0818 explora1

Fotos: Divulgação

 

Cada um dos novos destinos tem exigido dedicação intensa na compreensão da sua essência, uma tarefa que, apesar de ser infinitamente gratificante, requer muito tempo e comprometimento. Faz mais de nove anos, que o explora decidiu que o próximo destino seria o Valle Sagrado no Peru, e desde então o trabalho foi concentrado em absorver a cultura, história e geografia do lugar; e os resultados falam por si. Situado em uma das fazendas mais remotas do vale, nas margens do rio Urubamba entre Cusco e Machu Picchu, perto do pequeno povoado de Urquillos, e rodeado pelos mais importantes vestígios dos Incas, explora Valle Sagrado é o ponto perfeito de onde explorar o legado da civilização mais importante da América do Sul e a geografia única do seu entorno.

 

Grande parte desse tempo foi dedicado à descoberta de novas rotas que permitiram fazer a atividade favorita: explorar. Cada rota é uma viagem em si, e foi meticulosamente projetada para oferecer aos viajantes uma compreensão mais profunda do que os rodeia. Aqui, a história parece estar em toda parte: cada pedra, cada caminho e todos os povos são um lembrete fascinante do poder do Império Inca. Outra parte importante destes anos foi dedicada a descobrir e preservar as ruínas dentro da propriedade do hotel, que está localizado dentro de enormes plantações de milho dispostos em terraços construídos pelos Incas. A riqueza arqueológica da região significou que o respeito pelo passado e a dedicação para preservá-la foram essenciais durante todo o processo de construção. Conforme o tempo passava, o desafio foi apresentado que, apesar de estar localizado no topo dos Andes peruanos, aparentemente no meio do nada, eles estavam ao contrário, no centro de tudo.

 

0818 explora

explora Valle Sagrado. Foto: explora

 

Uma canção popular de 1940 diz que “só os tolos se apressam ‘ e neste caso é absolutamente verdade. Teria sido inútil tentar abrir as portas do explora Valle Sagrado antes. Cada um dos destinos aonde estão os hotéis explora (Patagônia, Atacama, Ilha de Páscoa, Uyuni na Bolívia, Salta e Chalten na Argentina) é um tributo ao que ali exploraram, e como você pode imaginar, depois de 9 anos estão ansiosos para que a comunidade viajante descubra as rotas por si só.

 

Arquitetura explora Valle Sagrado

 

A arquitetura tem desempenhado um papel decisivo na experiência que oferecem aos viajantes, desde a criação do explora, guiando-os na descoberta de cada um dos destinos.

 

Além disso, e como parte da filosofia da empresa de explorações, cada um dos hotéis procura realçar a beleza do lugar em que se localiza, e explora Valle Sagrado não é diferente. Para o arquiteto do projeto José Cruz Ovalle, o Vale Sagrado dos incas “é natureza enobrecida pela mão do homem durante séculos, com obras, traços e ruínas, nos quais é possível perceber a mistura e harmonia entre as dimensões que pertencem ao trabalho da terra, como as plataformas Incas (presentes no terreno do hotel), até aquelas de ordem sagrada”; é nesse sentido que, tanto a localização do hotel como o seu projeto, serão marcantes na experiência dos viajantes.

 

O Hotel Explora Valle Sagrado tem 50 quartos localizados em 4 blocos dispostos em plantações de milho de uma das fazendas mais remotas da região: um terreno de 27 hectares em Urquillos, berço da maior exploração agrícola dos Incas. Todos os quartos têm vista para as plantações de milho e as poderosas montanhas que uma vez acolheram a mais importante civilização pré-colombiana. Com estas vistas e caminhando envolta do hotel entre as paredes Incas recuperadas pelo explora, os viajantes poderão imaginar como era a vida há mais de 500 anos atrás e como eles conseguiram encaixar os blocos de pedra sem nenhum espaço entre si.

 

Durante o processo de construção do hotel, foram descobertos pedaços de história das quais decidiram se responsabilizar. Explora se preocupou em recuperar os terraços Incas desgastados pela passagem do tempo, desenterraram paredes com mais de 500 anos de história e revestiram o hotel no estilo da região. A Casa de Banhos Pumacahua, localizada perto do edifício principal é outro exemplo do legado histórico que existe na região e no hotel. O casarão colonial data do século XVII e pertenceu a um dos heróis da independência do Peru, o Inca Mateo Pumacahua.

 

No interior, o viajante pode admirar os afrescos coloniais que foram perfeitamente restaurados. Todo o trabalho realizado foi em parceria com o Instituto de Arqueologia do Peru, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e ancestral próprio dessa região.

 

Através das explorações guiadas o viajante irá descobrir o Valle Sagrado por outra perspectiva, todos os dias os guias altamente treinados do explora irão apresentar um menu de atividades conforme o gosto e perfil de cada um. Juntos irão explorar os encantos da região, se reconectar com a natureza, vislumbrar lindas paisagens, descobrir a arte da arqueologia e conhecer a fascinante história da cultura local. As explorações incluem opções de trilhas a pé, de bicicleta ou rotas contemplativas com van pelas paisagens da região, sítios arqueológicos e povoados locais.

 

Sobre Explora

 

Fundada em 1993, explora é uma empresa de viagens que possui e opera hotéis e Travessias em 7 destinos remotos da América do Sul. Os hotéis Explora estão localizados no Chile (Atacama, Patagônia e Ilha de Páscoa) e desde 2016 também no Valle Sagrado, no Peru. Existem também as Travessias Explora que são jornadas desenvolvidas para cruzar as fronteiras com a Bolívia e Argentina. O Explora foi o pioneiro em oferecer um novo conceito de viagens com base na exploração profunda, o luxo do essencial e o desenvolvimento sustentável. Em todos os Explora, o viajante encontra todo conforto, sofisticação, alta gastronomia, serviço impecável e a liberdade de escolher todos os dias o que fazer dentro de uma lista de programas tentadores. www.explora.com @exploratravel