Vilarejos charmosos encantam os visitantes do destino português

0818 madeira 0808

 Calheta - Paul do Mar. Foto: Turismo da Madeira

 

A Ilha da Madeira é conhecida por seus cenários impressionantes, o vinho Madeira e o clima ameno, que garante uma primavera eterna. Mas este charmoso destino localizado em meio ao Atlântico tem ainda mais a oferecer e vai muito além de sua capital, Funchal. Listamos abaixo quatro lugares que encantam os visitantes do arquipélago português:

 

Porto Moniz

0818 madeira porto moniz 0818 madeira porto moniz 1

Porto Moniz. Foto: Turismo da Madeira

 

Este município da costa norte da ilha tem atrações absolutamente imperdíveis: suas piscinas naturais. Elas são formadas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente, compondo um complexo balnear impressionante. Além disso, o Mirante das Achadas da Cruz não só tem uma vista de tirar o fôlego, mas garante uma viagem de teleférico inesquecível. Para quem viajar para a Ilha da Madeira no inverno, vale visitar a caldeira vulcânica do Fanal, a cerca de 1.120 metros de altitude, que se torna uma deslumbrante lagoa com a água das chuvas da época.

 

São Vicente

0818 madeira vicente

São Vicente Madeira. Foto: Francisco Correa

 

Também na costa norte da Madeira, São Vicente tem muita natureza a oferecer. Uma extensa área da Floresta Laurissilva, classificada como Patrimônio Natural da UNESCO, está aqui. Mas há também outros atrativos, como a emblemática capela que foi construída dentro de uma rocha na foz da ribeira que atravessa a vila, as Grutas e Centro de Vulcanismo, que exploram diversas passagens subterrâneas de origem vulcânica, e a Rota da Cal, um percurso que vai desde as pedreiras de extração calcária até um museu, onde se pode aprender todo o processo que os trabalhadores do forno da cal realizavam em tempos antigos.

 

Calheta

0818 madeira calheta

Calheta Madeira. Foto: Francisco Correa

 

Esse é o povoado mais importante do sudoeste da Madeira. As casinhas se perdem entre bananeiras, vinhas e plantações de cana, formando um cenário encantador. Para os turistas, uma boa pedida é visitar o Centro das Artes “Casa das Mudas”, projeto criado em total harmonia com a paisagem ao redor, e onde acontecem exposições, peças de teatro, espetáculos musicais, entre outros. Calheta está repleta de atrações: a Sociedade de Engenhos da Calheta, onde se pode provar o famoso bolo de mel e a poncha, o Jardim do Mar, uma praia que é muito popular entre os surfistas, e a Ponta do Pargo, com seu charmoso farol que fica ainda mais bonito ao pôr do sol.

 

Santa Cruz

0818 madeira sta cruz 0818 madeira sta cruz 1

Santa Cruz. Foto: Turismo da Madeira

 

De clima tranquilo, a cidade de Santa Cruz é cheia de monumentos da época da colonização, como a Igreja de São Salvador. É lá que fica o único parque aquático da ilha, o Aquaparque. Há também a bela Praia do Garajau, com uma reserva natural excelente para a prática de mergulho, e o Jardim Botânico Quinta Splendida, com mais de 1.000 espécies de plantas e flores.

 

Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.

 

Pin It