Em 2020, a Itália prestará homenagem ao grande Rafael Sanzio, no 500º aniversário de sua morte, com um rico calendário de exposições e eventos culturais: sua cidade natal, Urbino, o honrará excepcionalmente; no entanto, grandes eventos também estão agendados em Roma, Perugia, Milão, entre outros. Aqui está a programação completa dos eventos para as comemorações do Rafael 500.

 


Baldassare Castiglione – Urbino

Retrato de Baldassare Castiglione, Rafael

 

Aguardando as comemorações do 500º aniversário da morte de Rafael, Urbino, sua cidade natal, tem reservado vários eventos e exposições dedicadas ao artista. Entre abril e outubro de 2020, a Galleria Nazionale delle Marche, localizada no Palácio Ducal de Urbino, sediará "Baldassarre Castiglione": uma exposição focada no humanista famoso e multifacetado a serviço da corte do Palácio Ducal, que também era habilidoso diplomata e político, e conectado a Rafael por estima e amizade.

 

Seguindo o fio de Rafael e Raphael Ware - Urbino

 


Em 2020, “Sul filo di Raffaello” exibirá os rascunhos criados por Rafael para as tapeçarias da Capela Sistina; além disso, até 13 de abril de 2020, “Raphael Ware. I colori del Rinascimento ” (As cores da Renascença), mostrará 157 exemplos refinados de majólica renascentista vindos da maior coleção particular do mundo, feita por artistas de Urbino inspirados no gênio de Rafael.

 

Rafael: de suas origens à lenda - Urbino

 

De 2 de março a 6 de abril de 2020, a Casa Santi, local de nascimento de Rafael em Urbino, sediará “Raffaello: dalle origini al mito” (Rafael: de suas origens à lenda): mais do que apenas uma exposição, será um evento de narrativa digital na forma de oficinas, experiências interativas e caminhos virtuais nas salas onde o grande artista nasceu e cresceu.

 

Rafael e Angelo Colocci - Jesi

A Escola de Atenas - Museus do Vaticano

 

De 3 de abril de 2020 a 31 de janeiro de 2021, a Fundação Angelo Colocci em Jesi sediará o evento “Raffaello and Angelo Colocci”, em colaboração com os Museus do Vaticano. Documentos originais e reconstruções multimídia contarão sobre o relacionamento entre Rafael e o humanista de Jesi Angelo Colocci, um relacionamento que contribuiu para a criação da famosa pintura "A Escola de Atenas".

 

A Virgem de Loreto por Rafael - Loreto

Virgem de Loreto por Rafael

 

Loreto, localizada na província de Ancona, de 4 de abril a 5 de julho, sediará a exposição “La Madonna di Loreto di Raffaello” (“A Virgem de Loreto por Rafael”), que ilustrará os eventos relacionados à conhecida pintura "Madona do Véu" (ou "Virgem de Loreto"). Além de duas versões valiosas da pintura, também estarão em exibição obras de Parmigianino e Sebastiano del Piombo.

 

Rafael, uma exposição impossível – Aeroporto de Ancona

 

“Raffaello, una mostra impossibile” (“Rafael, uma exposição impossível”) foi inaugurada em 23 de novembro de 2019 dentro do aeroporto de Ancona-Falconara (em homenagem a Rafael Sanzio), com uma exposição de 45 pinturas de Rafael - incluindo a famosa Escola de Atenas - reproduzida na escala 1:1, todos os trabalhos normalmente estão espalhados em 17 países diferentes. Trata-se de uma exposição itinerante: depois de Ancona, em fevereiro de 2020, a exposição será transferida para o Carrousel du Louvre em Paris e depois para outras cidades europeias.

 

Rafael, Scuderie del Quirinale - Roma

Madona da rosa por Rafael

Teremos que esperar até a primavera de 2020 pela grande exposição monográfica "Raffaello", que será realizada em Roma, em Scuderie del Quirinale, de 5 de março a 2 de junho. Quase duas centenas de obras-primas estarão em exibição, incluindo pinturas e desenhos, reunidas pela primeira vez em um único espaço de exibição, como resultado de uma colaboração sem precedentes com a Galeria Uffizi, os Museus do Vaticano e museus de todo o mundo. Esta exposição dará a oportunidade de admirar obras-primas como a conhecida "La Velata" da Uffizi, "Êxtase de Santa Cecília" da Pinacoteca de Bolonha, a "Madona Alba" da Galeria Nacional de Arte de Washington , o "Retrato de Baldassarre Castiglione" do Louvre e a "Madona da rosa" do Museu do Prado. A exposição mostrará o período mais frutífero do artista de Urbino - o de sua estadia em Roma - e contará toda a carreira criativa de Rafael.

