it1

Fiat 8V. Foto: El Caganer

 

Elegância, exclusividade e tradição, e não por acaso os carros produzidos na Itália são um exemplo perfeito da expressão “made in itally”.

 

Para homenagear os grandes designers que na construção de exemplares únicos e sonhadores, tornaram a Itália conhecida e famosa no mundo, inúmeras feiras e exposições acontecem durante todo o ano no país. 

 

De Norte a Sul, de janeiro a dezembro, há tantas oportunidades para refazer a história do automobilismo italiano: desde a Exposição de carros antigos e motocicletas em Pádua, até "Fuoriserie", a exposição realizada em Roma em abril, do evento "Motorissimo" em Trento ao Classic Show em Adria. 
 

Alguns destes cobrem há sessenta anos a história do automobilismo italiano (de 1920 a 1980): dos carros do primeiro período do pós-guerra aos de hoje, nas versões de estrada ou corrida. 



Na maioria dos casos, estes são exemplos que contêm uma história que, além da singularidade da carroceria, os tornou famosos: como o  Fiat 8V , criado para reviver a imagem esportiva da marca, ou a  Ferrari 250 Testa Rossa , de dos quais apenas 34 foram construídos e estão entre os mais procurados no mercado; Basta pensar que um protótipo, colocado em leilão nos Estados Unidos pela Gooding & Company, foi vendido por 16,39 milhões de dólares. 

 

it1a

Ferrari 250 Testa Rosa (italia.it) 

 



it1b

Lamborghini Miura Roadster 1968. Foto de Buch-t 

 

Entre os modelos, os modelos mais famosos também Lamborghini Miura, construído entre 1966 e 1973, um dos carros mais procurados pelas estrelas do mundo do entretenimento; entre seus ricos donos, Elton John e Dean Martin são lembrados. Entre seus admiradores Hussein da Jordânia e do Xá da Pérsia Mohammad Reza Pahlavi, que tinha dois, um dos quais foi comprado em leilão em 1997 pelo ator Nicolas Cage pela soma de 490.000 dólares, o maior preço pago por este carro. 



Entre os carros de corrida com um estilo inconfundível e extraordinário, há também o  Lancia  Stratos , o que foi impulsionado pelo piloto Sandro Munari  chamado de "Drago" e Lancia 037. Ambos os carros foram campeões indiscutíveis do Campeonato Mundial de Rally. 

 

it1c

Lancia Stratos. Foto: Dutourdumonde - Shutterstock.com



Espaço também para os modelos de carros das décadas de 1920 e 1930; carros que só podem ser admirados em competições internacionais de beleza e elegância, como a Lancia Lambda de 1925: um modelo nascido no pós-guerra e considerado pelos historiadores automobilísticos a primeira das duas obras-primas de Vincenzo Lancia (o segundo, em 1936, 'Aprilia); ou a Isotta Franchini de 1926, uma marca bem conhecida pela produção de carros entre os mais luxuosos e prestigiados da história.

 

it1d

Auto de época - (italia.it)

 

O Fiat 525 Viotti, como o único exemplo no mundo, e acima de tudo o primeiro exemplo ilustre da colaboração entre a carroçaria Viotti e a casa de Turim que culminou com a criação do Fiat 508 Balilla, que teve um enorme sucesso de vendas.

 

E novamente o Berlinetta 202 que o grande mestre Battista Farina (conhecido como Pinin Farina) construiu para a fábrica de automóveis Cisitalia e a aranha original projetada sob a direção do engenheiro Giovanni Savonuzzi, gerente técnico da Cisitalia nos anos 40, chamado "Nuvolari", em homenagem ao grande piloto de Mântua que o conduziu na Mille Miglia de 1947 - sem, no entanto, vencê-lo -, dando lugar ao florentino Clemente Biondetti.

 

Obras-primas autênticas criadas pelos grandes "alfaiates" de design de carro e bodybuilders, autênticos escultores de chapa, como Mario Revelli de Beaumont, Franco Scaglione, Giovanni Michelotti, Franco Martinengo, Marcello Gandini, mas também Bertone, Castagna, Zagato, Viotti, Vignale, Bizzarrini, embaixadores do design Made in Italy com suas prestigiosas criações, difícil de esquecer pelo encanto que os distingue os faz ainda atuais.

Pin It