Excursões guiadas mostram as paisagens do Chile e ampliam a experiência do viajante. Entre os cenários naturais vistos estão o céu estrelado do deserto chileno, lagos e geleiras

tierra1

Torres del Paine. Foto: Facebook Tierra Hotels

 

O Chile exibe muitas paisagens marcantes a serem descobertas. Do Deserto do Atacama, no Norte, às geleiras do Sul são muitas as possibilidades de roteiro. Hospedando-se em hotéis como os da rede Tierra (www.tierrahotels.com) e guiado por profissionais especializados, o viajante pode realizar excursões tão diversas quanto os cenários vistos no país. Trekking, passeio de caiaque, tour de bicicleta e cavalgada são algumas das atividades possíveis. Há até saída noturna para apreciar as estrelas.

 

Na escuridão do Atacama, o céu revela-se mágico. Pelas lentes do maior telescópio público local ou sob explicações de astronomia dadas pelos guias do Tierra Atacama, esse passeio é uma experiência única. De acordo com a época do ano em que se visita essa região no norte do Chile, é possível enxergar os anéis de Saturno e ainda algumas crateras da Lua.

 

De dia, o deserto exibe seus deslumbrantes contrastes. O visual entre o matiz avermelhado da região de Piedras Rojas com os tons de azul das imponentes Lagunas Miscanti e Miñiques brindam visitantes com lindas imagens para serem registradas em câmeras e smartphones. Diante desse cenário, entre os mais bonitos do planeta, o Tierra Atacama monta um almoço exclusivo à mais de 4 mil metros de altitude. Bem em frente à Laguna Miñiques, pode-se degustar pratos quentes, queijos, tortas e vinhos.

 

Se a ideia for ver as geleiras do Chile na Patagônia, há caminhadas para todos os perfis de viajantes. Os amantes de trekking certamente têm fôlego e preparo físico suficientes para encarar a jornada que leva à base de Torres del Paine, acompanhados por experientes guias do Tierra Patagonia. Por entre trechos de encostas íngremes, o grau de dificuldade do percurso é proporcional à beleza encontrada ao fim da caminhada. Igualmente lindo, mas exigindo menos esforço do aventureiro, um passeio de apenas 40 minutos leva às margens do Lago Grey, de onde podem ser avistadas as enormes geleiras.

 

Também é possível cavalgar como um gaúcho em Torres del Paine. Lado a lado com legítimos caubóis da região, um dos passeios é realizado a partir da Estância Lazo, rancho às margens do gigante Lago Sarmiento. Na travessia que corta uma floresta de lenga, árvore nativa, dá para admirar toda a imponência da cadeia montanhosa mais icônica do destino.

 

Já em Chiloé, entrar em contato com a fauna pode ser o ponto alto da viagem. A bordo do La Williche, barco do Tierra Chiloé, uma excursão percorre os canais e fiordes. Quando o pequeno iate de madeira atraca no meio do passeio, os visitantes exploram o local de caiaque. Além de observar a fauna, com muitas aves, o tour pode ser presenteado com golfinhos nadando bem perto.

 

Os hotéis Tierra no Atacama, em Chiloé e na Patagônia organizam essas excursões e outras, de variados estilos. Os tours são divididos por nível de dificuldade: fácil, intermediário e difícil. Mais informações podem ser obtidas em www.tierrahotels.com, telefone 0800.761.1627 (Brasil) ou com os principais operadores e agentes de turismo.

Pin It