Pedalar é a melhor maneira de conhecer a maior região de Portugal

0418 alentejo bike

Andando de bicicleta no Alentejo. Foto: Turismo do Alentejo

 

Planícies, vilas pitorescas e vinhedos que se estendem além de onde os olhos alcançam são algumas das atrações que o Alentejo oferece para os turistas. Um dos melhores jeitos de observar toda essa oferta e ter um contato muito próximo com suas belezas é fazer um tour de bike. Entre castelos e palácios medievais, a sensação é de pura liberdade e de vento batendo no rosto em meio à natureza exuberante.

 

As opções não se limitam a simples passeios de bicicleta e proporcionam também roteiros completos entre as cidades alentejanas, passeios de barco, degustação de vinhos ou até mesmo apresentações de cante alentejano (música típica da região). Empresas como a Portugal Bike Tours organizam os roteiros de acordo com o perfil do turista, seja ele iniciante ou mais experiente, além de terem programas personalizados e exclusivos, como o Luxury on Two Wheels e o Live Love and Ride.

 

0418 alentejo bike 1

É possível admirar vistas majestosas. Foto: Luxury on Two Wheels

 

Com estradas de ótima estrutura e paisagens que te fazem viajar no tempo, os trajetos também possuem duração variada. O visitante pode explorar toda a costa do Alentejo durante uma semana, com paradas nas praias Porto Côvo, Malhão e Vila Nova de Milfontes. Ou, se preferir, pode desvendar as incríveis vilas históricas do interior como as vilas de Monsaraz e Castelo de Vide, ou a fascinante cidade de Évora. A Longaventura oferece desde aluguel de bicicletas até roteiros completos pelos arredores da capital alentejana.

 

0418 alentejo bike 2

Paisagens de tirar o fôlego no Alentejo. Foto: Live Love Ride

 

As hospedagens para descansar depois de um longo dia pedalando também são variadas. Há antigos castelos, que hoje se tornaram hotéis de luxo, e herdades que produzem os melhores vinhos e oferecem a autêntica gastronomia alentejana para recarregar as energias. A Herdade da Matinha, por exemplo, une simplicidade e aconchego em estadia às experiências memoráveis do turismo rural.

 

0418 alentejo bike 3

Lindas paisagens aguardam quem faz o tour de bije. Foto: Luxury on Two Wheels

 

Os monumentos históricos ficam ainda mais acessíveis em um bike tour, em especial aqueles situados em locais mais afastados da cidade, como o Cromeleque dos Almendres, um monumento do período neolítico construído há cerca de sete mil anos. Já em Monsaraz, uma pequena vila cercada por muralhas, o ciclista poderá desbravar todos os arredores que incluem o gigantesco lago Alqueva, vinícolas e o impressionante DarkSky, um centro de observação das estrelas.

 

Esse tipo de viagem é uma experiência única. Pedalar com tranquilidade, aproveitar ao máximo as paisagens inesquecíveis do Alentejo e relaxar em lugares belíssimos, mantendo contato com a história e a tradição da região mais autêntica de Portugal.

 

0418 alentejo bike 4

Pausa para degustar pratos típicos em lugares de beleza sem igual. Foto: Luxury on Two Wheels

Pin It