0318 madeira desfile

Desfile durante a Festa da Flor - Ilha da Madeira. Foto: Francisco Correia

 

Além do perfume mais intenso das flores na Ilha da Madeira, a chegada da primavera traz ainda a tradicional Festa da Flor, evento cultural que comemora a época mais colorida do arquipélago português. Celebrada de 19 de abril a 13 de maio na sua carismática capital, Funchal, o espetáculo apresenta uma intensa programação que atrai turistas do mundo todo. Espera-se 94% de ocupação hoteleira durante o período.

 

Entre os destaques está o Cortejo Infantil, realizado no dia 21 de abril e que toma conta das ruas madeirenses. Vestindo fantasias alusivas ao tema, cada criança coloca uma flor em um mural chamado de “Muro da Esperança”. A construção do muro termina com uma largada de pombos e uma apresentação protagonizada pelos pequenos.

 

 0318 madeira flores

Tapetes florais no centro de Funchal - Foto: Turismo da Madeira

 

No dia 22, o esperado Grande Cortejo da Flor reúne centenas de pessoas e carros alegóricos decorados com o tema, que atravessam o centro da cidade ao som de apresentações musicais, sempre mostrando a exuberante e diversificada flora madeirense. Já o Madeira Auto Parade acontece no dia 29, com 400 veículos antigos e 160 figurantes que saem da Praça da Autonomia. O desfile é organizado pela Associação “The Classic Motor Exhibition – ACME” e Club Carocha da Madeira.

 

Em paralelo aos desfiles, artistas madeirenses se dedicam à construção de tapetes florais que decoram as ruas da cidade. A Praça do Povo abriga diversos workshops que demonstram não só a construção desses tapetes, mas também ensinam a montagem de arranjos florais, o tradicional Bordado da Madeira e explicam mais sobre os famosos vinhos da ilha. Na mesma praça, a tradicional Exposição da Flor mostra exemplares únicos produzidos na Ilha da Madeira, assim como no Mercado das Flores, que exibe inúmeras espécies florais tradicionais da região. Alguns monumentos emblemáticos ainda recebem concertos musicais para agitar o público.

 

Para conferir a programação completa, acesse o site oficial do evento: http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/o-que-fazer/eventos/pesquisa/festa-da-flor.

Pin It