A região também é famosa por ser a sede das fábricas das icônicas marcas de carros e motos superesportivas como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Ducati. Neste ano, será realizada no mês de maio, a primeira edição do Motor Valley Fest na cidade de Modena. E em San Marino, também em maio, acontecerá no autódromo de Ímola, uma grande homenagem ao ídolo Ayrton Senna por ocasião dos 25 anos de sua morte

bologna

Bolonha. Foto: Divulgação

 

spiaggia famiglia 09102008101834

Família na praia em Rimini. Foto: Divulgação Emilia Romagna

 

 

Terra da hospitalidade, do sol, a região da Emília Romanha no centro-norte da Itália é uma porta de entrada para conhecer todo o país. O Aeroporto Internacional Guglielmo Marconi em Bolonha, o qual está coligado com Milão e Roma, é o ponto de chegada na região que dista a apenas 25 minutos de trem de alta velocidade de Firenze, 2h de Milão, 2h30 de Roma e 1h45 de Veneza.

 

Silvia Placucci, Project leader fiere e workshop do escritório APT Servizi da Região Emilia-Romagna, destaca que o turista pode descansar e tomar banho de mar, vivenciar uma vida cultural muito rica, que tornou a região um Patrimônio Mundial da UNESCO, e sobretudo, experimentar a fantástica gastronomia local”. Emília Romanha foi o primeiro lugar da Europa a ter produtos de origem determinada, classificados pela sigla DOC – Denominação de Origem Controlada. No total são 44 produtos, dentre eles, o queijo parmesão Parmigiano-Reggiano, o vinagre balsâmico tradicional de Modena, presunto de Parma, a mortadela de Bolonha, diversos vinhos e o espumante Lambrusco, famosos no mundo todo.

 

0419 er

 

 

 Ko Hon Chiu Vincent

 Cathedral, Torre Civica and Piazza Grande, Modena. Foto: © Ko Hon Chiu Vincent

 

800px Lambrusco

Lambrusco di Modena. Foto: Wikipedia

RTEmagicC Parma salumi 02.jpg Aceto balsamico di Modena bottiglia Piatto con mortadella

Presunto e salame de Parma, vinagre balsâmico de Modena e mortadela de Bolonha. Fotos: Discover Italia

Parmigiano Reggiano photo by www.parmigiano reggiano.it

Parmigiano Reggiano. Foto: www.parmigianoreggiano.it

 

Além disso, a indústria automobilística da região também é mundialmente famosa e virou atração turística, porque abriga marcas muito famosas como Ferrari, Lamborghini, Ducati e Maserati.

 

Na Lamborghini, um dos símbolos do esporte motor, é possível visitar tanto o Museu Histórico da Lamborghini quanto a fábrica. Já na chegada do Aeroporto de Bolonha pode-se ver várias Lamborghinis expostas dando as boas-vindas aos visitantes. Apesar de estar situada em Bolonha, a empresa automotiva também realiza provas no Autódromo de Ímola, localizado na República de San Marino, um minúsculo país dentro da Itália que faz fronteira com as regiões da Emília Romanha e das Marcas.

 

54517897 2685247314882563 615722122097983488 n lamborghini 1

Carros da Lamborghini expostos no Aeroporto de Bolonha. Foto: Facebook Aeroporto Marconi di Bologna

 

A cerca de 87Km de Ímola está Maranello, a casa da Ferrari, onde se encontra sua fábrica, que também pode ser visitada e onde está o Museu Ferrari que conta toda a história do icônico cavalinho “rosso”.

 

mv

Foto: Reprodução

 

Bolonha também é sede da fábrica das conhecidíssimas motos Ducati, excelentes motos produzidas com a utilização de tecnologia japonesa. A empresa também possui um museu que conta sua história ao longo do tempo, e permite a visitação na fábrica onde as motos são produzidas.

 

Muitos eventos corporativos, viagens de incentivo, reuniões são realizados nas dependências desses museus e fábricas.

 

1º Motor Valley Fest

mv1

Foto: Reprodução

 

De 16 a 19 de maio, acontecerá na cidade de Modena, Patrimônio da Humanidade, o primeiro Festival Motor Valley Fest, que contará com a participação de 4 autódromos internacionais da região, 6 centros de formação especializados, 7 fabricantes, 11 emocionantes museus, 19 sugestivas coleções e 188 equipes esportivas. Mais informações: https://motorvalley.it/

 

Erik Lanzoni, diretor geral da Imola Faenza Tourism Company, empresa promotora do turismo local, informa que a Motor Valley é composta de museu, coleção privada e dois autódromos: “Enzo e Dino Ferrari” no circuito de Ímola em San Marino e “Marco Simoncelli” no circuito de Misano, próximo à cidade de Misano.

