0119 aquatica

Foto: Divulgação

 

O Aquatica Orlando, em conjunto com o Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES, sigla em inglês), acabam de concluir um intenso treinamento e sensibilização da equipe sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como inspeção das áreas do parque e análise da experiência do visitante. Agora, o Aquatica Orlando é o primeiro parque aquático do mundo com certificado em autismo, conforme as regras do IBCCES. No ano passado, o parque Sesame Place, da família SeaWorld Parks & Entertainment localizado na Filadélfia, se tornou o primeiro parque temático do mundo a obter o certificado.

 

Em um trabalho próximo com o IBCCES, a equipe do Aquatica Orlando continuará recebendo treinamento para ajudar visitantes autistas e suas famílias a terem a melhor experiência no parque. Os visitantes também terão acesso a informações específicas sobre atrações e acomodações do parque, para ajudá-los no planejamento da visita de acordo com as suas necessidades individuais.

 

Há mais de 20 anos, o IBCCES é líder do setor em treinamento de autismo para profissionais de saúde licenciados e educadores em todo o mundo. O IBCCES reconhece que muitas famílias com crianças que têm necessidades especiais têm opções de viagens limitadas e, em resposta a isso, criou o programa de treinamento e certificação especificamente para a indústria de viagem e hospitalidade.

 

Como parque certificado, o Aquatica Orlando deve promover treinamentos contínuos para garantir que a equipe tenha o conhecimento necessário, habilidades, atitude e experiência para interagir com todas as famílias e crianças que tenham necessidades especiais, principalmente com quem se enquadra no espectro autista. A capacitação aborda temas como consciência sensorial, ambiente, comunicação, habilidades motoras e sociais, desenvolvimento de programas e consciência emocional, além de um exame de competência em autismo. Para manter a certificação, o treinamento deve acontecer a cada dois anos.

 

“Como o primeiro parque aquático a se tornar um Centro de Autismo Certificado, o Aquatica se orgulha em oferecer diversão e experiências memoráveis com um serviço excepcional, ” afirma David Heaton, vice-presidente do Aquatica. “Nós nos esforçamos continuamente para criar experiências seguras e significativas para todos os visitantes e somos comprometidos em oferecer atividades inclusivas para crianças com autismo ou outras necessidades especiais.”

 

Além disso, no website do parque serão incluídas informações para planejamento pré-visita, como um guia sensorial desenvolvido pelo IBCCES. Esse guia facilitará o planejamento das atividades no parque para os pais, podendo escolher as atrações que melhor acomodem as necessidades especiais de seus filhos. O guia transmitirá como a criança com problemas de sensibilidade pode ser afetada por cada elemento de cada atração. O parque também contará com um quarto silencioso com luzes ajustáveis e poltronas para os visitantes fazerem uma pausa.

 

“Nós sabemos que treinamento e certificação são as melhores práticas para as organizações garantirem que podem acomodar todas as famílias, ” explica Myron Pincomb, presidente do conselho do IBCCES. “O IBCCES orgulha-se em trabalhar com o Aquatica Orlando e outros líderes da indústria para aumentar a variedade de opções certificadas e ajudar as pessoas a encontrar experiências seguras e enriquecedoras quando viajam para um lugar novo. Com o aumento na taxa de diagnóstico de transtornos cognitivos, há uma grande demanda para atrações certificadas, além de ser uma forma da empresa se comprometer a longo prazo com seus clientes.”

 

Saiba mais sobre o Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada: https://ibcces.org/

 

 
Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES)

 

Em 2001, o IBCCES identificou a necessidade de padronização de processos nas áreas da saúde, educação e ambientes corporativos para atender as necessidades das pessoas com transtorno cognitivo. Nós reunimos um conselho de líderes e especialistas na área para atender a crescente necessidade internacional e criamos uma série de programas de certificação em autismo, déficit de atenção com hiperatividade, transtorno de processamento sensorial, demência, problema mental, dislexia e outros transtornos cognitivos e necessidades especiais.

 

Nosso programa de certificação reconhecido internacionalmente foi desenvolvido para estabelecer padrões na indústria e criar uma comunidade de professionais experientes e capacitados em todo o mundo. Atualmente, uma a cada quatro pessoas são afetadas pelos sintomas de transtornos cognitivos, por isso, investimos no crescimento e expansão da nossa equipe para garantir que os profissionais da indústria estejam atualizados com os estudos e práticas mais recentes.

 

O IBCCES adere padrões internacionais de conselhos que concedem credenciais profissionais. Os conteúdos e processos do IBCCES passam por várias revisões e validações, de acordo com as profissões que são elegíveis para a certificação, e os padrões são estabelecidos por especialistas no campo.

Pin It