Com uma rede de ferrovias muito extensa, que vai de Kristiansand, no sul, até Bodø, acima do Círculo Polar Ártico, as viagens de trem te levam a vários destinos e proporcionam experiências singulares

trem noruega

The Flåm Railway. Foto: Morten Rakke

 

A rede de ferrovias da Noruega se estende por mais de três mil quilômetros de todo o país. Muitas delas atravessam uma paisagem diversa e oferecem vistas panorâmicas dos arredores das cidades, além de montanhas, lagos e fiordes.

 

A mais famosa dessas ferrovias é a de Bergen, considerada uma das melhores viagens de trem do mundo pela Lonely Planet. Ela vai de Oslo a Bergen, passando por Hardangervidda, o planalto mais alto da Europa. Já a ferrovia paralela a ela, a incrível Flåm Railway, é uma das mais íngremes do mundo.

 

 The Bergen Railway

Bergensbanen. Foto: Vy

 

Outra ferrovia famosa é a de Dovre, que liga Oslo e Trondheim e é acompanhada pela ferrovia Rauma, que liga Dombås e Åndalsnes, uma cidade alpina próxima de um fiorde.

 

Oslo não é apenas a capital da Noruega, mas também o principal núcleo ferroviário do país. A extensa rede de ferrovias norueguesa se espalha a partir de Oslo, formando o desenho de um grande leque.

 

Informações sobre passagens

 

É possível comprar passagens até 90 dias antes da viagem. O jeito mais fácil e normalmente mais barato de reservar passagens é pela internet, através do site da Vy ou com a agência de viagens Entur, que também pode sugerir viagens com outros meios de transporte público da Noruega. Também é possível comprar passagens em máquinas automáticas disponíveis na maioria das estações de trem, nos guichês e no próprio trem. Só lembre-se de que você terá que pagar uma taxa extra caso queira comprar a passagem no trem.

 

Todo mês, passagens de baixo custo, ou Minipris, são disponibilizadas pela Vy. Elas devem ser compradas pelo menos um dia antes da viagem e podem ser compradas pela internet ou em máquinas automáticas. Depois de compradas, as passagens Minipris não podem ser trocadas nem reembolsadas.

 

  • Como circular de trem

 

PLANEJE SUA VIAGEM COM O ENTUR

 

O aplicativo Entur dá a você sugestões para a sua viagem de ônibus, trem, metrô, barco e avião não importa qual seja seu plano – caso você queira conferir o horário do próximo ônibus para o seu destino ou caso esteja planejando uma viagem de Vestfold a Vesterålen. Você também pode comprar passagens para a maioria das viagens com a Entur (o mais fácil é usar o aplicativo da agência).

 

Baixe o Entur pela AppStore ou pelo Google Play.

 

EMPRESAS FERROVIÁRIAS NA NORUEGA

 

Vy


A Vy (antiga NSB) leva você a quase toda a Noruega, passando por 2.577 pontes e 733 túneis. A estação mais setentrional do país é a cidade de Bodø.

 

Flytoget Airport express


O Flytoget é uma conexão rápida que leva você da estação central de Oslo ao aeroporto da cidade em menos de 20 minutos, ou da estação de Drammen ao mesmo aeroporto em uma hora.

 

Setesdalsbanen


A ferrovia de Setesdalsbanen, no sul da Noruega, foi criada em 1896 e fechada em 1962, mas reaberta como rota histórica dois anos depois. Trens a vapor de mais de cem anos percorrem uma ferrovia estreita entre Kristiansand e Byglandsfjord.

Pin It