Tropea - Calábria

 

A Calábria está no pé da bota, no extremo sul da Itália - banhada pelo esplêndido mar azul e cristalino do mar Jônico e Tirreno e separada da Sicília pelo estreito de Messina. O clima quente, as belas cores do mar, as costas rochosas que se alternam com as praias, uma natureza selvagem e misteriosa, os sabores fortes e genuínos da comida local e os vestígios de suas origens antigas fazem da Calábria um lugar único que os turistas podem desfrutar no inverno e no verão.

 

Nessa região, qualquer desejo pode ser realizado. Quem ama a natureza, seus aromas e mistérios, pode explorar o interior da Calábria, descobrindo cenários puros e não poluídos, onde enormes cinturões verdes se alternam com lagos azuis e cachoeiras.

 

Por outro lado, aqueles que preferem aproveitar os raios quentes do sol e mergulhar em um mar cristalino podem escolher entre as muitas localidades encantadoras ao longo das longas costas tirreno e jônica.

 

Quem preferir aprender sobre o passado da região, a Calábria, berço da Magna Grécia e terra de assentamentos antigos, está repleta de esplêndidas igrejas, mosteiros, castelos, palácios e cidades onde tradições milenares perduram.

 

As províncias da Calábria são: Catanzaro (capital regional), Reggio Calabria, Cosenza, Crotone e Vibo Valentia.

 

O QUE VER

 

Arco Magno - Calábria

 

Os amantes da arte não vão querer perder a oportunidade de ver os famosos Bronzes de Riace, expostos no Museu Nacional de Reggio Calabria. As estátuas são um vestígio importante da Magna Grécia, uma época que moldou a história dessa região significativamente. Essas belas estátuas, representando dois heróis guerreiros, são um exemplo raro da escultura grega clássica.

 

Com seus quase 800 km de costa, a Calábria oferece uma grande variedade de praias lindas; em particular, Capo Vaticano, na província de Vibo Valentia, que é considerada uma das 100 praias mais bonitas do mundo: uma longa faixa de areia fina cercada por árvores antigas e banhada por águas cristalinas que fervilha com uma fauna de peixes variada.

 

Uma viagem ao interior da Calábria é uma oportunidade imperdível, com os Parques Nacionais de Sila, Serre, Aspromonte e Pollino, que estão entre os destinos naturais mais interessantes. Os riachos e pedras de Aspromonte, a grande e antiga vida vegetal de Sila e a rica fauna de Serre são apenas algumas das maravilhas naturais oferecidas por esta região.

 

O QUE FAZER

 

Chinalea di Scilla - Calábria

Quando se fala sobre a Calábria, pensamos no mar e em suas maravilhosas praias para se bronzear e tomar sol. Ainda assim, essas águas claras em seus mil tons também são uma academia natural, onde se pode praticar windsurf, kitesurf ou mergulho, para descobrir um maravilhoso fundo do mar que hospeda corais de cores vivas e até destroços intrigantes da Segunda Guerra Mundial.

 

A região oferece muitas oportunidades de diversão e relaxamento para quem decide passar as férias no interior. Os Parques Nacionais, que cobrem a maior parte do interior da Calábria, são uma emoção para os amantes da natureza.

 

E esportes de inverno certamente não estão fora de questão; escolha entre as muitas estações de esqui, equipadas com pistas artificiais para esquiar o ano todo.

 

Quem gosta de um bom desafio não deve perder uma experiência de rafting ao longo do rio Lao ou através dos desfiladeiros de Sila. Como alternativa, o rio pode ser percorrido sem a necessidade de um barco de qualquer tipo: basta mergulhar na água, descendo com uma corda nos trechos mais difíceis. Isso é canionismo, e o apoio de guias especializados torna esses esportes fascinantes acessíveis a qualquer pessoa.

 

Outra possibilidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo é a orientação, um esporte que nasceu nos países escandinavos para testar o senso de direção. Os participantes equipados com um mapa e uma bússola devem alcançar a meta no menor tempo possível; eles podem escolher independentemente o caminho a seguir, mas devem chegar a paradas intermediárias predefinidas.

 

E por que não tentar a emoção de voar sobre essas paisagens de tirar o fôlego? Instrutores especializados irão levá-lo através das nuvens (firmemente preso à sela de um parapente) para mostrar a beleza da Calábria de uma perspectiva totalmente diferente!

 

O QUE COMER

 

Le Castella - Calábria

 

A Calábria é uma terra de emoções fortes e intensas; isso não é menos verdade quando se trata da cozinha local. Testemunhe a famosa pimenta calabresa (pepperoncino), encontrada na maioria dos pratos típicos da Calábria. De pão torrado com salsicha ou sardinha n'duja - chamado de "caviar dos pobres" - a salsichas de porco, de molhos a massas a pratos de peixe.

 

O forte sabor da pimenta contrasta com o sabor doce da cebola Tropea, protegida pela marca de qualidade IGP. A cebola é usada para temperar pratos, bem como para fins curativos.

 

Algumas das iguarias entre os produtos da Calábria e os pratos típicos que os exploradores desta incrível região devem experimentar incluem: azeite extra-virgem, vinhos, licores de bergamota, alcaçuz, cidra e ervas, mel e compotas, tipos especiais de massas caseiras (strangugghj, fileja, maccaruni) que ainda são feitos hoje usando os métodos antigos. E se você visitar a região durante o Natal, poderá provar uma variedade de outras guloseimas.

 

Fotos de RTEMagicC - Italia.it

 

Pin It