Receitas do chef Rafael Figueroa valorizam ingredientes como pescados e carnes. Complexo chileno possui restaurante na montanha e lanchonete na base

portillo

Foto: reprodução site skiportillo.com

 

Na estação de esqui Portillo, comer é uma experiência tão especial quanto esquiar. Há mais de 30 anos, o chef Rafael Figueroa é a mente criativa por trás das refeições servidas no restaurante principal do Hotel Portillo, que faz parte do complexo.

 

Das panelas comandadas por ele saem ricas combinações de ingredientes chilenos, entre pescados, frutas e verduras, além de cortes nobres de carne. Pode-se provar, por exemplo, um tradicional pastel de jaiba (torta de caranguejo) e um delicioso côngrio na chapa, ambos acompanhados com os pães caseiros feitos no forno do próprio hotel. Também há opções vegetarianas, como o curry de legumes e o tofu assado. Todos os pratos unem o melhor da tradição culinária chilena com pitadas de modernidade. Diariamente, o hóspede pode escolher entre oito opções do cardápio, que não se repetem no almoço e no jantar. E, claro, é quase impensável provar uma das criações de Figueroa sem a companhia de um prestigiado vinho chileno.

 

Com 35 pistas de todos os níveis, Portillo oferece outras opções na hora de fazer suas refeições. Um restaurante self-service funciona desde as 7h30 no térreo do hotel e atende tanto aos hóspedes dos lodges Octagon e Inca quanto a quem estiver acomodado no Hotel Portillo. Como essa área tem sempre movimento, é a opção mais descontraída para o almoço entre 12h30 e 14 horas. Já o bar do hotel é uma alternativa para quem busca praticidade. Além de saborosos petiscos, oferece sushis e a clássica fondue. À noite, é nele que os hóspedes se reúnem para experimentar típicos drinques chilenos, como o Pisco Sour, e ouvir uma ótima música ao vivo.

 

Outra opção é o Tío Bob’s, no alto da montanha, especializado em grelhados e saladas. Com rústicas mesas de madeira ao ar livre e uma visão magnífica aos Andes e à Laguna del Inca, este restaurante funciona de meio-dia às 15 horas e também serve pescados, hambúrgueres e opções vegetarianas.

 

portillo1

Tío Bob's. Foto: reprodução site skiportillo.com

 

Aos que tem que fome de viver intensamente toda a adrenalina contida nas descidas de esqui e snowboard, uma alternativa de pausa rápida é o Ski Box, aberto das 9h às 17 horas. Ao lado da base de Las Lomas, o mais novo restaurante de Portillo serve snacks, sanduíches e empanadas, além de cerveja e vinho.

 

Portillo

 

Localizada a aproximadamente duas horas de Santiago, capital do Chile, a estação de esqui Portillo oferece uma estrutura completa de hospedagem, lazer e entretenimento a pouco mais de 450 hóspedes por semana. São 35 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders, 14 meios de elevação e uma ampla área fora de pista.

 

Além disso, o clima familiar ganha força já que casais e famílias que a frequentam há muitos anos se transformaram em grandes amigos. Isso sem contar a excelência em serviços oferecida por 400 funcionários, muitos deles conhecidos pelos frequentadores habituais. À noite, as atrações são apresentações de música ao vivo no bar do hotel e as baladas animadas da discoteca.

 

Entre as opções de hospedagem, destaque para o confortável Hotel Portillo, que possui 123 apartamentos (entre duplos e familiares), alguns com uma incrível vista para a Laguna del Inca e outros para um bonito vale, mas todos com telefone, mini-bar, cofre, secador de cabelo e conexão wi-fi à internet. Sua infraestrutura conta com um completo Fitness Center, sala de ioga e alongamento, ginásio com quadra poliesportiva, piscina, jacuzzi, salão de beleza, sala de massagem, sauna, sala de internet, cinema, salão de jogos, Escola de Esqui, clínica médica e serviço de aluguel e guarda de equipamentos.

 

A poucos metros dali os visitantes também podem hospedar-se nos lodges Octagon e Inca. No primeiro, há 15 apartamentos com quatro beliches cada e banheiro privativo. Já o segundo é a melhor opção para mochileiros e jovens. Seus 20 quartos são um pouco menores e podem ser compartilhados, enquanto os banheiros estão fora, nos corredores. Para completar, há cinco chalés que garantem conforto e comodidade a famílias ou grupos de amigos e atendem de quatro a oito pessoas em dois ou quatro dormitórios. Todos possuem ao menos uma suíte, um quarto com beliche, sala de estar e pelo menos dois banheiros.

 

Conhecer Portillo é vivenciar uma experiência única. A tranquilizante paisagem dos Andes, com a beleza da Laguna del Inca, que fica bem em frente à estação, somada à recepção calorosa dos chilenos, eternizam cada momento nesse espetacular destino.

 

Mais informações em www.skiportillo.com ou com os principais operadores e agentes de turismo do Brasil.