River view hotel 700x467

Fonte: Ron Rosanes

 

Localizado na rua Whitehall, às margens do Tâmisa e com vistas para a London Eye, o hotel The Royal Horseguards tem muita história para contar.

 

Whitehall é conhecida como a sede do governo britânico, por abrigar muitas instituições oficiais. Antigamente era lá que ficavam os reis da Escócia, quando vinham a Londres. Por este motivo, ganhou o nome de Scotland Yard. Quando a unidade de polícia metropolitana foi criada, em 1829, ficou estabelecida no local e acabou sendo chamada de Scotland Yard – nome que leva até hoje.

 

No mesmo complexo ficava o Palácio de Whitehall, que acabou destruído pelo incêndio de 1666 e do qual restou apenas a Banqueting House – uma das atrações de Londres, local onde reis e rainhas ofereciam suntuosos banquetes (aberto à visitação).

 

O edifício onde hoje se situa o hotel foi a sede do Serviço Secreto (MI6) durante a Primeira Guerra e conta com uma série de tradições remanescentes da época.

 

Whitehall gardens 250x203

Foto: VisitBritain

Algumas curiosidades:

 

– O uso de canetas com tinta verde pelo hotel é uma tradição da época do fundador do MI6, Sir Mansfield Cumming, reproduzido também por Ian Fleming – o criador de James Bond.

 

– O restaurante do hotel, 1212 (One Twenty-One Two) tem esse nome em alusão ao famoso telefone de contato da Scotland Yard, introduzido em 1934.

 

– Durante a Segunda Guerra Mundial o edifício foi bombardeado, mas apesar de ter caído pelo teto da escada principal, a bomba não explodiu.

 

– Durante a Segunda Guerra, diz-se que Winston Curchill possuía uma passagem secreta dentro da adega do edifício. Hoje a adega tem uma escada que termina em uma parede, que seria o fechamento da passagem.

 

– No restaurante do hotel há um sino chamado ‘Division Bell’, usado pelo Parlamento para convocar os membros da Casa dos Comuns e da Casa dos Lordes para as votações da Câmara. Quando tocado, os parlamentares têm 8 minutos para chegar ao local da votação.

 

Sobre o hotel

 

O The Royal Horseguards é um hotel 5 estrelas da rede Guoman, que possui 282 quartos e suítes de luxo, algumas com vista para o Tâmisa. Fica a uma curta distância do Big Ben, London Eye, Palácio de Buckingham e Trafalgar Square. Para mais informações acesse o  ou fale com a equipe de vendas do hotel.

 

vb syard

Fotos: Divulgação

Pin It