 

 mv3

 Silvia Placucci e Erik Lanzoni. Foto: Viagem News

 

 

25 anos da morte de Ayrton Senna

ayrton day

 Flyer do evento

 

Ayrton Senna da Silva foi um piloto brasileiro tri-campeão de Fórmula 1, a categoria máxima do automobilismo. Nascido no dia 20 de março de 1960 na cidade de São Paulo, faleceu após um acidente durante o GP de San Marino, no autódromo de Ímola, no dia 1º de maio de 1994.

 

“Neste ano de 2019, fará 25 anos da morte de Ayrton Senna, e faremos uma grande apresentação daquilo que Ímola dedica ao campeão brasileiro, a qual estamos organizando para 1º de Maio (data da morte de Senna)”, ressalta o Sr. Lanzoni.

 

Para recordar a data, no dia 1º de Maio, a pista do autódromo de Ímola será aberta ao público, que poderá conhecer todo seu trajeto e depois poderá assistir a uma Santa Missa que será realizada a céu aberto na curva Tamburello, às 14h17, horário e local exatos do acidente de Ayrton. Ex-pilotos famosos que competiram com Senna, como Gérard Berger, Jean Alesi, Ricardo Patrese, Emanuele Pirro, Pierluigi Martini e um piloto brasileiro muito importante a ser confirmado, farão uma parada na pista para homenagear Senna, a bordo de duas Lotus, duas McLarens e duas Williams que foram pilotadas pelo ídolo brasileiro. Haverá ainda uma mesa redonda com esses ex-pilotos.

 

Emerson Fittipaldi também deverá estar presente no evento, que terá um museu em ambiente digital multimídia com uma mostra dividida em 5 grandes áreas e 5 estandes. “A primeira experiência será uma vista a bordo do carro de Senna, onde se sentira sua respiração, a comunicação dele com o box, sua batida do coração dentro do monoposto. A segunda sala será sobre o quão Ayrton Senna era bom pilotando na chuva, foi nessa condição climática que ele conseguiu sua primeira vitória. Senna era o melhor piloto em pista molhada, e visitante poderá sentir como é correr a 300km/h com a viseira completamente molhada. Na outra parte será dedicada ao sacrifício, o desgaste físico e emocional que ele passava em cada prova, onde chegava a emagrecer até 4 quilos por prova, porque era um piloto que dava tudo pela vitória. Também haverá uma parte ligada à análise de sua espiritualidade, uma vez que ele tinha uma ligação muito forte com a religião e com Deus”, revelou o diretor geral.

 

Programação oficial do evento

ayrton day 1

 

 

Além dessa parte imersiva digital, será montado um box de Fórmula 1 com uma exposição fotográfica chamada “Simply the best!” (Simplesmente o melhor!), que estará em cartaz até o dia 19 de maio neste local.

 

As fotos foram tiradas pelo fotógrafo profissional Angel Orsi que trabalhava para a revista italiana “Autosprint” e que acompanhou a carreira de Ayrton Senna de quem tornou-se amigo. Após 25 anos da morte do piloto, Angel, que estava recluso, sentiu a necessidade de fazer essa mostra em homenagem ao amigo. Contudo, o fotógrafo italiano que sempre optou pela discrição, assim como o ex-piloto brasileiro, inaugurou a mostra em Castel San Pietro Terme em dezembro do ano passado sem alarde e somente com o título de Simply the best, sem menção ao nome de Senna, para manter um certo anonimato.

 

ayrton day simply

 

12814690 10207308217162092 1690003341854348442 n

Da esquerda para a direita, Angelo Orsi, Ayrton Senna e Leo Turrini. Foto: Ercole Colombo

 

“A mostra não é para relembrar apenas o Ayrton como um grande piloto, mas também como um grande homem que foi, ele deixou uma marca importante não só no esporte, quanto no mundo também”, finalizou Erik Lanzoni.

 

Um catálogo com fotos da exposição estará à venda para o público durante a mostra.

 

0419 simply

Catálago da mostra. Foto: Viagem News

 

 

 

senna 2 30332

Foto: Divulgação

 

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

Ayrton Senna