0419 tcheca 11 5

Liberec. Foto: Divulgação

 

 

À sombra de um hotel mundialmente famoso, abraçada pelas montanhas Jizerské hory, está a cidade que convida você a descobrir os paraísos rochosos e naturais da República Tcheca: Liberec, porta de entrada para o norte da Boêmia. Conheçla esta cidade e outras atrações da região.

 

1. Liberec

 

Liberec é uma cidade que tem uma longa e gloriosa história. Atingiu seu maior pico no século XVIII, tornando-se a maior cidade industrial do Reino Tcheco, sendo a segunda cidade mais importante depois de Praga. Devido à sua população principalmente alemã, após a assinatura do Acordo de Munique, em 1938, Liberec tornou-se metrópole dos Sudetos. Hoje é acima de tudo uma cidade animada e um fantástico ponto de partida para excursões às belezas naturais das montanhas Jizerské hory e seus mirantes. No inverno, se transforma em um centro esportivo com pistas de esqui alpino e dezenas de quilômetros de pistas preparadas para o esqui cross-country.

 

A maioria dos visitantes começa sua excursão pela cidade na praça principal. Aqui, à primeira vista, você será surpreendido pelo majestoso panorama das esbeltas torres da Prefeitura de Liberec, cuja aparência lembra a de uma catedral gótica.

 

Na Galeria Regional, você pode admirar obras originais do impressionismo tcheco e do cubismo, bem como obras-primas de pintores franceses, holandeses e flamengos. Mas o museu mais impressionante de Liberec é o Museu da Boêmia do Norte, que fica em um belo edifício neorrenascentista. Além de exposições dedicadas à paisagem e história, você pode ver aqui uma exposição de cristal e joias, incluindo, entre essas belezas, um jogo de chá cubista único.

 

2. Suíça da Boêmia

0419 tcheca 11 4

Foto: Divulgação

 

Paisagem mística de florestas de pinheiros e vales densos onde se destacam torres rochosas, portões, muros, ravinas, cidades rochosas e labirintos. É assim o Parque Nacional da Suíça Boêmia. O império das rochas é o lar de animais incomuns e plantas maravilhosas.

 

Um dos portais para esta paisagem única é Hřensko, de onde partem várias viagens turísticas para desfiladeiros próximos. Uma parte da estrada passa pelo labirinto de rochas, túneis e pontes. Algumas partes podem ser percorridas apenas em barcos conduzidos por um guia. Os românticos estreitos através dos quais a luz penetra, com seus altos muros de rochas de arenito cobertos de musgo e samambaia, parecerão irresistíveis.

 

Entre as rotas turísticas favoritas está o Gabriel Trail. Ela levará você da cidade de Mezní Louka até o famoso Portão Pravčice. O monumental arco rochoso, o maior da Europa, que lembra formações semelhantes do conhecido parque Arches, nos Estados Unidos. No caminho você terá belas vistas dos arredores, principalmente na colina mais alta do parque, Růžovský vrch.

 

3. Parque Nacional de Krkonoše

0419 tcheca 11 3

Foto: Divulgação

 

O Parque Nacional das Montanhas Krkonoše é uma das áreas naturais mais valiosas da Europa Central. A maior cadeia montanhosa da República Tcheca representa um mosaico único de ecossistemas que foram preservados aqui como um lembrete de seu distante passado glacial.

 

Descubra esta bela paisagem nas encostas de montanhas altas, cordilheiras planas, prados alpinos com flores multicoloridas onde reina Sněžka, a mais alta montanha Tcheca. Uma magnífica excursão à natureza intocada espera por você, cheia de vastos panoramas, subidas íngremes e rotas turísticas bem marcadas com todos os níveis de dificuldade.

 

4. Terezín

0419 tcheca 11 2

Foto: Divulgação

 

Terezín é uma fortaleza construída como local de defesa pelo soberano José II e tem o nome de sua mãe, a Imperatriz Maria Teresa. Infelizmente, a fortaleza ficou conhecida como uma prisão e depois, na época da Segunda Guerra Mundial, como um gueto judeu e um campo de concentração. Visite também o Memorial de Terezín, dedicado às vítimas do Holocausto, que honra o inabalável valor humano e a vontade de viver.

 

5. Palácio de Sychrov

0419 tcheca 11 1

Palácio de Sychrov: descubra a beleza do estilo neogótico. Foto: Divulgação

 

Você pode visitar o palácio neogótico de Sychrov durante todo o ano. Suas exposições lhe mostrarão de maneira interessante o estilo de vida da nobreza na segunda metade do século XIX. Naquela época, o palácio floresceu como a residência da linhagem principesca de Rohan, que veio da Bretanha francesa para a Boêmia. Em Sychrov você verá inúmeras coleções valiosas: uma coleção de pinturas francesas de retratos e vidro tcheco, gravadas e pintadas, dos séculos XVIII e XIX. No parque inglês do palácio, você pode admirar os reis dos céus: águias e gaviões, bem como corvos e corujas cujas habilidades um falcoeiro experiente lhe mostrará. No local também fica o mirante do príncipe herdeiro Rodolfo e as românticas ruínas do Castelo de Arturo.

 

Pin It