A diversidade cultural do país se reflete na variedade gastronômica oferecida em diferentes regiões, que vão de frutos do mar e sopas à sobremesas e frutas

0519 dominica

Fotos: Divulgação

 

Incentivada pelo recente reconhecimento de Santo Domingo como Capital da Cultura Gastronômica do Caribe, a República Dominicana consolida a posição de destino gastronômico de nível internacional, escolhido por viajantes que gostam de conhecer e experimentar um lugar pelos sabores e culinária.

 

"A gastronomia dominicana foi formada ao longo da história, com influência de diferentes povos e culturas, o que a tornou variada e ao mesmo tempo exótica. A culinária faz parte da nossa riqueza cultural diferenciada e é uma das mais saborosas atrações turísticas, cada vez mais reconhecida no mundo", afirma Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (MITUR).

 

Dos nativos Taínos às imigrações espanhola, africana, árabe, americana e inglesa, todos contribuíram para formar a chamada "cozinha dominicana". Isso também foi reforçado pela posição geográfica privilegiada do país, cercado pelas águas do Mar do Caribe e do Oceano Atlântico, também cortado por rios e montanhas, proporcionando ingredientes versáteis como a banana e o coco, que podem ser usados em dezenas de receitas, assim como pratos tradicionais inspirados nos intensos sabores do mar e da terra.

 

GUIA DAS DIFERENTES REGIÕES DO PAÍS E GASTRONOMIA REQUINTADA:

 

  • SANTO DOMINGO: CAPITAL DOS SABORES CARIBENHOS

Pelo segundo ano consecutivo, Santo Domingo ganhou o título de Capital da Cultura Gastronômica do Caribe, concedido pela Academia Iberoamericana de Gastronomia (AIBG). O reconhecimento foi marcado por um almoço gastronômico em Madri, onde os convidados desfrutaram do menu assinado pela renomada chef Esperanza Lithgow, composto por salada de Constanza; sancocho de feijão preto desconstruído; peixe com coco sobre chenchén (espécie de milho descascado e picado) de camarão; bife de lombo à la mamajuana (bebida típica feita de rum, raízes, vinho tinto, canela e mel); e, de sobremesa, um doce à base de coco. Santo Domingo concentra os melhores sabores do Caribe e mais: os viajantes poderão encontrar nos variados restaurantes da região especialidades latinas, mexicanas, do Oriente Médio, escandinavas, francesas, alemãs, italianas, espanholas, chinesas, coreanas e japonesas, refletindo o espírito cosmopolita da cidade. Para os que seguem alimentação vegetariana ou vegana, a oferta também é ampla: inúmeros restaurantes, deliveries e até food trucks oferecem pratos deliciosos feitos com produtos de origem não animal.

 

  • SAMANÁ E PUERTO PRATA: SOFISTICADOS SABORES DO MAR

Estes destinos litorâneos são ideais para aproveitar os melhores sabores do oceano. Os restaurantes de Samaná se orgulham de servir os pratos mais requintados à base de peixe, camarão e frutos do mar. O ingrediente estrela da região é o coco, usado em preparações doces e salgadas. Os visitantes ficarão encantados com o peixe com coco, o prato típico local. Os coconetes - tipo de biscoito com sabor muito característico pelo uso do coco e do gengibre -, as cocadas e o pão de batata doce - feito com batata doce, leite, ovos, coco, passas e especiarias - são sobremesas emblemáticas. Já em Puerto Plata, entre os pratos mais populares estão o polvo ao alho e os famosos yaniqueques, uma massa frita e crocante servida em restaurantes e barracas de comida na praia.

 

  • PUNTA CANA: SABORES DO MUNDO À LA CARTE

Como um famoso destino global, visitado por turistas de todos os cantos do mundo, Punta Cana oferece os melhores pratos da cozinha internacional. Os elegantes restaurantes dos complexos hoteleiros possuem menus em estilo buffet ou à la carte, preparados por chefs de renome mundial. Há resorts que contam com restaurantes dominicanos, onde é possível apreciar as receitas famosas do país, incluindo pratos doces como feijão doce e majarete, uma sobremesa leve feita com milho, leite de coco, baunilha e açúcar. Punta Cana também tem muitas opções vegetarianas e veganas, além de ser o destino ideal para saborear smoothies e sucos exóticos à base de abacaxi, mamão e zapote (fruta típica dominicana).

 

  • LA ROMANA: SABORES EUROPEUS COM UM TOQUE LOCAL

Neste destino na costa leste do país, os chefs têm a grande vantagem de estarem próximos de um dos principais centros de produção de carne do país e da área com as maiores fazendas de melão. Os restaurantes menores servem pescados do dia e especialidades locais, como carne cozida, arroz com feijão e tostones. Muitos italianos e espanhóis escolheram viver nesta região e abriram pequenos restaurantes para turistas. La Romana também é o destino perfeito para experimentar o bizcocho dominicano, uma massa macia que quase derrete na boca, recheada de geleia de abacaxi e coberta com suspiro.

 

  • CONSTANZA, MONTECRISTI E JARABACOA: RICOS SABORES DA TERRA

O sancocho, uma sopa feita com diferentes tipos de carne e outros ingredientes, é um prato emblemático da culinária dominicana e muito consumido em Jarabacoa e Constanza. Além disso, o clima fresco da região é ideal para pratos suculentos, como a paella com frango e coelho. Constanza é também um paraíso para os vegetarianos pela oferta de pratos à base de vegetais e frutas cultivados na região, como cenoura, beterraba, batata, brócolis e morangos saborosos. Já Montecristi, na costa norte, é famosa pelos peixes e frutos do mar, embora a grande estrela seja o chivo liniero (carne de cabra) temperado com orégano.

 

0519 dominica1

Fotos: Divulgação

 

Com essa grande variedade de ofertas culinárias, a República Dominicana espera pelos visitantes para oferecer os melhores sabores da região caribenha.

Pin It