Elegante, preciosa, inimitável, divertida, romântica: isto é Veneza, joia da cena turística italiana, onde igrejas, palácios, pontes antigas, monumentos e praças revelam a vivacidade artística e cultural que marcou e ainda marca a história desta cidade

1218 veneza

Veneza. Foto: Italia.It

 

 

O coração de Veneza é a maravilhosa Piazza San Marco, considerada a sala de estar  mais elegante da Europa, cercado por obras de valor inquestionável: o imponente Campanile e a Basílica com os seus cinco portais e decorações de mármore e mosaicos que antecipam o brilho e a riqueza de seu interior; o Palazzo Ducale, símbolo da idade de ouro da Sereníssima; a Torre dei Mori, mais conhecida como Torre dell'Orologio, pela obra de engenharia que durante séculos marcou a época de Veneza; a Ala Napoleônica, onde está localizado o Museu Correr.

 

1218 veneza2

Basílica San Marco e Piazza San Marco. Foto: Italia.it

 

Em frente à praça existem vários cafés históricos, como o maravilhoso Caffè Florian: inaugurado em 1720, é o café mais antigo da Itália. Os interiores são elegantes, destacam-se os de estuque (tipo de argamassa), pinturas, espelhos ... Entre os ilustres convidados que já passaram por suas mesas, há Giacomo Casanova, Lord Byron, Foscolo, Gabriele d'Annunzio.

 

1218 veneza1

Basílica San Marco e Piazza San Marco. Foto: Italia.it

 

Não muito longe da Piazza San Marco é o Campo Santo Stefano, com a igreja homônima.

 

Os "campos" de Veneza são praças históricas, muitas vezes embelezadas no centro por valiosos monumentos e dominadas por edifícios religiosos imponentes e esplêndidos, de onde tiram seu nome. As ruas, em vez disso, são chamadas de calli (o singular é "calle") que serpenteiam através de duas fileiras contínuas de edifícios. Os venezianos dizem que a melhor maneira de aprender sobre a sua cidade maravilhosa é tomar uma rua e caminhar sem orientação, sem um mapa e sem medo de se perder, porque, como por magia, você sempre chegará ... na Piazza San Marco.

 

1218 veneza3

Um dos canais de Veneza. Foto: Italia.it

 

Da Piazza San Marco, atravessando a famosa Ponte dos Suspiros, que oferece uma vista maravilhosa sobre os canais, você vai chegar no distrito Castello, rica em obras arquitetônicas e artísticas, onde se encontra a igreja de Santa Maria dos Milagres, considerada por muitos como uma das mais belas da cidade. Continuando o passeio pelas ruas, chega-se ao “Arsenale”, durante séculos, o maior do mundo, construído no século XII, e depois expandido graças ao grande desenvolvimento político e comercial de Veneza, agora sede da Bienal de arte e arquitetura.

 

1218 veneza4

Foto: Italia.it

 

O Festival Internacional de Cinema é realizado, no entanto, no histórico Palazzo del Cinema, no Lido.

 

Da praça San Marco, você pode ver a ilha de San Giorgio Maggiore e a alta torre sineira que se ergue do complexo monumental, uma obra-prima de grandes arquitetos, incluindo o famoso Andrea Palladio. Um verdadeiro museu ao ar livre que pode ser visto passando pelas águas do Grande Canal, a principal "rua" da cidade, que começa em Punta della Dogana, o antigo porto da Sereníssima, com sua característica forma triangular. Existem quatro pontes que atravessam o canal: a ponte Accademia, a ponte Rialto (a mais antiga e mais famosa), a ponte Scalzi e a ponte da Constituição.

 

Punta della Dogana, área do Grande Canal, abriga alguns edifícios, incluindo o complexo aduaneiro que, juntamente com Palazzo Grassi, ambos localizados no Pinault Foundation François, são centros de excelência para a arte contemporânea na Itália e no mundo.

 

Para não perder - a Coleção Peggy Guggenheim, em exibição no Palazzo Venier dei Leoni, uma prestigiosa coleção de obras de arte do século XX. Mais adiante, outros museus importantes: a Galeria Accademia, organizado pelo complexo majestoso da Grande Escola de Caridade, que também inclui a igreja homônima e o mosteiro, e Ca 'Rezzonico, um dos mais belos palácios renascentistas, museu do século XVIII em Veneza.

 

Também na parte ocidental da cidade, existem os distritos (seis zonas que dividem Veneza) Cannaregio, Castello, Dorsoduro, San Marco, San Polo, Santa Croce, com alguns dos "campos" mais famosos de Veneza, emoldurados de imponentes edifícios religiosos.

 

Ilhas

 

Em torno de Veneza, destaque para quatro ilhas: Burano, famosa pela produção de rendas; Murano, para processamento de vidro; Pellestrina, caracterizada por dunas arenosas e juncos elevados; Torcello, um dos mais antigos assentamentos humanos da região.

 

Pin It