Quem tem aquela velha ideia de que desertos são todos iguais com quilômetros de dunas de areia a perder de vista, definitivamente não conhece o deserto do Atacama no Chile. O deserto mais seco do mundo e que talvez seja também o mais bonito do planeta, surpreende com paisagens belas e únicas nas regiões de Antofagasta e Atacama.

 

Há 2 horas de voo de Santiago, a região de Antofagasta compreende parte do litoral chileno e parte do deserto de Atacama. Em termos administrativos a região é composta pelas Províncias de Antofagasta, cuja capital é o porto de Antofagasta, El Loa, cuja capital é Calama e Tocopilla que tem como capital, a cidade de Tocopilla.

 

A parte litorânea apresenta um mar multicolorido, dunas, serras e planícies propícios para curtir a natureza, observar baleias, pinguins, lobo-marinhos e praticar esportes de aventura como mergulho, sanboard, surf, kitesurf, parapente, entre outros. A população é hospitaleira e o ambiente é acolhedor em todos os diversos balneários, praias e ruínas como Hornito, Isla Santa María, Juan López, Mejillones, Cobija, Gatico, Paposo, El Médano, e cidades como Tocopilla y Taltal são famosas por terem uma rica gastronomia marinha. A 20 km ao norte do porto de Antofagasta, uma bonita formação rochosa em forma de arco conhecida como “La Portada” dá nome à localidade. Estas muralhas de rochas brancas são os cumes da Cordilheira da Costa que beira a rota costeira até Iquique, mais ao norte. Para chegar até “La Portada”, é preciso pegar a rota costeira em direção a Tocopilla. No caminho, as sinalizações guiam os visitantes até os mirantes de onde é possível observar o monumento envolto pelo mar.

 

chilelaportadaMatt Hintsa      La Portada - Foto: Matt Hintsa

 

               chilelaportadamirantepablorogat      chilelaportadadeantofagastapablorogat

Mirante e vista do La Portada - Fotos: Pablo Rogat

 

A 75 km ao sul da cidade de Antofagasta, à margem da Rodovia Pan-americana, a "Mão do Deserto" construída pelo escultor chileno Mario Irarrázabal e inaugurada em 1992 é outro grande atrativo turístico.

 

chilemao

"A mão do deserto" - Obra do escultor chileno Mario Irarrázabal

 

Caminhando do mar para o deserto, é possível notar que grande parte da história de Antofagasta e do norte do Chile, está estritamente ligada ao desenvolvimento da indústria do salitre. Em Baquedano há inclusive um Museu Ferroviário que recorda a importância da ferrovia para superar os desafios na exploração do salitre. Hoje em dia, María Elena é a única cidade que revive os melhores tempos de uma época dourada conhecida por muitos como “Época do Ouro Branco”.

 

Conhecida como a “Terra do Sol e Cobre”, a cidade de Calama, a 215 km a nordeste da capital Antofagasta, possui pontos turísticos interessantes como o Parque El Loa, que reúne em mostra a arqueologia dos povos indígenas e coloniais e é ótima para turismo de aventura, científico, arqueológico, cultural e de observação da natureza. Da mesma forma, destaca-se a mina de cobre de Chuquicamata, classificada como a maior mina de cobre a céu aberto do mundo.

 

Calama é o principal ponto de partida para as explorações dos povoados do interior como San Pedro de Atacama. E tanto da capital Antofagasta como de Calama é possível viajar até o Centro Astronómico Paranal, onde se encontra o maior telescópio do mundo.

 

chi Antofagasta Observatorio Cerro Paranal

Observatório Cerro Paranal

 

Mas, é a partir de San Pedro de Atacama, reconhecida como a capital arqueológica do Chile, que os turistas conseguem acessar mais facilmente as incríveis paisagens no deserto e também praticar o turismo arqueológico e astronômico. San Pedro mantém as características de um vilarejo, porém, tem infraestrutura de primeiro nível. Está situada a 105 km ao sudeste de Calama e a 2.436 metros de altura.

 

chilesatur

Saturno visto por telescópio em San Pedro de Atacama - Foto: Cecília Staciarini

 

A cidade foi o centro mais importante da cultura “atacamenha” pré-inca e alguns vestígios como a fortaleza Pukara de Quitor ainda podem ser vistos. O Museu Arqueológico “Reverendo Padre Gustavo Le Paige” e a Igreja de San Pedro de Atacama são pontos turísticos que ficam na cidade. Ao redor dela, há outras atrações como o Vale da Lua, que tem esse nome devido a sua paisagem com montes e vales de barro, sal e gesso, que esculpidos pelo vento, fazem o lugar parecer a lua ou algum outro planeta. Outra atração é o Oásis Termal Alberto Terraza, com águas minerais para tratamento de doenças dos ossos e do sistema muscular, como reumatismo e artrite.

