Zip lining in Wales, Crown Copyright and Visit Wales

Foto: VisitBritain

 

 

O ano de 2020 foi escolhido como Year of Outdoors (Ano das Atividades ao Ar Livre) no País de Gales. Isso quer dizer que o ano fará uma contínua celebração das paisagens naturais do país, sua história rica e cultura distinta. Da beleza pitoresca de seus três parques nacionais à observação de animais selvagens ao longo de sua costa diversificada, o país é um refúgio natural para aventuras e experiências únicas ao ar livre. Para completar o cenário, o País de Gales é também rico em eventos e comida saborosa.Curtindo a vida ao ar livreExplore os 1.400 quilômetros da impressionante costa galesa ao longo da Wales Coast Path, uma rota que apresenta toda a diversidade da região. Descubra tudo, incluindo praias varridas pelo vento, dunas cheias de vida selvagem, pitorescas vilas de pescadores e cidades litorâneas movimentadas. Você pode espiar as focas e botos na costa de Anglesey, ver papagaios-do-mar e gansos em Pembrokeshire e conhecer a maior população britânica de golfinhos em Cardigan Bay.

 

A Wales Coast Path criou uma série de itinerários para caminhadas curtas e mais longas, incluindo voltadas para mindfulness, passeios culturais e familiares. Com um lugar conquistado entre os 25 principais pontos para se visitar em 2020 eleitos pela National GeographicThe Wales Way, uma coleção de três rotas turísticas distintas que cruzam o país, reúne muitas das diversas paisagens do país, mostrando história, cultura e atrações diferentes. Com 300 km de comprimento, o Cambrian Way corta o país de norte a sul, seguindo a espinha dorsal do País de Gales. Já o Coastal Way segue ao longo de grande parte da costa oeste. Por fim, o North Wales Way traça uma antiga rota comercial ao longo da costa norte até Anglesey, passando por cidades litorâneas, castelos magníficos e refúgios de vida selvagem.

 

O País de Gales também tem inúmeras praias premiadas: 40 delas receberam o status de Blue Flag (Bandeira Azul) em 2019, o que significa que há mais praias com este atestado global de sustentabilidade por quilômetro de costa do que em qualquer outro lugar na Grã-Bretanha. Os Green Coast Awards foram concedidos a 18 praias, reconhecendo as joias escondidas ao longo da costa galesa que carecem de infraestrutura de apoio, enquanto outras 40 conquistaram o Seaside Award por suas boas instalações e qualidade da água. As areias de BarafundleRhossili Bay e Llanddwyn também estão entre as 10 melhores praias do Reino Unido no TripAdvisor, escolhidas por milhares de viajantes.

 

Para sentir o gostinho do deserto, visite um dos três parques nacionais do País de Gales - SnowdoniaBrecon Beacons e Pembrokeshire Coast. Além de sua beleza cênica, Snowdonia e Brecon Beacons são famosos por observar estrelas e têm a honra de estarem entre as International Dark Sky Reserves (Reservas Internacionais do Céu Escuro) -- apenas 15 locais em todo o mundo detém essa denominação. Descubra as paisagens acidentadas de Snowdonia com um passeio na histórica Snowdon Mountain Railway, a ser reaberta em março de 2020, até o cume do monte Snowdon. Voe através da Penrhyn Slate Quarry na tirolesa mais rápida da Grã-Bretanha, a Velocity 2, ou perca-se na magia de Portmeirion. Outra ideia é experimentar as misturas mais recentes na Penderyn Distillery sentar-se e relaxar a bordo da Brecon Mountain Railway ou subir a Pen y Fan para provar o Brecon Beacons.

 

Lar de 600 castelos, o País de Gales é repleto de áreas ao ar livre com monumentos históricos. Eles incluem os imponentes Patrimônios da Humanidade da UNESCO em CaernarfonBeaumarisConwy e Harlech, as ruínas de Raglan e a torre inclinada de Caerphilly. Cada castelo tem sua própria história para contar. Como 2020 é o Year of Outdoors, o momento é perfeito para descobrir mais sobre a história por trás deles e as paisagens cênicas onde as grandes fortalezas foram construídas.

 

Radicalizando os esportes

 

Nos dias 23 e 24 de maio de 2020, o País de Gales sediará os primeiros Nitro World Games a serem realizados fora dos EUA, prometendo uma sequência de muita adrenalina. O Principality Stadium de Cardiff receberá os maiores atletas do mundo em BMX, Skate, FMX e Scooter, em competições ao longo de dois dias. Eventos de Freestyle Motocross, Skate Vert, BMX Triple Hit, BMX Best Trick e Scooter Best Trick estão agendados para acontecer no estádio.

 

Desafiando-se em um cenário inesquecível

 

Quest Wales retorna à tranquila vila de Betws-y-Coed, no coração de Snowdonia, em junho, oferecendo aos competidores a chance de correr, pedalar e andar de caiaque por algumas das paisagens mais pitorescas do país. Com três rotas -- o desafio de 23 km, a trilha esportiva de 38 km e a trilha para especialistas de 50 km --, a competição, agendada para 20 de junho de 2020, oferece opções para diferentes níveis de condicionamento físico e habilidades. Os caiaques serão fornecidos pela organização e as bicicletas estarão disponíveis para aluguel. Como alternativa, aqueles que não desejam participar podem sempre ir à região para assistir ao cenário espetacular do evento.

