Chegou o Luminar Neo, com novos recursos para editar suas fotos de modo profissional.

tcheca 20b

Centro de Congressos e a Universidade de Zlín. Foto: Divulgação

 

Eva Jiřičná nasceu em 3 de março de1939. Natural da cidade tcheca de Zlín e com formação acadêmica em engenharia e arquitetura na Academia de Artes, Arquitetura e Design de Praga, a designer sentiu desde cedo uma forte atração pela arquitetura moderna de seu país. Especialmente por aquela que se expandiu em toda a República Tcheca durante esses 30 anos.

 

Com a Primavera de Praga, em 1968, procurou e encontrou refúgio no Reino Unido, onde ocuparia dois cargos que impulsionariam sua carreira, desempenhando um papel fundamental na arquitetura londrina dos anos 80.

 

Como arquiteta associada do projeto náutico de Brighton Marina, a designer trabalhou por mais de 12 anos admirando as soluções de design simples aplicadas por engenheiros em diferentes embarcações, como iates. Parte do estilo dinâmico que caracteriza suas obras, nasceu deste trabalho em que aprendeu a mesclar harmoniosamente design, arquitetura e engenharia.

 

Além disso, Eva Jiřičná tornou-se um nome no mundo do design de interiores com a transformação de edifícios antigos em Londres. Um desafio que lhe deu reconhecimento internacional por suas ideias engenhosas para aproveitar ao máximo os espaços.

 

A arquiteta, que completou 80 anos em 2019 recebeu diversos prêmios por seu trabalho entre os quais se destacam o título de Royal Designer for Industry, Commander of the British Empire e o premio Jane Drew da revista semanal de arquitetura, Architects' Journal.

 

Conheça três grandes contribuições à paisagem arquitetônica do país.

 

1. O Centro de Congressos e a Universidade de Zlín: Seu estilo em sua forma mais pura

tcheca 20a

Foto: Divulgação

 

Concluído em 2010, o Centro de Congressos Zlin foi construído para sediar diferentes congressos e eventos. O edifício localizado no centro da cidade é o trabalho do AI DESIGN Architecture Studio, fundado por Jiřičná em 1999. A fachada de aço, o telhado em forma de coroa, bem como a passarela que leva ao hall de entrada e seus elementos de sombreamento são um espetáculo visual muito instigante. Por outro lado, a estrutura que sustenta o teto representou um desafio para sua construção devido às 90 toneladas de peso e ao aspecto alongado do invólucro em forma de diatomáceas. Acima do lobby do Centro de Congressos, um restaurante envidraçado e circular recebe os visitantes. Além disso, o prédio de cinco andares - dois deles subterrâneos - abriga a Orquestra Filarmônica BohuslavMartinů.

 

Por seu turno, em 2015, a arquiteta foi contratada para construir a Faculdade de Humanidades e Comunicação Multimídia de Zlín. O resultado foi um complexo formado por dois edifícios idênticos com seis andares e unidos pela entrada no térreo.

 

2 .Design hotel Josef Prague: O lifestyle mais característico de Jiřičná

tcheca 20c

Foto: Divulgação

 

Em uma rua tranquila e a poucos metros da agitação da Praça da Cidade Velha, fica o Hotel Josef. O único hotel da capital tcheca membro do grupo internacional DesignHotels, foi concebido como um local para admirar o estilo exterior e interior. Por um lado, o interior do estabelecimento é uma explosão de criatividade de Jiřičná. A brilhante escada em espiral de vidro e aço, a iluminação em todo o estabelecimento e a integração dos banheiros nos quartos, fazem dele uma das suas obras mais características. Por outro lado, as grandes janelas das suítes foram projetadas para apreciar uma das melhores vistas que Praga pode oferecer.

 

O hotel também tem exclusivos Signature Suites by Jiřičná para aqueles que querem viver uma experiência totalmente idealizada pela arquiteta.

 

3.A estufa de laranjas do Castelo de Praga: um oásis de vidro na cidade

tcheca 20d

Foto: Divulgação

 

Depois de duas décadas sem pisar no seu próprio país, em 1999, Eva Jiřičná projetou este tubo de vidro com quase 100 metros de comprimento para o Castelo de Praga. Um trabalho com um grande propósito: fornecer ao Castelo uma nova estufa cítrica especial. Com um design totalmente contemporâneo em aço inoxidável, a aposta da arquiteta se destaca na paisagem renascentista do Jardim Real. Durante os meses de verão, os visitantes podem entrar neste edifício excepcional - o mais moderno do recinto - e admirar várias plantas termofílicas.

 

Descubra mais #DestinoChequia  #RegionesChequia #CzechRegions

www.destinochequia.com

www.czechtourism.com