 

Rafael e a invenção do grotesco - Roma

Sala Ottagona, Domus Aurea - Roma, Lácio

 

Roma homenageia Rafael com mais dois eventos: em março, a Sala Ottagona, da Domus Aurea, sediará a exposição "Rafael e a invenção do grotesco" com instalações multimídia que refazem a história épica da Domus Aurea e suas célebres decorações que tanto inspiraram Rafael. A partir de 25 de abril, o complexo de Capo di Bove, no Parque Arqueológico da Via Ápia, dedicará uma exposição ao papel de Rafael como superintendente da herança de Roma: ele se concentrará na carta enviada por Raphael e Baldassarre Castiglione a Leo X, considerado um ponto de virada histórico para a preservação das ruínas da Roma antiga.

 

Rafael no Vaticano

Retábulo Oddi por Rafael

 

Quanto ao Vaticano, de 17 a 23 de fevereiro, o ciclo de tapeçarias criadas por Rafael para o Papa Leão X retornará ao seu local de origem: os muros da Capela Sistina. Enquanto isso, na Pinacoteca Vaticana, em conjunto com a restauração final do "Retábulo Oddi ", será inaugurado o novo Rafael Hall. E também, no Vaticano, de 20 a 22 de abril, um congresso internacional sobre Rafael será sediado.

Rafaello 2020

 

De 4 de outubro de 2019 a 20 de fevereiro de 2020, o Museo della Permanente, em Milão, recebe o "Raffaello 2020", não apenas uma exposição, mas uma verdadeira viagem imersiva multimídia, composto por imagens e sons, lembranças e sugestões sensoriais. O caminho, com uma duração de cerca de 75 minutos, percorre cinco salas diferentes: você passa de uma área de introdução, onde é oferecida uma história inédita da vida do artista, até o cerne da experiência: a área imersiva, que se espalha em uma perspectiva de 360°, do chão ao teto e às paredes do salão. Os visitantes-espectadores são transportados para a dimensão do século XVI para inseri-los nas obras de Rafael, fazendo-os experienciar a arte de uma maneira totalmente incomum.

 

Jovem Rafael em Città di Castello e seu olhar – Città di Castello

 

A Úmbria se prepara para comemorar o quinto centenário da morte de Rafael com "Raffael na Úmbria", uma iniciativa para aprimorar os lugares e os trabalhos que Rafael criou durante sua estada na Úmbria. Na Città di Castello, onde Rafael deu seus primeiros passos como artista, ainda é possível admirar a "Bandeira da Santíssima Trindade", mantida no palácio renascentista da Pinacoteca Comunale. Aqui, de outubro de 2020 a janeiro de 2021, haverá a exposição "Raphael jovem na Città di Castello e seu olhar" que destacará as características dos primeiros passos de Rafael como um artista.

 

A boa sorte do retábulo de Baglioni através de suas cópias - Perugia

Rétabulo de Baglioni

 


Perugia, de outubro de 2020 a janeiro de 2021, sediará na Galeria Nacional de Úmbria a exposição intitulada "A boa sorte do Retábulo de Baglioni de Rafael através de suas cópias", que irá refazer a sequência de eventos relacionados a "A Deposição", de Rafael, roubado da igreja de San Francesco al Prato, em Perugia, em 1608. Novamente em Perugia será mostrado o resultado da restauração do afresco que representa a "Santíssima Trindade e Santos "na Capela Sansevero.

 

A “Madona do véu” de Rafael, exibida no Museu Diocesano de Matera

 

De 22 de dezembro de 2019 a 7 de abril de 2020, no MATA - Museo Diocesano de Matera, será exibida a famosa pintura a óleo "Madona do Véu", mantida no Museo Condé de Chantilly, agora na Catedral de Toledo.

 

Fotos de RTEMagicC - Italia.it

 

Pin It