Quem passeia por essa cidade barroca respira cultura. Aqui, jazz, música clássica e arte moderna entram em harmonia para formar uma obra artística completa e vigorosa

thumb preview cc9cb22a-eed8-4fc1-9b0e-2130296622fd

Cidade de Salzburgo - Vista sobre o passeio do cais no Salzach com a catedral na fortaleza Hohensalzburg. Direitos de Autor: Österreich Werbung, Foto: Astrid Bartl

 

No meio da cidade ergue-se a colina do castelo, com penhascos tão íngremes de perder o fôlego. As rochas alpinas e a fortaleza intacta de Hohensalzburg, construída sobre a colina, dominam a paisagem tão conhecida dos postais de Salzburgo. A visita ao maior burgo totalmente preservado da Europa Central oferece o prelúdio perfeito de uma excursão a Salzburgo por duas razões. Em primeiro lugar, temos uma vista perfeita dos destinos a serem visitados mais tarde: a residência arcebispal construída no início do barroco com quartos pomposos e a galeria de artes (Residenzgalerie) com pintura europeia dos séculos XVI a XIX são os melhores exemplos. Ao mesmo tempo, a fortaleza nos faz sentir o enorme charme histórico de Salzburgo, que compõe um ambiente adequado para a genialidade de Wolfgang Amadeus. Os vestígios deixados pelo gênio dão sinais da rota a ser seguida, tal como a vastidão fria da Catedral de Salzburgo, onde Mozart foi batizado. Uma visita à casa natal de Mozart, na Getreidegasse, onde o talentoso compositor ouviu seus primeiros sons em 27 de janeiro de 1756, nos conduz à pitoresca cidade antiga.

 

À noite, casas altas e estreitas e jardins românticos são mergulhados na luz esbranquiçada lançada pelos postes. Não é de se admirar que este quarteirão medieval ainda intacto tenha sido nomeado Patrimônio Cultural da Humanidade. A música barroca de Mozart criou universos sonoros complexos. Mas os construtores da sua época também favoreceram grandiosamente a cidade de Salzburgo. As linhas curvas e as cores vivas do barroco podem ser vistas no Palácio Mirabell e nos canteiros floridos dos jardins adjacentes. No Palácio Hellbrunn, localizado próximo à cidade, as inúmeras fontes de água exibem a mesma engenhosidade: a vivacidade barroca proporciona aqui momentos de extraordinária beleza.

 

1118 salzburgo

Noite de inverno em Salzburgo. Direitos de Autor: Österreich Werbung, Foto: Albin Niederstrasser

 

O fato de Salzburgo ser hoje uma das mais importantes metrópoles culturais do mundo deve-se também a uma dedicação permanente. A invenção dos deliciosos Mozartkugel, a renomada Universidade de Música Mozarteum, a coleção Rupertinum de arte contemporânea ou o Festival de Salzburgo criado em 1920 – um dos festivais de teatro, ópera e música mais importantes do mundo – seguem o mesmo caminho. E Salzburgo se deixa ser sempre redescoberta. O lendário diretor de teatro Max Reinhardt conseguiu esse feito, transformando as arcadas da Felsenreitschule no Mönchsberg num cenário do festival. O espetacular Museu de Arte Moderna construído nos penhascos do Mönchberg revela este entusiasmo por tudo o que é novo, assim como os sons do Festival de Outono de Jazz em Salzburgo e do Festival de Jazz de Saalfelden. Talvez Wolfgang Amadeus teria dado uma passadinha por lá!

 

www.salzburg.info/

Pin It