 

chileluna-anfiteatro3

Vale da Lua - Formação conhecida como "Anfiteatro"

 

A apenas 2 km de San Pedro encontra-se o Vale da Morte, um vale que foi um lago há 23 milhões de anos. A origem do nome é um tanto controversa, porém, a teoria mais plausível é a de que o nome se deve ao fato de não existir nenhuma forma de vida no local.

 

chileVale da morte

 Vale da Morte. Foto: Divulgação

 

A 9 km ao sul da cidade fica a Aldeia de Tulor, um monumento arqueológico com idade estimada de 2.800 a.C.. No local há um mirante para se apreciar a vista.

 

Localizada no Salar de Atacama, a Lagoa Cejar é conhecida por sua alta concentração de sal, que permite às pessoas flutuarem em suas águas. De lá se tem uma bela visão da Cordilheira dos Andes. Próximo a ela estão os “Ojos del Salar” ou Olhos do Salar, piscinas pequenas e com certa profundidade que lembram olhos. Perto dali está a lagoa Tebinquiche, caracterizada por sua formação de sal bastante inusitada.

 

                             chilelagoacejarJuan J. R. Echeverria

                                                               Turistas flutuam na Lagoa Cejar - Foto: Juan J. R. Echeverria

 

                                                                                                                      chileOjos de salar          

                                                                                                                                                                               Ojos del Salar

 

Do alto do Vulcão Licancabur com seus 5.916 m de altura, a vista que se tem do oásis de San Pedro de Atacama com seus lagos de sal e picos é de tirar o fôlego. O Licancabur faz parte da cadeia vulcânica que divide a Bolívia e o Chile.

 

Toconao, a 38 km de San Pedro, é uma vila colonial inteiramente construída com pedras Liparitas de origem vulcânica. Dali chega-se à bela e profunda Ravina de Jere, cujo clima, é ideal para a produção de frutas como peras e marmelos. Piscinas e flora abundantes caracterizam o local.

 

Um dos locais que mais encantam os turistas é o Salar de Atacama, a maior reserva de sal e lítio do Chile e um ambiente propício para os milhares de flamencos que visitam e habitam o lugar. Está localizado a 40 km de São Pedro de Atacama a 2.500 m de altitude.

 

chilesalarpablosantamaria

Salar do Atacama - Foto: Pablo Santa Maria

 

Socaire, uma pequena aldeia considerada o ponto de vista do Salar de Atacama, é parada obrigatória para o turista que deseja avistar o Salar em toda sua magnitude, pois a vista que se consegue dali é deslumbrante. Artesanato de camelídeos e lã de ovelha movimentam a economia local.

 

chilesocairedong

Socaire - Foto: Dong Yuan

 

Para quem se interessar por vestígios de um passado distante, Peine a 102 km ao sul de San Pedro exibe pictogramas históricos em paredes de pedra.

 

Já no Salar de Tara, pertencente à reserva nacional de Los Flamencos, o que chama a atenção são as formações rochosas diferentes que se erguem por mais de 20 metros.

 

A 67 km ao sul de San Pedro fica a bonita Lagoa Chaxa. Uma lagoa rasa com sal e uma maravilhosa fauna de flamingos cor de rosa.

 

A 115 km ao sudeste de San Pedro e a cerca de 4.300 m de altitude, encontram-se as Lagoas Miscanti e Miñiques que, além de serem muito bonitas, também pertencem à reserva nacional Los Flamencos. Reserva esta que é dividida em três setores com diferentes paisagens: planalto, Cordillera de La Sal e Salar de Atacama.

 

No planalto de Chajnantor a 50 quilómetros a leste de San Pedro de Atacama e a 5.000 metros de altitude está localizado o telescópio mais poderoso do mundo para observação do Universo frio: o ALMA - Atacama Large Millimeter/submillimeter Array. O telescópio é operado pelo observatório Europeu do Sul (ESO) em conjunto com os seus parceiros internacionais e estuda a radiação produzida por alguns dos objetos mais frios do Universo. Esta radiação tem um comprimento de onda da ordem do milímetro, entre o infravermelho e as ondas de rádio e é por isso designada por radiação milimétrica e submilimétrica. Essa colaboração global é o maior projeto astronômico terrestre em existência.

