Marienplatz

Marienplatz - Munique. Foto: DZT - Centro de Turismo Alemão / Divulgação

 

A cidade de Munique, capital da Baviera, no sul da Alemanha, é conhecida em todo o mundo por sua tradicional "Oktoberfest", que atrai mais de seis milhões de visitantes a cada ano, e que em 2010 completou 200 anos de existência.

 

Oktoberfest Munique

Oktoberfest - Munique. Foto: DZT - Centro de Turismo Alemão / Divulgação

 

Munique, no entanto, tem muito mais a oferecer a seus hóspedes: seu patrimônio histórico e cultural, seu fervilhante comércio, sua deliciosa gastronomia e, principalmente, seu povo hospitaleiro e amável.

 

Como se tudo isso não bastasse, Munique também proporciona aos residentes e visitantes um calendário permanente de festas e eventos, que garantem a diversão para todos, durante todo o ano. Há eventos para todos os gostos e todas as idades, sendo boa parte gratuitos.

 

Durante os meses com as temperaturas mais amenas, entre a primavera e o outono, há muitos eventos ao ar livre, que permitem divertir-se e desfutar da Natureza, em locais como o Englischer Garten (Parque Inglês) ou o Olympiapark (Parque Olímpico).

 

Olympiagelaende Munique

Olympiagelaende - Munique. Foto: DZT - Centro de Turismo Alemão / Divulgação

 

Além de proporcionar diversão e entretenimento, as festas e eventos aproximam as pessoas, são excelente ocasião para conhecer de perto a população e os costumes locais, e fazer novas amizades.

 

Isar Munique

Munique - Isar. Foto: DZT - Centro de Turismo Alemão / Divulgação

 

A seguir, apresentamos um apanhado dos eventos anuais mais importantes.

 

 O Carnaval de Munique, chamado "Fasching", com desfiles, apresentações de dança e muitos bailes.

 

 O Festival da Primavera, em abril / maio, na Theresienwiese, mesmo local da Oktoberfest

 

 "Auer Dult", feiras populares com brinquedos, gastronomia e comércio, com duração de nove dias cada, acontecem anualmente em três datas, na primavera, verão e outono.

 

 A Festa de Fundação da Cidade de Munique, com várias atrações, ocupa todo o centro da cidade, que fica fechado ao tráfego, durante um fim de semana em junho.

 

 Festival de Verão de Tollwood, no Parque Olímpico, em junho / julho

 

 Christopher Street Day – semana de eventos LGBT, com parada gay, em julho

 

 impark Summer Festival (Festival de Verão impark), no Parque Olímpico, em agosto

 

 Oktoberfest, a original: tem início em setembro, dura duas semanas, e termina sempre no primeiro domingo de outubro

 

 Festival de Inverno de Tollwood, no Parque Olímpico, em novembro / dezembro, terminando com uma grandiosa festa de Ano Novo

 

 Mercados Natalinos, em vários lugares na cidade, sendo o principal na praça Marienplatz, no centro, em novembo / dezembro

 

Os eventos esportivos, como a Maratona de Munique (outubro), campeonatos de futebol, competições de esportes radicais, e outros, são um atrativo tanto para quem pratica esportes, como para quem apenas assiste.

 

Há também muitos eventos culturais, como a Noite dos Museus (outubro), a Noite da Música (abril), festivais de cinema e ballet, shows, concertos, e principalmente o Festival de Ópera, durante parte de junho e todo o mês de julho.

 

Para quem busca o aprimoramento e os contatos profissionais, Munique oferece várias feiras e eventos comerciais, congressos e exposições, ao longo do ano, em seus pavilhões de feiras.

 

A maior parte dos eventos acontece em datas móveis, variando de um ano para outro, por isso convém sempre verificar as datas, na hora de planejar a viagem.

 

Informações e calendário de eventos: (em Inglês): www.muenchen.de/int/en/events.html

Consulte também o site oficial da cidade de Munique: www.muenchen.de/int/en

Página de Munique no Facebook, em Português: www.facebook.com/Turismo.em.Munique

Pin It