1210 ita 2

Doces Natalinos. Foto: Italia.it

 

Natal também é a época dos doces. Oportunidade de compartilhar essas saborosas preparações caseiras, artesanais e industriais, que acompanham as férias de Natal com seus sabores, e dos quais na Itália há uma ampla gama em todas as regiões.

 

Basta dizer que a mesma sobremesa pode adquirir de acordo com os lugares, um nome diferente.

 

Começamos no norte da Itália e precisamente no Trentino Alto Adige, onde há muitos doces: de pão doce enriquecido com vários ingredientes, como Zelten (note a diferença entre Trentino e Alto Adige a este respeito), o primeiro é mais pobre e contém mais massa do que frutas secas), Buchteln, cozido e recheado com geleia, coberto com açúcar e baunilha. Depois, há os biscoitos, de origem alemã, mas agora típico tirolês do Sul como Spitzbuben ou Lebkuchen, em forma de Nikolaus e Krampus (personagens típicos da tradição de Natal alemã), às vezes cheios de geleia ou nozes.

 

Ainda ao Norte, não se pode deixar de mencionar o ancestral do panetone, o Mecoulin, típico de Val D'aosta: um pão doce recheado de passas.

 

1210 ita 1

Buchteln. Foto: Italia.it

 

Descendo, encontramos doces de maior difusão que excedem o caráter regional, como em Veneto, o  Pandoro  de  Verona , ou, na  Lombardia , o  panetone  de origem milanesa (com sua variante chamada Veneziana, semelhante a um panetone envidraçado, mas sem passas e frutas cristalizadas), agora difundido por toda a península.

 

Há também o Crescenzin del Piemonte, pão preto enriquecido com manteiga, açúcar em pó, passas, nozes e maçãs, às vezes figos.

 

Descendo novamente nos encontramos em Liguria, o   genovês Pandolce, que apresenta diferentes variações, como a feita em Campomorone (chamado Panmorone) com farinha de castanha; o Certosino ou Panspeziale de Bolonha, antigamente produzida por farmacêuticos, na época chamada "speziali", e depois pelos frades cartuxos.

 

1210 ita 2

Doces natalinos. Foto: Italia.it

 

Em Emília Romana, há também a Pampepato típico de Ferrara, feito tradicionalmente a partir de vários alimentos, com uma predominância de chocolate escuro, tanto na massa e na parte externa, no entanto, avelãs, amêndoas, canela e a pimenta são os sabores básicos; há também pampepato de origem Ternana (Umbria), em que são adicionados pinhões.

 

A Toscana é em vez a casa de Panforte, de Siena, composto por frutas cristalizadas, mel, açúcar e especiarias; mas para ser o mestre nesta região são os lendários Ricciarelli; Biscoitos macios, não friáveis, cobertos com açúcar de confeiteiro e losango oval.

 

Continuando em direção à Itália Central, encontramos, na Úmbria, a   sobremesa de maçã Rocciata di Assisi semelhante ao strudel mais conhecido; em Abruzzo, e precisamente em Pescara, há em vez disso o Parrozzo, tão bom que merece um elogio também do poeta Gabriele D'Annunzio.

 

1210 ita 3

Ricciarelli. Foto: Italia.it

 

Também nesta região também descobrimos os Caggiunitti: biscoitos recheados fritos. Na região de Marche, no Natal, se come o Frustingo: pão doce feito com farinha de trigo integral enriquecida com frutas secas.

 

Descendo em direção ao Lázio encontramos o clássico Pangiallo romano, que remonta à época imperial, quando estes doces de ouro foram distribuídos, durante o festival do solstício de inverno, considerando-os um bom presságio para o retorno do sol. O Pangiallo é de fato embelezado com uma camada fina que consiste em uma crosta dourada que dá ao doce seu brilho típico.

 

Também no Lázio, no Natal, há também Subiachini, biscoitos usados ​​para enfeitar a árvore, e para o sul da região é costume preparar o Zeppole: panquecas de pão cobertas de mel quente.