 

Machuca é um importante centro atacamenho e parada obrigatória para os turistas que visitam os espetaculares Geyseres El Tatio situados a 4.320 m de altura, a 90 km ao norte de São Pedro e a 129 km a leste de Calama.

 

No caminho para El Tatio, a 3.500 m de altitude e a 90 km a nordeste de San Pedro de Atacama, fica Termas de Puritama, uma fonte de água termal constante que forma várias piscinas naturais. Suas águas quentes e terapêuticas são boas para doenças reumáticas.

 

chi HW Atacama Termas de Puritama2

Termas de Puritama

 

Em Geysers El Tatio, através das fissuras no solo, fumarolas jorram águas a 85 ºC de temperatura e chegam a atingir 10 m de altura. O melhor horário para assistir a esse espetáculo é nas primeiras horas da manhã com temperatura abaixo de 0 ºC. Há cerca de 40 gêiseres cone tipo vulcânico na área.

 

chileSan Pedro Gesier del Tatio1

Geysers El Tatio

 

O clima dessa região é árido, inclusive, tem áreas em que nunca chove. Conforme aumenta a altitude, as diferenças climáticas aumentam e ocorrem abundantes chuvas de inverno nos lugares mais altos. No “puna”, a mais de 4.000 m de altitude, a temperatura apresenta uma grande amplitude térmica, e à noite pode ocorrer temperatura abaixo de 0 ºC.

 

chi AtacamaPiedra CoyoteRicardo Martínez

 Pedra do Coyote - Foto: Ricardo Martinez

 

Ao sul da Região de Antofagasta, encontra-se a Região de Atacama composta pelas províncias de Copiapó, Huasco e Chañaral. Essa região apresenta como atrativos: deserto, praias, vales e salares, onde o turismo de aventura é muito praticado. A economia da região é baseada principalmente na agricultura e na mineração, por isso os roteiros turísticos incluem também minas e vales com plantações.

 

Do Parque Nacional Pan de Azúcar até Caldera ao norte, se vê costa rochosa de um lado e serras multicoloridas do outro. Belas, praias, atrações geológicas como o Granito Orbicular, esculturas formadas pela força do vento, e perto de Chañaral, penhascos com lobo-marinhos e aves, dão o tom da região.

 

A cidade de Caldera, famosa por seu porto, é uma cidade bem estruturada e rica em cultura e história retratada em monumentos e construções. Próximo a ela, há bonitas praias como Bahía Inglesa, Bahía Cisne, La Virgen, Barranquilla e Bahía Salado.

 

No setor de praias Ramadas - Rodillo, ideais para descansar ou praticar esportes, não há serviços específicos em seus 2 km de extensão, há apenas um camping no verão. E por ser uma praia de forte ondulação recomenda-se precaução. Já o Balneário Flamenco tem águas tranquilas e ótimas condições para atividades recreativas nas praias. Em Portofino pode-se praticar surf, mergulho e bodyboard em águas cristalinas; as ondas vão desde 1 m a 2,5 m de altura. Fica a 26 km ao sul do porto de Chañaral.

 

A cidade de Chañaral, capital da província de mesmo nome, oferece toda a infraestrutura de uma cidade grande e é ponto de partida para o Parque Nacional Pan de Azúcar que oferece belas paisagens com flora e faunas típicas e por ser um parque costeiro, atividades como pesca, mergulho recreativo e caminhadas.

 

Mais ao sul, a Reserva Nacional del Pingüino de Humboldt, em Caleta Chañaral constitui um paraíso natural formada por três ilhas, Chañaral, Damas e Choros. Todas com praias de areias brancas, águas cristalinas e muitos lobos do mar, chungungos, pingüinos de Humboldt, baleias (avistadas de outubro a março), tartarugas, golfinhos nariz de garrafa e aves coloridas. A ilha Damas é a única que permite o desembarque de turistas. Lá se pode tomar sol, fazer caminhadas ou mergulhar.

 

A 50 km de Huasco, fica o Parque Nacional Llanos de Challe, habitat da formação vegetal denominada Deserto Costeiro de Huasco, que conta com grande variedade de espécimes, muita delas endêmicas como a Garra de Leão. Seus principais atrativos são o Cerro Negro, Playa Branca e Llanos de Challe, uma depressão de onde se pode apreciar a fauna e flora do lugar.

