Com uma oferta turística diversificada e em segmentos que vão da cultura à natureza, passando por aventura e gastronomia, o país conta com inúmeros serviços, infraestrutura e experiências de altíssimo padrão. Regiões de Lima, Cusco, Iquitos, Arequipa, Madre de Dios e Puno oferecem hotéis, trens e barcos de luxo, restaurantes listados entre os melhores do mundo, patrimônios materiais e imateriais, e além de vivências únicas

0419 peru 11

Elegante Aria Amazon, da Aqua Expeditions, em cruzeiro de luxo pelo rio Amazonas, no Peru. Foto: PROMPERÚ

 

No Peru, o mote de sua campanha de promoção turística internacional "Peru, o País Mais Rico do Mundo" diz que o luxo está, sobretudo, no que se vive (e não no que se tem). Não bastasse contar com uma oferta turística diversificada e em segmentos que vão da cultura à natureza, passando por aventura e gastronomia, o país conta com inúmeros serviços, infraestrutura e experiências de altíssimo padrão. No Peru, o luxo é a essência de seu turismo.

 

Seja num hotel de categoria superior construído em um antigo palácio real, num passeio de trem ou barco de luxo com serviços requintados, em atividades inesquecíveis como um piquenique no meio do deserto, nas vivências em comunidades locais de todo país ou diante de um excitante e inigualável sabor de pratos típicos, o luxo está por todo o Peru. Destacamos alguns dessas possibilidades presentes nas regiões de Lima, Cusco, Iquitos, Arequipa, Madre de Dios e Puno.

 

Entre hotéis, cruzeiros e trens, é comum perceber que muitos contam com certificações internacionais como Virtuoso, Signature, Relais & Chateaux ou Nat Geo Unique Lodges of the World. Em Lima, o Country Club Lima Hotel, Hotel B, Belmond Miraflores Park e The Westin Lima Hotel & Convention Center são os de grande destaque, ainda que outras opções integrem a lista de categoria superior. Na cidade de Cusco, o Inkaterra La Casona, Belmond Hotel Monasterio, Palacio del Inka, a Luxury Collection Hotel e o Belmond Palacio Nazarenas garantem as experiências de mais alto padrão. Já no Vale Sagrado, o explora Valle Sagrado, Inkaterra Hacienda Urubamba, Belmond Hotel Rio Sagrado, Sol y Luna, e Tambo del Inka, a Luxury Collection Resort & Spa, ficam entre os mais desejados.

 

0419 peru 11a

Foto: PROMPERÚ

 

Em Machu Picchu, são três os hotéis de luxo (aliados à proximidade ao sítio histórico): Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel, Belmond Sanctuary Lodge e Sumaq Machu Picchu Hotel. E quando o quesito é passeio por um trajeto magnífico, os trens Belmond Andean Explorer e Belmond Hiram Bingham garantem experiências exclusivas em viagens de trem, com muito requinte, sofisticação e gastronomia de primeira. A companhia Inca Rail também oferece produtos de luxo, como o The Private Machu Picchu Train (com vagão privativo, menu degustação, acomodações decoradas e música ao vivo) e o The 360° Machu Picchu Train (o único trem panorâmico e com design exclusivo no Peru, com janelas mais amplas e altas, áudio guia em oito idiomas, vagão mirante ao ar livre e menu especial).

 

0419 peru 11b

 Foto: PROMPERÚ

 

 

Em Iquitos, os destaques são os cruzeiros pelo Amazonas, com a Aqua Expeditions e a Delfin Amazon Cruises. Em Arequipa, o Belmond Las Casitas é a opção mais exclusiva; em Madre de Dios, o Inkaterra Hacienda Concepción; e em Puno, o Titilaka.

 

Se descansar é um dos momentos mais valiosos para que uma viagem seja bem sucedida, comer garante que o visitante queira viver ali. Dono de uma cozinha reconhecida mundialmente "apenas" por ser fiel às tradições, criativa, inventiva e de personalidade, o Peru reúne diversos restaurantes do Ranking Internacional 50 Best, tanto na edição Latino-americana quanto na Mundial. Em Lima estão concentrados essas referências gastronômicas, nos restaurantes: Maido, Central, Astrid & Gastón, Osso, La Mar Cebichería Peruana, Isolina Taberna Peruana, Rafael, Malabar, Fiesta e ámaZ.

