edi1

Festivais de Edimburgo. Foto: VisitBritain

 

Os festivais de Edimburgo são mundialmente famosos e com razão. Com nada menos que 11 grandes festivais acontecendo ao longo do ano, não é por acaso que a capital escocesa ficou conhecida como a principal cidade festiva do mundo.

 

O verão é a época mais popular, com 7 festivais ao longo de 3 meses, quando Edimburgo se torna uma explosão de cores e música,com eventos, performances, dança, arte urbana, gastronomia e muito mais. É uma época mágica para visitar a cidade.

 

Festivais famosos de Edimburgo

 

Junho

Festival Internacional de Cinema (Edinburgh International Film Festival)

 

Julho

Festival de Blue e Jazz (Edinburgh Jazz and Blues Festival)

 

Agosto

Festival Fringe de Arte e Cultura (Edinburgh Festival Fringe)

Festival Internacional de Edimburgo (Edinburgh International Festival)

Festival de Bandas Military Tattoo (The Royal Edinburgh Military Tattoo)

Festival de Arte de Edimburgo (Edinburgh Art Festival)

Festival Internacional do Livro de Edimburo (Edinburgh International Book Festival)

 

Além do verão

 

Além da alta temporada, há ainda muito o que aproveitar! No inverno, o Hogmanay é a maravilhosa celebração de Ano Novo de Edimburgo, começando no dia 30 de dezembro. Tem ainda o Festival Internacional de Ciências de Edimburgo e o Imaginate, festival infantil de Edimburgo, ambos acontecendo na primavera (abril a junho), e o adorável Festival Internacional de Contos da Escócia, em outubro.

 

Então se vai visitar a capital escocesa fora da alta temporada, ainda sim terá muitas oportunidades de apreciar um bom festival escocês! 

 

edi2

Calton Hill. Foto: VisitBritain

 

Os festivais em destaque...

 

Algumas experiências autênticas dos festivais de Edimburgo durante o verão:

 

Imersão nas gaitas de foles do Royal Edinburgh Military Tattoo

Provavelmente o mais famoso de todos os festivais de agosto, o Royal Edinburgh Military Tattoo é um grande espetáculo com bandas, gaitas de foles, bateristas e danças tradicionais que acontece em frente ao Castelo de Edimburgo. Regimentos e unidades militares de todo o mundo aparecem, juntamente com dançarinos de todas as disciplinas, para impressioná-lo com manobras de precisão, música empolgante e uma grande exibição de fogos de artifício para terminar.

 

Agito na Royal Mile

 

Durante o auge dos festivais, em agosto, a Royal Mile (que se estende entre o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Holyroodhouse) atrai multidões com apresentações de artistas de rua, andadores, malabaristas e todo tipo de atividade artística. Você também encontrará muitas pessoas entregando panfletos para seus shows e pode até parar e conversar com alguns dos artistas. É um ótimo lugar para simplesmente absorver a sensação do festival e quase um ritual de iniciação para quem vai ao Fringe pela primeira vez!

 

edinburgh royal mile

Edinburgh - Royal Mile. Foto: VisitBritain

 

 

Espaireça em Charlotte Square Gardens

 

Em contraste com a agitação de muitos dos festivais de agosto em Edimburgo, encontre-se em um oásis de calma (relativa) no centro da cidade, durante o Edinburgh International Book Festival. Esta magnífica praça georgiana se torna uma vila de tendas e um ponto de visita obrigatória para os amantes de livros. Há muita coisa acontecendo (mais de 800 aparições de autores em 2 semanas!), mas de alguma forma a praça mantém o seu ar descontraído, com espreguiçadeiras e espaço aberto, tornando- o um lugar maravilhoso para ler, relaxar e observar as pessoas.

 

book festival charlotte square gardens

Book Festival Charlotte Square Gardens. Foto: VisitBritain

 

Gasp at the International Festival Fireworks

edi3

International Festival Fireworks. Foto: VisitBritain

 

O encerramento dos festivais de agosto é marcado por um belo show com mais de 400.000 fogos de artifício, em uma exibição espetacular coreografada em sintonia com a música, dando um final incrível e inspirador para o período dos festivais de verão. Tudo isso dividindo a cena com o Castelo de Edimburgo.

 

Locomovendo-se em Edimburgo

edinburgh tram

Edinburgh Tram. Foto: VisitBritain

 

 

Você não precisa de carro para passear por Edimburgo, pois é uma cidade bem compacta e a maioria dos locais de festivais, bares e atrações é de fácil acesso por transporte público ou a pé.

 

Há um excelente sistema de transporte público com ônibus para todas as partes da cidade e bondes que partem do aeroporto de Edimburgo pelo centro da cidade até o extremo leste da cidade. Além disso, há muitos táxis e, se você gosta de se exercitar, pode pedalar também!

 

Para quem vem de Londres, Edimburgo está a apenas uma hora de avião da capital inglesa, e a 4h20 de trem. Se você planeja ir além de Edimburgo, consulte os passeios disponíveis com sua agência de viagens ou operadores locais. E não perca a chance de conhecer as Terras Altas! Você até pode alugar um carro, mas esteja atento às restrições de estacionamento e à direção na mão inglesa.

 

Ingressos e acomodação

 

Os festivais de Edimburgo são muito populares entre turistas do mundo inteiro - principalmente no verão. Programe-se com bastante antecedência, e reserve ingressos e acomodação em um prazo de 3 a 6 meses antes.

 

Há uma série de sugestões de hospedagem no site do VisitScotland. Outra opção são as propriedades disponíveis no AIRBNB. Ou consulte o seu agente de viagens.

 

Detalhes sobre a programação e ingressos são vendidos separadamente por cada festival. Para saber quais são os festivais que acontecem durante a sua visita e como comprar ingressos, acesse edinburghfestivalcity.com