 

Outro parque da região do Atacama é o Parque Nacional Nevado Tres Cruces onde se encontram as bonitas Lagunas Santa Rosa e del Negro San Francisco e o fantástico Salar de Macuringa. Este salar é todo branco, extenso, adornado com lagoas que formam espelhos d’água, flamencos e rodeado de impressionantes cumes nevados. Sem dúvida, um dos mais impactantes, um verdadeiro cartão postal.

 

Pico mais alto do país, localizado a 6.893 m do nível do mar, na zona mais árida e solitária da Cordilheira dos Andes, o Vulcão Ojos del Salado (Olhos da Salina) é o vulcão ativo mais alto do planeta e tem os maiores depósitos sulfurosos do mundo. Seu nome se deve a enormes depósitos de sais, aparentemente lagunas salinas que existem em diversos setores. Para subir ao topo é necessário buscar informações prévias e pedir permissão ao Difrol (Direção de Fronteiras e Limietes), bem como informar ao Governo Regional de Atacama. A melhor época para visitação vai de outubro a março.

 

chilevulcaoojosdelsalado

Vulcão Ojos del Salado

 

A 265 km ao noroeste de Copiapó, Laguna Verde encanta com poças de águas termais e o verde esmeralda de suas águas rodeadas por vulcões nevados como o Ojos del Salado.

 

Já as águas do Salar de Pedernales a 341 km de Copiapó possuem um azul intenso circundado por colinas com fósseis marinhos e o vulcão Doña Inés. Lembranças de um tempo em que o mar reinava nessas latitudes.

 

No norte da região de Atacama há o circuito mineiro desde Copiapó até Diego de Almagro, passando pelo sítio arqueológico Finca de Chañaral, Sector Inca de Oro, onde fica o Observatório Astronômico Educativo para Atacama, Diego de Almagro, capital comunal com minas de cobre e ouro e El Salvador, um local de grande atividade com todo tipo de serviço e infraestrutura turística.

 

chileatacamaESOA.Fitzsimmons

O Deserto do Atacama é um dos melhores locais da Terra para observação e estudos astronômicos. - Foto: Fitzsimmons

 

No chamado Circutio Valle de Copiapó, o turista pode conhecer plantações, santuários, sítios arqueológicos, entre outras atrações.

 

Ademais, pode-se desfrutar da gastronomia típica, festas folclóricas e religiosas, comprar artesanatos e conhecer monumentos naturais, museus e construções que contam toda a história e a cultura dessa região chilena.

 

Vale lembrar que o Atacama é palco de uma das etapas do Rally Dakar, a maior e mais dura competição de rali do mundo.

 

Por tudo isso, aqueles que forem ao Atacama descobrirão que além de ser o mais seco, também é sem dúvida, um dos desertos mais bonitos do mundo.

 

 

 

Mais informações

Sernatur - Servicio Nacional de Turismo

www.sernatur.cl

Turismo do Chile

www.chile.travel/pt-br/

Apaixonados pelo Chile

www.apasionadosporchile.com

 

Dicas

Recomenda-se não visitar lugares inacessíveis e, se sair dos circuitos organizados, deve-se comunicar o seu destino e retorno aos carabineros, a polícia chilena.

Não compre objetos de valor histórico ou cultural porque é proibido por lei e eles fazem parte do patrimônio cultural ou natural a descobrir.

Não se esqueça do protetor solar, chapéu e água.

Não se deve beber água da torneira por causa de diferenças nas concentrações de minerais que podem ocasionar dores de estômago. Recomenda-se beber muita água engarrafada para evitar o desconforto provocado pela altitude.

 

Como chegar

Há voos diários do aeroporto internacional de Santiago do Chile para Calama. E rota de ônibus permanente entre Santiago e São Pedro de Atacama e Calama em viagens de ônibus locais.

 

Onde ficar

Em San Pedro de Atacama

Alabalte! – Agrupamento de Hospedagem e Turismo de San Pedro de Atacama. São oito acomodações familiares em torno do centro de San Pedro. Há também uma agência de viagem para guiar e levar os turistas a todos os lugares próximos.

Informação: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.sanpedrodeatacamaturistico.cl

Hotel Cumbres

www.hotelescumbres.cl

 

Em Santiago

Hotel Cumbres

www.hotelescumbres.cl

 

Pin It