 

Particularidades aqui ou acolá, hotéis, serviços e restaurantes são comuns a todo destino turístico. O que acaba deixando uma experiência de viagem mais rica são as particularidades de cada destino, seu patrimônio e suas joias culturais. No Peru, um patrimônio capaz de estar presente em todo o país é o Qhapaq Ñan, o grande caminho dos Incas. A trilha tem paradas em várias regiões do país, mas a mais emblemática e com luxo agregado é a Trilha Inca que leva a Machu Picchu.

 

Arequipa, a cidade branca, se fez patrimônio devido à riqueza de ser uma cidade dinâmica e cheia de igrejas e casarões coloniais feitos de sillar, uma pedra branca que brilha nas noites enluaradas, como os monumentais monastério de Santa Catalina e a Catedral. Tudo isso, em meio a um cenário de belezas naturais, como o vale dos vulcões e os cânions do Colca e Cotahuasi. Reduto que abriga uma forte herança cultural, Arequipa abriga um patrimônio imaterial único, a dança do wititi, de origem collagua (etnia ancestral do vale do Colca), que é um baile de fertilidade em que o homem (wititi) se veste com duas polleras (típica saia andina) e traz um penteado que lhe cobre o rosto.

 

Cusco, já consolidado mundo afora como referência em patrimônio material (a cidade é considerada a capital arqueológica da América e abriga o Santuário Histórico de Machu Picchu, uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo), também se destaca por seu patrimônio imaterial (Peregrinação ao santuário do Senhor de Qoyllur Rit’i e a Ponte inca de Q’eswachaka).

 

Em Ica, nos pampas de Nasca e Palpa, estão as quilométricas linhas e figuras geométricas que se entrecruzam com pássaros, peixes, mamíferos, insetos, répteis, plantas e seres antropomorfos e fantásticos, traçados entre 500 a.C. e 500 d.C.. Já a região de Lima carrega dois patrimônios materiais: Caral, a civilização mais antiga da América; e a capital Lima, a cidade dos reis.

 

Em Puno está a oportunidade de conhecer três patrimônios: a arte têxtil de Taquile (no fantástico Lago Titicaca), a Festa da Virgem da Candelária e as comunidades Aymaras. Em Ayacucho, a Dança das Tesouras (apresentações que podem durar até 10 horas ao som de tesouras que marcam ritmo) ocorrem graças à sabedoria e energia dada por espíritos protetores.

 

E quanto às vivências únicas, o Peru conta com uma lista extensa de oportunidades. Em Lima, elas vão de cultura à gastronomia, com uma noite gourmet na Huaca Pucllana, visitar os Tesouros do Museu Larco, um Encontro na Casa Aliaga (vice-reinado), conhecer (e comprar) a nova moda peruana e saborear os segredos da cozinha peruana.

 

Em Cusco, a oportunidade de praticar Glamping (acampamento com glamour e requinte) nos Andes é imperdível; assim como praticar caiaque, stand up paddle e yoga na lagoa Piuray; fazer a trilha Salkantay; e conhecer os autênticos laboratórios agrícolas dos incas (Moray e o novíssimo restaurante MIL, o chef Virgilio Martínez, construído em uma antiga casa de fazenda às bordas do Hatun Muyu). Completam a lista exclusiva e possível apenas ali, conhecer com os olhos as curiosidades de Machu Picchu, visitar à comunidade de Huilloc e viajar no trem noturno Cusco-Puno-Arequipa.

 

Arequipa se destaca com um tour de alpacas; Ica permite aventuras impressionantes no deserto, se encantar com o refúgio das ilhas Ballestas e peregrinar por vinícolas para descobrir a origem do Pisco. Amanhecer no Lago Titicaca, participar de cerimônias de agradecimento a Pachamama e Pachatata, e conhecer os sábios homens do lago, em Puno, faz de qualquer viagem uma aquisição de luxo. Em Loreto, o entardecer no rio Amazonas é impressionante, assim como praticar observação de pássaros em Tambopata, na região de Madre De Dios.

Pin It