 

Misturando aventura com o conforto do lar

 

Após o lançamento do Adrenaline Indoors no Adventure Parc Snowdonia em 2019, o local está se preparando para receber um novo hotel Hilton Garden Inn em 2020. O empreendimento ressalta o estilo de vida e o destino de aventura, com uma série de ambientes próprios para os aventureiros, além de um spa com áreas internas e externas. O Adrenaline Indoors possui uma série de paredes de escalada e tirolesa, o único kicker flight slide (um tipo de escorregador no qual você voa para um colchão inflável) do Reino Unido, um sistema de cavernas e um percurso de arvorismo radical, além de inúmeras outras atividades para fazer o coração disparar. Uma alternativa é Surf Snowdonia, a lagoa para surfe indoor na qual os visitantes podem aprender a surfar em ondas iniciantes ou aperfeiçoar suas habilidades mais avançadas.

 

Relaxando em bares premiados

 

Nomeado o Pub do Ano no País de Gales no mais recente Good Pub Guide, o The Bull em Beaumaris usa ingredientes de origem local em sua brasserie, gerando um cardápio que inclui bife do lombo galês, carne de veado, filé de pescada, costeletas de cordeiro de Anglesey e pappardelle com cogumelos selvagens. Localizado perto do castelo histórico da cidade, esse charmoso bar remonta ao século 15 e mantém sempre uma lareira acesa. Outra ideia é visitar The Harp at Old Radnor, Melhor Pub do Ano no Interior de acordo com The Good Pub Guide, uma antiga pousada galesa situada no topo de uma colina em Powys. Nele. Aqui, você pode provar cervejas artesanais mantidas em barris num cenário de pisos antigos de ardósia e vigas de carvalho. Depois, pode se aventurar ao ar livre para descobrir vistas impressionantes e uma série de atividades, desde rally até pesca.

 

Descobrindo a história da nação

 

St Fagans National Museum of History passou recentemente pela maior reforma de sua história e possui inúmeras galerias e oficinas preparadas para transformar a experiência do visitante. Premiado como Museu do Ano pelo Art Fund em 2019, ele oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar no patrimônio e na cultura do País de Gales, explorando a vida no país desde os primeiros humanos até os dias atuais com uma variedade de peças históricas e arqueológicas.Destilando a herança galesaA primeira destilaria de gin em escala real do sul do País de Gales deve abrir suas portas em janeiro de 2020, trazendo tours, degustações e uma escola de gin. A Hensol Castle Distillery, na bela paisagem de campo do Vale of Glamorgan, perto de Cardiff, vai fabricar gins artesanais em pequenos lotes em sua adega no Hensol Castle, do século 17. Os visitantes podem aprender os processos por trás da criação de gin e tentar criar sua própria bebida. Aninhada no coração da zona rural do norte galês, a Aber Falls Distillery também está lançando um novo centro de visitantes e restaurante em 2020, adicionando ao seu conjunto existente de tours, masterclasses e experiências de laboratório. O primeiro lote de uísque da destilaria estará disponível a partir de 2020.

 

Descansando e provando sabores ao estilo local

 

Twr y Felin, um moinho de vento restaurado e o primeiro hotel de arte contemporânea do país, combina hospedagem e experiências únicas. Localizado na pequena cidade de St Davids, em Pembrokeshire, ele terá 20 novos luxuosos quartos em 2020, além de aventuras como coleta de alimentos na natureza e passeios na paisagem circundante. Um menu adaptado sazonalmente no restaurante Blas oferece pratos que refletem a região e seus produtos, proporcionando um sabor autêntico da cultura galesa. Como parte do Retreats Group, os visitantes também podem desfrutar de estadas luxuosas nos arredores dos hotéis Roch Castle e Penrhiw Priory. Em Abergavenny, o Angel Hotel oferece, além de hospedagem, viagens em grupo para coleta de alimentos, degustação de vinhos e experiências de panificação, garantindo aos hóspedes um verdadeiro sabor da paisagem rural galesa.

 

Servindo-se em banquetes do mar

 

Saboreie uma celebração do mar no final de junho na Pembrokeshire Fish Week, uma série de dar água na boca com 250 eventos espalhados em todo o condado. São passeios temáticos, mercados de alimentos e demonstrações dos deliciosos frutos do mar da região e o rico patrimônio marítimo galês. Outro destaque do calendário gastronômico britânico é o Abergavenny Food Festival, que toma conta da cidade galesa em 19 e 20 de setembro. Os visitantes podem saborear degustações e diversas masterclasses com os principais chefs locais, além de aproveitar o entretenimento de rua.

 

Como chegar:

 

Cardiff, a capital galesa de Cardiff, fica a duas ou três horas de trem a oeste de Londres. O norte do País de Gales também pode ser acessado de carro ou passeios de Liverpool e Manchester. Cardiff também possui um aeroporto internacional com conexões do Brasil, via Amsterdã, pela KLM.

 

*Fonte: VisitBritain