O bairro de Brent foi escolhido como o atual Borough of Culture (Bairro da Cultura) de Londres, parte de uma iniciativa do prefeito da cidade para celebrar a cultura, as pessoas e a inovação dos diferentes distritos de Londres. Brent assume o posto que foi de Waltham Forest em 2019, o primeiro bairro a fazer parte do projeto.

Steel pan player for Brent London Borough of Culture 2020. Credit Brent London Borough of Culture 2020 and Lauren Butcher (Bolton & Quinn)

Brent não é apenas o Bairro da Cultura, mas também um “bairro de culturas”. Famoso por abrigar o Wembley Stadium e ser a casa de jogadores como Cyrille Regis e Rachel Yankey, o bairro no noroeste de Londres tem uma forte herança esportiva. Também há conexões com o mundo da música, já que foi a morada de Bob Marley, do baterista do Who, Keith Moon e do astro George Michael.

A programação de eventos do ano traz referências sobre a história de Brent, a importância do seu passado, a vida cotidiana e como o futuro está sendo moldado. Criado pelo Blueprint Collective, um coletivo com 100 jovens de toda a cidade, o calendário inclui os eventos que listamos a seguir.

RISE

RISE Brent London Borough of Culture 2020 opening ceremony. Credit Brent London Borough of Culture 2020 and Lauren Butcher (Bolton & Quinn)

No lançamento oficial do Brent 2020, em 18 de janeiro, o RISE trouxe centenas de residentes de Brent contando a história local através de dança, cinema, música e projeções em larga escala ao longo do percurso olímpico. A abertura, no Wembley Park, mostrou como Brent moldou a música, o esporte, o ativismo e muito mais. A curadoria é da Southpaw Dance Company, da coreógrafa Andrea Queens.

The Anthem

Para celebrar a comunidade diversificada do bairro, a música The Anthem foi composta como um hino de Londres, contada pelo povo de Brent. “The Anthem” será apresentada em eventos ao vivo no bairro durante todo o ano de 2020, incluindo na SSE Arena Wembley  em julho. A autoria é do cantor e compositor Rahel Debebe-Dessalegne em parceria com Momtaza Mehri. A dupla trabalhou com jovens de Brent para garantir que a letra refletisse as muitas histórias que o bairro tem a contar. A Royal Philharmonic Orchestra e o Brent Music Service também produzirão uma gravação com orquestra do hino, a estrear em julho, que apresenta as vozes de quatro mil crianças em idade escolar de Brent.

The Kilburn High

Brent London Borough of Culture 2020. Credit Brent London Borough of Culture 2020 and Jason Hawkes

A estrada mais antiga de Londres atravessa o centro de Brent e será palco de uma festa de rua ao longo de quase dois quilômetros antes da final da UEFA Euro 2020 em julho. A festa The Kilburn High vai fechar a Kilburn High Road para o trânsito, das estações Kilburn até Kilburn High Road, para celebrar a famosa “Music Mile” no dia 11 de julho. Serão vários palcos com bandas, DJs e paredes de som, além de uma grande variedade de barracas de comidas e bebidas com pratos do mundo todo. Será uma grande festa para esquentar o espetáculo do futebol, que acontecerá no dia seguinte.

Museum of All Brent life

Investigando as memórias, histórias e mitos de Brent, o Museum of All Brent Life será um museu vivo espalhado por dez bibliotecas do bairro, com inauguração em 15 de maio. Cada biblioteca identificou uma pessoa, objeto ou história com vínculos com a área e contratou artistas para explorá-la ainda mais. As obras incluem um imenso mural de George Michael criado pelo pintor Dawn Mellor em Kingsbury e uma instalação visual usando citações do romancista JG Ballard feita pelo artista Dan Mitchell na Wembley Library. A artista londrina Ruth Beale também sediará um fórum para jovens na Kilburn Library, chamado de "think-tank para o povo". Outros locais incluem Barham Community Library, Cricklewood Library, Ealing Road Library, Harlesden Library, Kensal Rise Library, Preston Community Library e The Library at Willesden Green.

Arena Takeover

Wembley Area, Brent London Borough of Culture 2020. Credit Brent London Borough of Culture 2020 and Lauren Butcher (Bolton & Quinn)

Realizada na SSE Arena Wembley, em 5 de setembro, esta eclética mostra de sons contará com vários artistas importantes, todos com curadoria do Brent Blueprint Collective com a Metropolis Music. Os artistas da Arena Takeover ainda serão anunciados. Já se sabe que, por ter uma competição, o evento terá vários artistas da região.

No Bass Like Home

Para homenagear a contribuição de Brent à música britânica, o evento No Bass Like Home revelará como o reggae, Harlesden e a gravadora Trojan Records transformaram o cenário do reggae mundial. Embora muitos estúdios e histórias ficaram no passado, o The Bass Weekender, de 3 a 4 de outubro, reacenderá o interesse pela rica herança de reggae do bairro. Bares, lojas e centros comunitários de Harlesden irão receber uma série de lendas da música, como Don Letts a Big Zeeks e Janet Kay. O evento também irá documentar a história musical de Brent em um arquivo online, ajudando a disponibilizar os sons do passado para uma nova geração.

MOBO Awards

Para comemorar o 25º aniversário do MOBO Awards, a cerimônia de premiação de música influente retornará à casa de seu fundador, o cavaleiro Kanya King, nascido em Brent. A SSE Arena Wembley sediará a celebração de talentos musicais britânicos e globais dos gêneros de reggae, hip-hop, RnB, grime, jazz e música africana no dia 12 de novembro.

Zadie Smith: The Wife of Willesden

Zadie Smith, escritora de Brent conhecida mundialmente por suas representações da vida na Londres contemporânea, reimaginou uma das obras do grande poeta Geoffrey Chaucer para Brent 2020. Seu trabalho, The Wife of Willesden, será apresentado no Kiln Theatre, em Kilburn High Road, em dezembro. O trabalho é uma visão moderna de “The Wife of Bath’s Tale” cerca de 630 anos após a sua primeira versão e traz uma série de questões importantes sobre o lugar das mulheres na sociedade.

 

Fonte: VisitBritain

Pin It