north coast

Uma road trip pela Escócia. Foto: VisitBritain

 

Por Hannah Stuart-Leach

 

 

A North Coast 500 da Escócia é comparada à Rota 66 da América. Inaugurada em 2015, a rota turística promete recompensar viajantes com uma experiência escocesa superlativa: desde montanhas imponentes e lagos misteriosos até praias secretas e castelos de conto de fadas.

 

O que é a North Coast 500 e por onde ela passa?

 

A North Coast 500 (NC500) é uma rota cênica no norte da Escócia, que se estende ao longo de 516 milhas (830 quilômetros). Ela começa e termina no Castelo de Inverness. Você não precisa fazê-la inteira, mas o circuito completo vale a pena. A rota envolve algumas das paisagens mais belas e remotas das Terras Altas, passando por estradas costeiras selvagens, cidades históricas como Ullapool e charmosos vilarejos à beira-mar. A ponta da Grã-Bretanha, John O'Groats, está no roteiro. Você pode consultar uma série de itinerários temáticos no site oficial, como GolfeLuxo, e destaques para uma rota de 5 dias. Uma vez planejada a viagem, faça o download do mapa da rota NC500.

 

O que posso ver ao longo do caminho?

north coast1

Uma road trip pela Escócia. Foto: VisitBritain

 

Vida selvagem, esportes radicais, gastronomia incríveil, whisky (claro!) e paisagens de tirar o fôlego - para citar alguns.

 

Um dos destaques é a Ilha Negra, por exemplo - não uma ilha, mas uma península - onde é possível admirar os vales das fadas, fazer um piquenique na floresta e avistar golfinhos a partir das baías ensolaradas.

 

Em Wester Ross, você pode dirigir ao lado de Bealach na Ba - um trecho surpreendentemente bonito da costa que oferece vistas (em um dia claro) das ilhas Hébridas Exteriores. Dependendo da época, pode aproveitar o festival mais rural da Escócia, o  Loopallu, que acontece em setembro.

 

Já sobre a acidentada costa nordeste fica Caithness. Aqui você encontrará o Castelo de Mey, antiga propriedade da realeza. Há também animados portos de pesca e uma abundante cena gastronômica. Para pratos escoceses feitos com produtos locais, siga para o Nº1 Bistro, que tem a peculiaridade de estar localizado na rua mais curta do mundo!

 

Ah, e se você é fã da série Outlander, não vai querer perder o Campo de Batalha de Culloden em Inverness.

 

Quanto tempo para percorrer toda a rota?

 neardunbeathciainsarjeant 1110

Uma road trip pela Escócia. Foto: VisitBritain

 

Recomenda-se um mínimo de 5 a 7 dias para ver os pontos principais na NC500, mas o fato é que quem foi acaba desejando que tivesse tido mais tempo para explorar!

 

Posso fazer de bicicleta ou a pé?

 

Com certeza. Levará mais tempo, claro, mas quem tem espírito aventureiro para enfrentar a rota de bike será bem recompensado! Aqui vai um itinerário para ciclistas na NC500.

 

Em que época do ano?

kyleskuciainsarjeant 1110

Uma road trip pela Escócia. Foto: VisitBritain

 

Assim como em toda a Grã-Bretanha, o clima na Escócia é bastante mutável e muitas vezes imprevisível, mas de maio a setembro aumentam as chances de temperaturas mais amenas. Se você visitar durante o verão, traga um repelente de insetos para combater os famosos mosquitos da Escócia.

 

Há lugares para se hospedar ao longo da rota?

johnogroatsciainsarjeant 1110

Uma road trip pela Escócia. Foto: VisitBritain

 

Sem dúvidas! Há uma grande variedade de lugares esperando para recebê-lo com a autêntica e acolhedora hospitalidade escocesa, de castelos a hotéis, de pousadas a guest houses.

 

O melhor a fazer é reservar sua acomodação com antecedência, especialmente se você estiver visitando durante o verão. Uma road trip pela North Coast 500 te leva para lugares onde poucos visitantes chegam, dando-lhe a chance de conhecer e interagir com uma Escócia linda, surpreendente e única.

 

Saiba mais em www.northcoast500.com

Pin It