ardbeg

Foto: Divulgação

 

Produzido na Escócia há séculos, o uísque é amplamente comemorado como bebida nacional do país. Seus sabores distintos e variados são fortemente influenciados pelas regiões em que a bebida é feita, um fato que é lembrado em maio, mês nacional do uísque.

 

Chamado de uisge beatha em gaélico, que pode ser traduzido como "água da vida", o uísque é produzido em mais de 120 destilarias em toda a Escócia, cada uma com sabores únicos e estimulantes. Essas destilarias são divididas em cinco principais regiões produtoras – Speyside, Islay, Campbeltown, Highland e Lowland – e uma visita a qualquer uma delas representa uma maneira memorável de celebrar a ocasião em grande estilo. Além disso, há inúmeros eventos e festivais com temas de uísque nessa época para agradar as papilas gustativas dos visitantes.

 

As destilarias

 

A fonte de água ou mesmo a presença de turfa em uma região têm enorme influência no sabor do uísque produzido. Cada uma das cinco regiões produtoras de uísque tem inúmeras destilarias para explorar – e degustar seu produto. Elas são a desculpa perfeita para explorar o belo interior da Escócia.

 

  1. Speyside

Lar de 50 destilarias – a maior quantidade das cinco regiões –, Speyside é famosa pelos seus finíssimos uísques de malte. A região é mais seca e quente da Escócia, localizada entre as Highlands a oeste, as fazendas de Aberdeenshire a leste e a beleza do Cairngorms National Park ao norte. São condições perfeitas para o cultivo da cevada, auxiliado pela água da montanha, resultando em alguns dos uísques de malte mais amados do mundo. Para celebrar o mês do uísque escocês, não perca a mundialmente famosa Malt Whisky Trail, que inclui sete destilarias em funcionamento, a única cooperativa britânica do setor – a Speyside Cooperage – e a destilaria histórica Dallas Dhu.

 

  1. Islay

Pequena ilha nas Inner Hebrides, perto da costa oeste da Escócia, Islay tem nove destilarias que produzem um delicioso uísque escocês single malt. É também o lar de uma das mais antigas destilarias do país, já que a Bowmore começou a funcionar em 1779. Como a ilha é coberta de turfa, ela é colhida e usada no processo de destilação para criar uísques com sabores característicos, oleosos e defumados.

 

  1. Lowland

Um uísque com tons mais claros e florais é produzido na região da planície (ou lowland) que reflete as paisagens onduladas do sul da Escócia. A mais acessível das regiões produtoras de uísque, dadas as suas rotas de viagem para Edimburgo e Glasgow, é também o lar de uma série de novas destilarias, com mais uma prestes a abrir.

 

  1. Campbeltown

Campbeltown pode ser a menor região produtora de uísque da Escócia, mas a qualidade dos single malts criados em suas três destilarias é tão elevada que ela é considerada uma região por si só. Ajudada pela localização costeira da região – a espetacular e remota península de Kintyre, no oeste de Argyll –, as destilarias Springbank, Glengyle e Glen Scotia produzem sabores distintos que conquistaram seguidores em todo o mundo.

 

  1. Highlands

Cobrindo uma vasta extensão da Escócia, a região de uísque das Highlands abriga 47 destilarias. A mais antiga e famosa delas é Glenturret – lar da Famous Grouse Experience. A região produz bebida com uma gama diversificada de sabores, refletindo os litorais escarpados, as paisagens em contaste mudança, as montanhas e as dinâmicas condições climáticas.

 

Festivais de uísque em maio

 

Além de visitar uma destilaria durante o mês do uísque escocês, que tal participar dos muitos festivais que acontecem ao longo de maio? O World Whisky Day será no dia 18 de maio, e uma série eventos com temas de uísque acontecem nas destilarias, bares e restaurantes da Escócia.

 

Spirit of Speyside Whisky Festival

Descubra a rica história do uísque em Speyside durante o Spirit of Speyside Whisky Festival. São passeios pelos bastidores das destilarias, experiências sensoriais, caminhadas com temáticas e uma variedade de artes e artesanatos. Embarque em um passeio de uísque de trem ou 4x4, desfrute de deliciosos acompanhamentos de comidas e uísques e explore muitas das destilarias mais icônicas da região.

Quando? 1 a 6 de maio

 

Stirling Whisky Festival

Reunindo destiladores de toda a Escócia no Stirling Highland Hotel, o Stirling Whisky Festival retorna para seu oitavo ano em 2019. As masterclasses de uísque estão incluídas em alguns ingressos, permitindo que os visitantes experimentem doses de maltes especiais e raros. Uma noite de degustação exclusiva na destilaria Stirling acontece na sexta-feira, 10 de maio, e inclui uma apresentação de seis dos single malts da Scotch Malt Whisky Society, cada um harmonizado com um prato.

Quando? 10 a 12 de maio

 

Highland Whisky Festival

Prove um incrível uísque de malte do outro lado da região das Highlands durante o Highland Whisky Festival, com oito das melhores destilarias ao longo da rota da North Coast 500. Além de degustações e passeios exclusivos, uma série de eventos também será realizada nas destilarias de Balblair, Glenmorangie, Old Pulteney, Clynelish, The Dalmore, Wolfburn, Tomatin e The Singleton of Glen Ord.

Quando? 10 a 17 de maio

 

Edinburgh Whisky Stramash

Com várias experiências de uísque no histórico Surgeon's Hall, na Nicholson Street, em Edimburgo, o Edinburgh Whisky Stramash exibe uísques de toda a Escócia e do resto do mundo. O local tem sessões de degustação peculiares e cerca de 200 marcas de diferentes países!

Quando? 18-19 de maio

 

Feis Ile, The Islay Festival of Music and Malt

feis nosing 28

Feis Ile, The Islay Festival of Music and Malt (Festival de música e malte). Foto: Ben Shakespeare Photography

 

Descubra os sabores picantes da ilha de Islay e aprecie sua cultura única como parte de Feis Ile, The Islay Festival of Music and Malt. Com um programa recheado de música gaélica e tradicional, ceilidhs e eventos relacionados ao golfe, história e patrimônio natural, entre outras atrações, o festival é uma oportunidade de visitar as destilarias da ilha e descobrir seu caráter único.

Quando? 24 de maio a 1 de junho

Pin It