe” - com um almoço de comida caseira em uma malga (cabanas na montanha local), onde também é possível comprar o queijo fabricado localmente, como o Monte Cesen ou o orgânico Montasio DOP. Uma visita a Miane, famosa por suas castanhas usadas para preparar o IGP Marrone di Combai, é aconselhável no primeiro domingo de setembro, quando ocorre o evento “Malghe tra Mel e Miane” dedicado a pastagens alpinas, com visitas ao malghe, stands de produtos locais e demonstrações na produção de laticínios.

 


Queijo Montasio feito de vacas pastando nos Alpes italianos

 

Fotos de RTEMagicC - Italia.it

 

Pin It