 

A Campania é a casa de biscoitos de Natal: você pode saborear a Susamielli, em forma de 'S', misturado com mel líquido; o mais conhecido Mostaccioli e Struffoli; Divinamorea feita com pão de ló coberto com glacê rosa colorido, cujo nome deriva das freiras de clausura de Divino Amore; o muito duro Roccocò, do rocaille francês pela forma de uma concha.

 

No Sul encontramos o Cicirata de Basilicata, sobremesa consistindo de bolas fritas com mel e açúcar, macio e bolo de milho amarelo de Molise, o turdilli, pequenos cilindros de massa frita e mel, e Susumelle calabresi, biscoitos cobertos com glacê ou chocolate.

 

Também na Calábria existem os Mostaccioli (chamados em Puglia Mustazzoli), biscoitos romboidais, compostos de farinha, mel, frutas secas, muitas vezes cobertos com um esmalte de açúcar ou chocolate.

 

1210 ita 4

Struffoli. Foto: Italia.it

 

Indo então a Puglia há uma tradição vasta de doces de Natal, entre estes os mais famosos são seguramente o Cartellate (no dialeto de Carteddate) que, em conjunto com o Boconotti, é nativo a Foggia. Estas são fitas de uma folha muito fina de massa composta de farinha, óleo e vinho branco; a massa é unida e enrolada em si mesma para formar uma espécie de "rosa" que é então frita em bastante óleo.

 

A receita local prevê que o cartelate seja embebido no vincotto quente ou no mel e, em seguida, polvilhado com canela, açúcar em pó ou granulado colorido. 

 

1210 ita 5

Cartellate. Foto: Italia.it

 

Sobre as ilhas: na Sardenha, neste período é usado para preparar o Pani 'e saba (pan di sapa), um antigo doce, também chamado de "pobre" porque originalmente era um pão simples amassado com o Saba (mosto cozido), agora vem enriquecido com inúmeros produtos locais, principalmente frutas secas.

 

Na Sicília, no entanto, nos dias do advento é costume preparar e provar Buccellato: um donut de massa curta recheada com figos secos, passas, amêndoas, casca de laranja ou outros ingredientes que variam dependendo das áreas em que é preparada.

 

O nougat é o doce o mais comum. Certamente o bolo de Natal mais comum é o nougat que apresenta muitas variedades em toda a Itália. Principalmente existem dois tipos de nogado: o duro e o suave.

 

Depois, há o nougat de amêndoa e o nougat de noz.

 

Em Abruzzo é usual acrescentar também cacau na massa.

 

1210 ita 6   1210 ita 7

Crocante e Torrone. Foto: Italia.it

 

As principais cidades produtoras de torrone são Cremona e Benevento. No entanto, em outras áreas da Itália, a produção desta sobremesa foi consolidada fazendo várias e agradáveis ​​variações.

 

Entre eles vale a pena mencionar Cologna Veneta, que dá nome ao " amêndoa de Colónia ", Ospedaletto d'Alpinolo, Alvito, Camerino, L’Aquila, Dentecane e Grottaminarda, onde nougat recupera a posse do título de Latina sunita " cupeta ", Bagnara Calabra, Taurianova (famosa pela sua deliciosa produção artesanal).

 

Também são conhecidos os delicados torrões da Sardenha, do Campidano di Logudoro e Barbagia, particularmente doce por causa do mel usado, mas sem adição de açúcar, o que os torna um branco marfim.

 

Também na Sardenha é comum rechear o nougat com laranja ou casca de limão, queijo, pinhão, baunilha.

 

Outra ilha outra variante: é o Cubaita, o nougat clássico siciliano, conhecido por ser fabricado em Messina, enriquecido com pistácios, mel e amêndoas para um sabor único e uma cor vibrante, em alguns casos, também adiciona gergelim.

 

Há também a variante mais moderna que é a do nougat clássico, coberta com chocolate e com avelãs no interior.

 

Geralmente é um produto não artesanal porque o manuseio do chocolate é bastante complicado, por isso requer o uso de máquinas especiais, chamadas de máquinas de têmpera, que mantêm a massa na temperatura correta.

 

Finalmente, mencionamos a variante do crocante bolo de Natal vendido durante todo o ano, especialmente durante feiras e festivais: é amêndoas ou avelãs picadas, cobertas com açúcar derretido e caramelizado.

Pin It